quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Etpa 192 - As origens do lugar da Quinta do Picado - 2º. excertoo

      Ontem, não por fadiga, mas por opção, para não cansar aqueles que me seguem, parei na "Capela de São Benedito da Quinta do Picado, de que é senhor André Pacheco de Lima. `Foi aqui que fiz ponto final, parágrafo e, é aqui que estou situado e que vou prosseguir o tema, sendo este o segundo excerto, com o qual prossigo:
      
      "A Igreja da Quinta do Picado, dedicada actualmente à Virgem da Conceição, sofreu profunda remodelação arquitectónica e retabular em meados do século XIX, existindo apontamento epigráfico de 1851 que o comprova". Eu mesmo, (jmpfonseca), recordo que, na sacristia, na parede, por cima da pia da água-benta, havia uma placa alusiva à inauguração que dizia: este templo foi construído pelo povo deste lugar e solenemente inaugurado pelo senhor Bispo  em 3 de Agosto do ano de 1852. Esta placa desapareceu com as obras no século XX, mas nas pedras de granito da cimalha, por cima da porta principal, há uma gravação de 1851, Essa gravação faz pensar que a Igreja foi construída nesse ano, quando na verdade, foi apenas remodelada. Aquele povo, que os seus antecessores receberam ou se terão assenhorado das parcelas desta grande quinta, porque eram rendeiros, seria justo preservar a memória e transmiti-la os seus vindouros, o que, pelo ignorância revelada, isso não aconteceu, e não é de estranhar, porque no presente, ainda há quem faça camuflagem aos bons trabalhos de uns, para quando oportuno, se apresentarem como autores.

     "Realiza-se festa em honra de Nossa Senhora da Conceição no dia 8 de Dezembro e em honra de Nossa do Livramento no último domingo de Julho. Existe fundo documental da Irmandade da Virgem do Livramento e Imaculada Conceição desde 1908 até 1975. Esta Igreja teve obras, fazendo-se ampliação de arquitectura em 1962, importando os trabalhos em 190.000$00, com colocação de lambrim azulejar, relógio e sinos na torre".

                             Prossigo com mais uma investigação documental do Dr. Hugo
1.651 - JULHO, 8 - Translado da Verba de Testamento de Bartolomeu Afonso Picado sobre a sua Quinta e Capela (hoje Quinta do Picado.
      "O Doutor João Ferraz de Carvalho, do desembargo de sua Majestade e seu provedor e contador de sua real fazenda nesta Comarca e Vila de Esgueira, faço saber a todos os Corregedores, Provedores, Ouvidores e Juízes, oficiais e pessoas, a que esta minha carta de sentença de tombo e testamento, dos bens em que cada um e para sempre, deixou obrigados a cento e três missas cada ano, Bartolomeu Afonso Picado, já defunto, morador que foi em Vila de Esgueira, dada e passada por meu mando a requerimento, que no ano de nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, de mil seiscentos e cinquenta e um anos e aos seis dias do mês de Julho do dito ano e mês, e nesta Vila de Aveiro e nas minhas pousadas, ali por mim, fora mandado ao escrivão desta provedoria, que esta sobredita escrevo, fazer auto para efeito de se tombarem todos os bens que eu seu testamento deixou, Bartolomeu Afonso Picado, morador que foi em a Vila de Esgueira, com o encargo de missas para sempre, e logo mandei assentar o testamento do dito defunto e que fosse notificado, Manuel Gomes Faia, filho do dito defunto, para se louvar em quem medisse, demarcasse e confrontasse os ditos bens para se carregarem no livro dos Tombos das Capelas desta provedoria, na forma do meu requerimento, e o testamento era o que se seguia pelos autos, constava a certidão de teor da verba testamento, de que o teor é o seguinte:"
                     ( Para não ser cansativo, e porque é assunto para reflexão, fica para amanhã) 

      O santo de hoje é: Santa Ângela de Foligno, Viúva
      ( + Itália, 1309) "Da família abastada, foi casada e teve vários filhos. Entregou-se às vaidades do mundo até que, ficando viúva e tendo perdido sucessivamente os filhos, converteu-se, ingressou na Ordem Terceira de São Francisco e passou a levar vida de penitência. É considerada uma das maiores místicas da História da Igreja".

    Oração:- Ó Deus, Pai e Senhor Nosso,  experiência de Santa Ângela nos ensina o quanto é agradável a Vós a conversão sincera dos corações ao Evangelho.
     Queremos deixar tudo o que em nossa vida é injustiça e egoísmo, a fim de conhecer-Vos melhor e servir-Vos através de nossos irmãos, sobretudo os mais necessitados.
      Santa Ângela, rogai por nós. Que assim seja. Amém.


Sem comentários:

Enviar um comentário