sábado, 4 de março de 2017

Etapa 251 - Perdeu-se trabalho feito e perdeu-se o trabalhado que já não fez outror


      Na etapa de hoje vou partir numa outra linha mas vai ser na mesma pista e no sentido de cumprir o que ontem prometi: (que o nosso sonho, ainda não acabou! sonhar é esperança, é ter vontade de continuar, e é nessa luta, que outra solução, vamos encontrar) pois é, é na mesma pista, mas numa outra linha, que outra solução vamos encontrar. 

      Após o descalabro no entendimento que se esperava ser possível com o senhor Gasolo, no entretanto, a vida familiar e económica do nosso arquitecto António Sérgio transformou-se, ele mudou de residência, montou gabinete em Aveiro, mas estava desolado connosco e com o lugar, passaram-se meses e na sombra, por outras vias, procurava-se encontrar alguém que estivesse disposto a pegar no trabalho e dar-lhe continuidade, mas, no período de Maio a Novembro do ano de 1997, não houve qualquer reacção, o desgosto e o desânimo foi tão grande que não haviam forças para reagir, foi como se o assunto da construção da nova Igreja tivesse voltado ao ponto zero, só na penumbra, alguns mais sonhadores e mais resistentes se iam movimentando e fizeram ressurgir a esperança.

      Assim, no dia 11 de Novembro de 1997, por iniciativa daqueles resistentes, a Comissão reuniu. Nessa reunião, o senhor António Coelho Alves da Silva apresentou o seu convidado, o eng João Carlos Marques Barreto. Na apresentação, o senhor Alves teceu algumas das suas qualidades, currículo e habilitações, demonstrou que o eng. João Carlos poderia ser uma mais-valia, pediu que fosse integrado na Comissão, e a sua integração foi aceite por unanimidade. Nessa reunião, o sentimento adormecido de uns, em conjugação com a esperança de outros, levou à conclusão de que poderia ser bom entrar em negociações com os confinantes a sul, uma vez que se constava que, o senhor Fernando da Silva Tavares Lebre iria vender ou lotear a sua quinta, e por essa via poder surgir a possibilidade de se fazer uma permuta com o senhor Francisco Ruas Severino, ele, senhor Francisco, poder alargar o seu quintal para a terra do senhor Fernando, desde as traseiras da Escola de Música, até meio, e a partir daí, ceder para a Igreja, uma vez que, tanto o quintal do senhor Francisco como parte da terra do senhor Fernando lebre, confrontam a nascente com o paul , que é pertença da Igreja..
      No seguimento, no dia 18 do mesmo mês, outra reunião houve em casa do sr. Fernando  Brites Bolais Mónica, a pedido da Comissão, estiveram presentes; o senhor Manuel Simões Madail e o senhor Fernando da Silva Tavares Lebre, o objectivo era estudar maneira e como se abrir os arruamentos, rasgando os terrenos de modo a ligar o espaço da Igreja, à rua do Carril, ao que, o senhor Madail, na qualidade de presidente da Junta da freguesia, informou que no seu plano de actividades e orçamento incluiu outras infra-estruturas, nas quais isso se enquadra e que assim, as coisas se vão fazendo sem custos para os donos dos terrenos. Seguidamente, o senhor Fernando Lebre informou que, respeitando o plano, vai avançar já com o pedido de loteamento e que da terra da escola, terra que confronta com o sr. Francisco, reserva para si o espaço destinado a construção, que desse, dá para domínio público terreno para uma rua que irá da servidão junto à escola, até ao largo da nova Igreja, e que dá também para domínio público uma faixa de terreno junto à Escola de Música, para benefício desta, alinhando pelo muro do arraial e do jardim do senhor Francisco. Que o restante, ou seja, a parte que vai desde a faixa da Escola da Música até à rua e o quintal do sr. Francisco, fará doação à Igreja para fins convenientes e até mesmo para uma possível permuta com o sr. Francisco.                  (voltarei amanhã...)

      O santo de hoje é: São Casimiro, Confessor
      ( + Grodno, Lituânia, 1484) "Era filho de Casimiro IV, rei da Polónia e grão-duque da Lituânia. Durante quatro anos governou, em nome do pai, o reino da Polónia. Piedoso e devoto da Virgem, fez ainda muito jovem voto de castidade, e recusou-se por isso a casar com uma princesa filha do Imperador do Sacro Império. Morreu aos 23 anos, deixando fama notória de santidade".

      Oração: - São Casimiro, vós que tivestes tudo para reinar soberanamente e usufruir do que desejásseis, preferistes o caminho da santidade. Quanto vos louvo por essa vossa escolha cheia de sabedoria ante a efemeridade desta vida. Dai aos nossos jovens do mundo inteiro, por vossa intercessão junto a Jesus Cristo e a Santa Mãe dos Céus, o despertar das mais santas vocações sacerdotais. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
      

Sem comentários:

Enviar um comentário