sexta-feira, 17 de março de 2017

Etapa 264 - Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

      Meus bons amigos, boa tarde para todos, são 17 horas e 15 minutos, acabei de escolher os cânticos para a missa do próximo domingo, que é o III domingo do quaresma - ano A. Como tenho que estar na Igreja deste lugar às 17,30 horas par os ensaiar com as colegas, nestes minutos de folga fiz alguns exercícios de aquecimento, mas a etapa a sério e a contar, vai ter início após o meu regresso. Peço desculpa, mas até breve.
 
      Regressei; retomada a cadeira e depois de uma reflexão de como algumas vezes eu me confessei ao meu padre, reverendo Júlio, que, sentados os dois a uma mesa, um frente ao outro, ele me mandava ler um texto  litúrgico e depois mandava que eu o comenta-se, seguindo esse exemplo, eu vou copiar o Evangelho do próximo domingo, em forma breve e peço que cada um, depois de o ler, tente entender e medite. Ei-lo: Jo 4,5-15.19b-26.39 40-42 « A fonte da água que jorra para a vida eterna»
 
      Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
      Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava o poço de Jacob. Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio dia. Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus: «Dá-me de beber». Os discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Respondeu-lhe a samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?». De facto, os judeus não se dão com os samaritanos. Disse-lhe Jesus: «Se conheces o dom de Deus e quem é aquele que te diz: "Dá-me de beber", tu é que lhe pedirias e Ele te daria água viva». Respondeu-lhe a mulher: «Senhor, Tu nem sequer tens um balde e o poço é fundo. donde Te vem a água viva? Serás Tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, com os seus filhos e os seus rebanhos?». Disse-lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna». «Senhor, - suplicou a mulher - dá-me dessa água, para que eu não sinta mais sede e não tenha de vir aqui buscá-la. Vejo que és profeta. Os nossos pais adoraram neste monte e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar». Disse-lhe Jesus: «Mulher, acredita em Mim: Vai chegar a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vai chegar a hora - e já chegou - em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são esses os adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade». Disse-lhe a mulher: «Eu sei que há-de vir o Messias, isto é, Aquele que chamam Cristo. Quando vier há-de anunciar-nos todas as coisas». Respondeu-lhe Jesus: «Sou Eu, que estou a falar contigo». Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher. Quando os samaritanos vieram ao encontro de Jesus, pediram-lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Ao ouvi-Lo, muitos acreditaram e diziam à mulher: «Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos. Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo»
      Palavra da salvação.
 
      O santo de hoje é São Patrício, Bispo e Confessor
      ( + Irlanda, 461) "Apóstolo da Irlanda, levou o Evangelho àquela nação. que havia retornado ao paganismo. Converteu os chefes dos clãs e, a partir deles, suas famílias. Fundou mosteiros  de tal modo intensificou o espírito católico da Irlanda que esta foi chamada; Ilha dos Santos".
 
      Oração:   São Ptrício
      "Cristo comigo, - Cristo em minha frente, - Cristo atrás de mim, - Cristo em mim, - Cristo abaixo de mim, - Cristo sobre mim, - Cristo à minha direita, - Cristo à minha esquerda, - Cristo quando me deito,- Cristo quando me sento, - Cristo quando me levanto, - Cristo no coração de cada um que pensa em mim, - Cristo na boca de cada um que fala em mim, - Cristo em todo o olho que me vê, - Cristo em todo o ouvido que me ouve.
      Amém!"    Que Deus vos abencoe. 

Sem comentários:

Enviar um comentário