sábado, 18 de março de 2017

Etapa 265 - A luta pela nova Igreja da Quinta do Picado é forte e sempre actual

      Neste sábado, o terceiro da quaresma, quase a meio do percurso em que, por etapas, nos vamos preparando para sentidamente recordarmos a morte de Jesus, o que é motivo de muita reflexão. Vamo-nos também, e com muita fé, preparando para festejar a sua ressurreição, e com as nossas moradas limpas, ornamentadas e de portas abertas, possamos receber o Senhor, que no dia da sua ressurreição nos vem visitar. 

      Esta modesta introdução que acabo de proferir, é para mim, neste tempo de pesar e até de alguma angústia, motivo de abertura para dizer aos meus amigos, e em especial àqueles que como eu esperam e anseiam por notícias sobre a nova Igreja,  que a luta pela nova Igreja da Quinta do Picado é cada vez mais forte e sempre actual.

      Como já referi na etapa 263, no dia 16 acompanhei o nosso pároco, (padre Paulo Cardoso da Cruz) numa conferência no Cartório Notarial da Drª  D`Olinda, durante a viagem e em momentos vagos, o senhor padre foi-me pondo ao corrente do processo e do andamento do projecto da nova Igreja, disse-me que na véspera desse dia, portanto, terá sido no dia 15, foi a Braga estar com o arquitecto, seu amigo, que está a ultimar a planta, declarou-se-me maravilhado e que, em breve, tem matéria e dados suficientes para reunir com os elementos da desmotivada, mas ainda actual Comissão, e com outras pessoas interessadas, indigitadas ou não, mas que apareçam, para apreciar o projecto, meditar sobre o mesmo e também sobre uma estimativa do custo da obra, e sobre tudo, se pronunciarem.

      Após concluído o processo e auscultada a opinião das pessoas, o processo seguirá as vias normais para ser aprovado e licenciado pelas entidades competentes.
 
      Como se pode verificar pelo que acabo de expor, a Câmara, ou seja, o actual senhor presidente, tem em consideração, e bem, as dividas que encontrou dos seu antecessores, porque as está a pagar, mas, e em especial neste caso, ou não tem em consideração o lugar da Quinta do Picado, ou não consultou os compromissos existentes, Nada estava a ser feito sem ordem ou às escondidas, e recordo que, em determinado dia, em reunião, ele prometeu ir consultar o processo e dar-nos um parecer, esperamos mas, só pode ter-se esquecido.

      Como já demonstrei nas etapas anteriores, o reverendo Júlio trabalhou e sofreu muito, a doença impediu-o de continuar, e parece que agora, ele nem tem capacidade de sofrimento, tudo recai sobre o reverendo Paulo que o veio substituir, cheguei a temer que ele acusasse falta de empenhamento, mas felizmente, enganei-me.

      Assim, e até com alguma satisfação por me ter enganado e também convencido de que o futuro a outros pertence, espero ver-me substituído nestas andanças, declaro-me indisponível para integrar futuras comissões, deixo os meus amigos recomendados ao santo do dia.

      O santo de hoje é: São Cirilo de Jerusalém, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
      ( + 386) "Patriarca de Jerusalém, sofreu perseguições dos hereges durante seu pontificado, sendo três vezes desterrado e passando, no total, 16 anos no exilio.

      Oração: - Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Cirilo de Jerusalém, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e  proclamemos em nossas acções. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

     

Sem comentários:

Enviar um comentário