quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Etapa 199 - SEQUESTRO AOS BENS DA CAPELA

      A etapa de hoje, o 5º. excerto, ocorre no prolongamento da anterior e tem como afins, divulgar e dar a conhecer  as origens do nosso lugar "Quinta do Picado". Pronto para iniciar esta no local do términos da de ontem, prossigo com o;
                                                 SEQUESTRO AOS BENS DA CAPELA
      "1739,  Swetembro, 13 - Autos de sequestro aos bens da Capela de São Benedito do lugar da Quinta do Picado, (hoje, Igreja da Quinta do Picado)
      António de Sousa Brandão, pároco da Igreja de Aradas, e sobre a Capela da Quinta do Picado.
      Forma de embargo que fez o reverendo Padre António da Sousa Brandão, pároco de São Pedro de Aradas, deste bispado de Coimbra, aos caseiros que pagam a André Pacheco de Lima, morador na Vila de Esgueira, como administrador da Capela de São Benedito, sita na Quinta do Picado, desta dita freguesia; por ordem de um capítulo que deixou o Ver. Dr. Visitador António de Almeida Furtado, cujo teor de berbo adverbum é o seguinte:
      Na visita passada se mandou o Reverendo pároco, fizesse sequestro nos frutos da Capela de São Benedito da Quinta do Picado, de que o administrador André Pacheco de Lima, da Vila de Esgueira, por não ter reparado do necessário a dita Capela, o Reverendo me informou se tinha feito o sequestro na forma do dito Capítulo, o qual por fiar no dito administrador de, lhe não deu conta cobrando o rendimento deste ano e São Miguel futuro, e porque os rendimentos sequestrados,  não constam de mais de cinquenta para sessenta alqueires de trigo, cujo produto não é suficiente para os ditos reparos, mando o dito Reverendo pároco, que na forma do Capítulo passado, faça novo sequestro nos deste ano, se os houver, ou nos anos futuros, notificando os caseiros, com pena de excomunhão maior, para que os não dêem sem ordem de Coimbra, e satisfeito tudo, os remeterá ao Dr. Provisor, para prover como for justiça, e não se continha mais no dito Capítulo, que bem e fielmente estes transladei, ao qual me reporto.
      Ano de nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, de mil setecentos e trinta e oito, os treze dias do mês de Setembro, e nas casas da residência do reverendo António de Sousa Brandão, pároco da Igreja de São Pedro de Aradas, ali mandou vir perante si, a mim o padre Manuel Gonçalves Saltão, da dita freguesia, a quem o dito reverendo pároco deu a juramento dos santos evangelhos, e também recebeu a minha mão sob cargo, da qual prometemos ambos de bem e verdadeiramente, fazer sequestro nos rendimentos da Capela de São Benedito da Quinta do Picado, desta freguesia, de que é administrador, André Pacheco de Lima, da Vila de Esgueira, por virtude do Capítulo da Visita acima declarado, e na forma do Capítulo antecedente, do Dr. João Rodrigues Pereira Figueiredo, e logo no dito dia, mês e ano acima declarado, fomos ambos ao lugar da Quinta do Picado, desta dita freguesia, e na Capela  de São Benedito, do dito lugar, ali mandou vir ele, dito reverendo pároco, perante si, notificado por mim escrivão, os caseiros do administrador da dita Capela, e estando presentes, lhe deu a juramento os santos evangelhos, em que puseram suas mãos direitas, debaixo do qual lhes encarregou dissessem verdade, de quanto pagariam em cada um ano ao administrador da Capela, André Pacheco de Lima, e logo, cada um por si, confessaram dever ao administrador, deste presente São Miguel, vindouro de mil setecentos e trinta e oito,  saber, (66 alqueires de trigo".

      Amanhã mais uma etapa será realizada e nessa, indicarei os nomes dos então caseiros, o que, também serve de prova e confirma a veracidade da origem deste grande lugar. Também é de realçar que,  não estando Igreja vocacionada para administrar bens, soube transformar esta Quinta num grande e prestigiado lugar, e numa muito importante aldeia, não sendo descabido até, que no futuro, possa vir  a ser elevada a vila. 

      O santo de hoje é: São Teodósio, o Cenobita, Confesso
      ( + Palestina, 529) "Era natural da Capadócia. Retirou-se para um deserto perto de Belém, na Terra Santa, para ali viver recolhido. Numerosos discípulos, de diversas nacionalidades, foram atraídos e reunidos por ele, num mosteiro cenobítico . Edificou três hospitais e quatro Igrejas. Faleceu aos 105 anos de idade".
      Oração: - Deus, nosso Pai, educa-nos para o amor, para o perdão, para a paz. Saibamos vos agradecer pelas maravilhas que operais em nós. Dai-nos a fé que remove montanhas e a esperança que nos faz atravessar vales tenebrosos sem vacilar. 
      Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
     

Sem comentários:

Enviar um comentário