segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Etapa 218 - Meditações- 8

      Nesta etapa agora mesmo iniciada, não tendo eu deixado de meditar, seja no passado, no presente e no que desejaria para o futuro, no que diz respeito a esta terra, a este lugar que me deu guarida,e a esta gente que me acolheu e aceitou, apesar das minhas limitações, quer físicas, quer intelectuais, sinto-me tentado a deixar sugestões e fazer pedidos àqueles que, não obrigados, mas em serviço comunitário e bem intencionados, se  apresentam e se candidatam para servir, no sentido de melhorar e proporcionar às pessoas melhores condições de vida.

      Poderá acontecer que, a falta de estruturas e de serviços dentro do nosso lugar, aconteça por acomodamento das pessoas, por falta de reivindicações, e também por falta de sugestões e de pedidos. As pessoas devem elaborar projectos e apresentar candidaturas. Meditando nisto, deixo aqui uma sugestão, um pedido e uma interrogação. 

      A sugestão; sugiro ao senhor Presidente da Junta da freguesia de Aradas que interceda junto dos órgãos competentes da Câmara Municipal de Aveiro, para a necessidade de mandarem fazer um estudo de salvamento das águas da Fonte do Carocho.

      O pedido; Peço ao Vereador Jorge Mengo Ratola, Homem natural deste lugar, que aqui nasceu, cresceu e se fez Homem, amigo como eu e sócio da Associação dos Amigos do Carocho, que use o seu saber e a sua influência junto do Presidente da Câmara, Dr. Ribau Esteves, mostrando-lhe que é dever da Autarquia interessar-se pela preservação das fontes e pela qualidade das suas águas, mostrando-lhe também as potencialidades que existem neste local (Carocho), local que faz extrema com o concelho de Ílhavo, concelho de onde, ele, Dr Ribau Esteves, já foi presidente, e onde, sem elevados custos, em parceria com a Associação, "Amigos dos Amigos do Carocho", poderiam fazer coisas de muita atracção e úteis para os dois concelhos.

      Interrogação; porque será que, o que nasce neste lugar, que aqui se desenvolve, que cria corpo e personalidade, é cobiça de tantos?  Será que há interesse para alguém apagar o nome deste lugar? É certo que este lugar tem três amores, Aradas, Bonsucesso e Verdemilho, são quatro membros de uma robusta família, quer como freguesia, quer como paróquia, mas este lugar, pela sua história e em respeito pela memória do grande Senhor que foi "Bartolomeu Afonso Picado" tem deveres acrescidos e as suas gentes não os esquece.

      Eis como Quinta do Picado e Bonsucesso se sentem e se comunicam para andar juntos e a par, os dois, num sussurro, dizem assim:
                                     Se caminharmos a par,
                                     Não há caminho tão mau,
                                     Que não se possa trilhar;
                                     Mas se alguém te empurra,
                                     E se a mim me segura,
                                     Como te posso acompanhar?...
                                     Eu sou teu irmão, 
                                     Agarra, toma a minha mão,
                                     Não quero ficar para trás;
                                     Eu sou teu irmão,
                                     Segura, dá-me a tua mão,
                                     Que à frente não quero que vás!...
                                     O nosso irmão Verdemillho,
                                     Esse, dos mimos tem brio,
                                     Até para lá corre mel;
                                     O nosso irmão, o Aradas,
                                     Esse que é das Eiradas,
                                     Nunca nos foi infiel! ..
                                     Se fosse-mos todos unidos,
                                     Não haveria vencidos,
                                     Nem tão pouco vencedores;
                                     A Glória de lá das Pombas
                                     Também nos leva nas ondas
                                     Com muitos falsos amores...

      O Santo de hoje é: Santa Jacinta Marescotti, Virgem
      ( + Viterbo, 1640)  "Religiosa franciscana, durante dez anos não deu exemplo a suas irmãs de hábito, pois não quis observar o espírito de pobreza e viveu num quarto decorado com luxo. Quando adoeceu gravemente, desejou confessar-se, mas o capelão do convento se recusou a atendê-la naquele quarto, dizendo que o Céu não fora feito para pessoas orgulhosas e frívolas como ela. Dando-se conta do escândalo que causara, Jacinta arrependeu-se sinceramente e pediu perdão a toda a comunidade, passando a partir daí a ser exemplo heróico de mortificação e pobreza, até atingir os cumes da mais alta santidade".

      Oração: -  Ó Deus, que fizestes da Virgem Santa Jacinta, abrasada no fogo do vosso amor, modelo de continua mortificação, concedei-nos, por sua intercessão,  graça de chorar os vossos pecados e permanecer no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, n unidade do Espírito Santo, Amém.



                                   
                                       

Sem comentários:

Enviar um comentário