sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Etapa 201 - Quem era Bartolomeu Afonso Picado

      Aqui chegado, fui colocar-me no local onde o escrivão "Manuel Gonçalves Saltão" assinou o termo de embargo nos rendimentos da Capela. Terminada aquela etapa,, é com mais um excerto, o 7º. de um trabalho que espreito, que dou início a esta etapa, a dos 201 dias desta caminhada. 
 
                            Assim, quem era então Bartolomeu Afonso Picado? disse o Dr. Hugo que:
      Bartolomeu Afonso Picado, era segundo filho de Bartolomeu Afonso Picado o velho ( * 1639 ) e o Bartolomeu Afonso Picado, dito nono, (este de quem já muito falei) casou com Maria de Bastos, estão sepultados na Igreja Matriz de Esgueira, com o inscrição epigráfica seguinte: `"Sep.ra de Bartolomeu Afonso Picado, e de sua mulher Maria de Bastos, desta Vila. E de seu Pay e May erdeiros ano de 1624". Vd. "Picados, Pericões e Migalhas de Aveiro". in Arquivo do Distrito de Aveiro, Aveiro, 1945, vol. XI. Nº. 42.p. 93-99
 
      Manuel Gomes Faia, (filho do testante Bartolomeu Afonso Picado), foi baptizado a 21 de Outubro de 1614, governador das armas das Companhias das Ordenanças de Esgueira, ao qual foi passada carta de brasão em 1651, (escudo esquartelado com as insígnias heráldicas dos Faias, Afonsos, Bastos e Feios, diferença uma brica sangínea e nela um crescente de prata). Casou com sua prima direita, Dª Isabel de Figueiredo Leão. O seu filho, Manuel Gomes Faia de Figueiredo, casou com Maria Coelho, tendo deste casamento três filhas; Maria de Leão, Isabel Coelho e Joana. 

      Maria de Leão, tendo casado com João de Brito Cação, foi mãe de André Pacheco de Lima, e de João de Brito e Lima, cavaleiro professo da Ordem de Cristo na Índia, e Maria Margarida, freira em Aveiro. Vd. "op. cit. In ADA. Aveiro, 1945. vol. XI. nº. 42.p.p5".

                                                           Doc.8.Vd. Anexo Documental

      Quinta, conhecida desde então como Quinta do Picado, e veio a dar o nome ao lugar da freguesia de Aradas, onde hoje, e na mesma localização se situa a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Quinta do Picado.
 
      ANTT. Registo de Mercês de D. João V, liv. 19.fl. 503. A este André Pacheco de Lima, administrador da Quinta do Picado e sua Capela, neto de Manuel Gomes Faia, foi-lhe passada carta de escrivão de notas, em 06 de Junho de 1729.
 
      Interrompendo por aqui o meu acompanhamento no trabalho do Dr. Hugo nestas pesquisas, não vou dar por terminado este capítulo sem antes tecer alguns considerandos (meus) o que farei , se Deus o permitir, no decorrer da reportagem da próxima etapa, amanhã.

      O santo de hoje é:  Santo Hilário de Poitiers, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
      ( + 367) "Lutou tenazmente contra os hereges arianos, que negavam a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi por isso chamado " o Atanásio do Ocidente". Como Santo Atanásio foi perseguido e
exilado. Escreveu numerosos livros sobre a Santíssima Trindade".
 
      Oração: - Ó Deus, que marcastes pela vossa Doutrina a vida de Santo Hilário de Poitiers, concedei-nos pela sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamarmos em nossas acções. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
 


 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário