quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Etapa 157 O Tempo do Advento

      Na etapa de hoje, por estarmos a viver um tempo muito especial, um tempo de preparação para recebermos muito dignamente; Jesus, que vem em representação  do Pai, do Filho e do Espírito Santo, na minha qualidade de leigo mal preparado, tenho tido algum cuidado em me informar, em pedir algumas lições de catequese, mas por muito que tente aprender, em cada lição que recebo, apenas dá para tomar consciência de que, quanto mais quero saber, o que na verdade eu aprendo e sei., é que nada sei. A uma pergunta que fiz, disseram-me que, no início, no século VI, foram instituídos, não um Advento, mas dois, que a palavra Advento significa vinda ou chegada. Escrevendo a Tito, Paulo refere-se, nestes termos, aos dois adventos ou vindas de Cristo; Manifestou-se a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens, ensinando-nos a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos, e a viver no mundo presente com toda a sobriedade, justiça e piedade (1ª. vinda), guardando a bem-aventurada esperança e a manifestação gloriosa do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo (2ª. vinda).

      "No primeiro advento, Cristo foi envolvido em faixas e deitado num presépio; no segundo, seré revestido com um manto de luz. No primeiro suportou a Cruz, sem recusar a ignomínia; no segundo, aparecerá glorioso, escoltado pela multidão de Anjos. Por esse motivo, afirmamos na nossa profissão de fé, tal como a recebemos por tradição, que acreditamos naquele que subiu aos Céus e está sentado à direita do Pai e que há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos, e o seu reino não terá fim". É precisamente dessas duas vindas de Cristo e da preparação para elas, pela catequese e pela penitência que falam as orações e leituras do Tempo do Advento, o que dá a este período liturgico características algo semelhantes às da Quaresma.

      O Tempo do Advento começa com as I Vésperas do domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e termina antes das I Vésperas do Natal. Dada a variação da data do seu início, que pode ir de 27 de Novembro até 3 de Dezembro (este ano, 2016, teve início no dia 27), este tempo litúrgico não tem extensão uniforme. A sua duração máxima é de 28 dias (4 semanas completas) e a sua duração mínima de 22 dias (4 semanas incompletas). Nestas quatro semanas, nem todos os dias têm a mesma importância litúrgica. Em primeiro lugar salientam-se os quatro Domingos do Advento, cuja designação de domingos privilegiados significa que nenhuma solenidade tem precedência sobre eles. Tal é o caso da Imaculada Conceição, transferida para o dia 9 de Dezembro sempre que o dia 8 cai ao domingo (uma coisa que eu não sabia! e é a nossa padroeira). Segue-se em importância os sete dias que vão de 17 a 24 de Dezembro, orientados de modo mais directo para a preparação do Natal, e, por fim, os restantes dias feriais, anteriores ao dia 17 de Dezembro.

      Se prestasse-mos alguma atenção aos ensinamentos de catequese e às aulas de moral nas escolas a vida dos nossos sacerdotes estaria mais facilitada. Há tanto para se aprender:

      O santo de hoje é: Santo André  
      Foi um dos primeiros discípulos de Nosso Senhor. Era irmão de São Pedro, que apresentou ao Mestre. Segundo antiga tradição, pregou na região dos Bálcãs e sofreu o martírio sendo sendo crucificado numa cruz em forma de X (conhecida heraldicamente como cruz de Santo André). Entre os doze apóstolos de Cristo, André foi o primeiro a ser discípulo, morava em Cafarnaun, era discípulo de João Baptista, filho de Jonas de Betsaida, irmão de Simão-Pedro e ambos eram pescadores no mar da Galileia. Foi levado por João Baptista à verdejante planície de Jericó, juntamente com João Evangelista, para conhecer Jesus. Ele passava. E o visionário profeta indicou-o e disse a célere frase "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo". André, então, começou a segui-lo. A biografia e história de Santo André é tão rica e tão extensa, que resolvi não me alongar mais.
 
      Oração : - Jesus, Filho de Deus, Cordeiro de Deus, ao celebrar a lembrança do primeiro discípulo que chamaste a teu lado, nós te adoramos e veneramos tua vontade; aumenta nossa disposição em trabalhar pela unidade de todos os que crêem em ti, oferecendo nossa cruz pessoal, e bendize com graças abundantes os cristãos de fé ortodoxa, especialmente seu patriarca constantinopolitano , sucessor de Santo André e apóstolo. Amém.


                                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário