quinta-feira, 30 de março de 2017

Etapa 277 - As actividades económicas no antigamente, na freguesia de Aradasa

      Iniciei a etapa de hoje logo pela manhã e bem cedinho, era preciso desfazer a barba, tomar o banho matinal, o pequeno almoço e estar no Hospital do Baixo Vouga, em Aveiro, às 8,30 horas para confirmar consulta de fisioterapia, que lá, já me havia sido marcada, quando da consulta anterior. Respeitado o programa previamente delineado,  cheguei a horas, quando fui consultado eram cerca de 11 horas, o médico verificou o processo do pedido para me ser atribuída uma nova proteze, processo que lhe passou por mãos em Agosto de 2016, e estranhou que eu, até esta data, não tenha ainda sido chamado para tirar medidas e fazer moldes. Também o médico, depois de ter feito algumas diligencias lá pelos serviços, deu-me o contacto da casa ortopedica, já a contactei  fui informado de que o pedido só lá chegou no dia 16 deste mês e que em breve irei ser chamado. Aguardo.
      Aqui chegado e embora com a moral um pouco diminuída, tenho em mente a reportagem da etapa de ontem e sobre aqueles versos que vos contei e que, pelo significado que eles têm para mim e para quem conhece esta freguesia, aquelas poucas palavras dizem muito. Para quem não conhece esta terra, para quem não conhece os hábitos nem as tradições destas gentes e não conhece também as especiais actividades económicas, que no vulgar poderiam ser comuns, outras havia que eram mesmo distintas de lugar para lugar.

      Assim, no lugar de Aradas haviam tares e muitas mulheres tecedeiras. Também no lugar de Aradas haviam olarias  e muitos dos homens dedicavam-se ao fabrico da louça
      No lugar do Bonsucesso, passavam abundantes valas de água, ao longo dessas valas, regos ou riachos, construíram tanques e muitas senhoras se dedicavam a lavrar roupa para fora, em especial para as senhoras da cidade. Recordo que, quando eu vim para cá, essas senhoras lavadeiras tinham carreteiros (carro de bois) a recolher pela cidade fardos da roupa suja e a distribui-la depois de lavada, e enxuta.

      No lugar da Quinta do Picado, que como sua identificação indica, era uma Quinta, com muitas parcelas cultivadas por rendeiros, a principal actividade das suas gentes, era a agricultura, dai, que aquela quintilha de cinco versos, lhe assenta mesmo  bem.

      Verdemilho, lugar sortido de solos férteis e leves, nesses tempos mais distantes, as suas gentes dedicavam-se à horticultura. Aqueles quintais eram autênticos jardins, leirões (canteiros ou alfobres) de toda a variedade de couves, de cebolo e de tudo pronto para transplantar, de noite, os moços iam com suas carroças descarregar nas feiras e mercados, onde, ao romper do dia, seus donos, expunham os artigos e os vendiam ao público.

      Se me tiver feito entender fico contente e satisfeito, se não fui capaz, tenho pena. Já agora, eu tenho  música, para mim até é uma bonita valsa. posso-a fornecer a quem ma pedir.

      O santo de hoje é: -São João Climaco, Confessor
      ( + Monte Sinai, 605) "Era originário da Palestina. Viveu algum tempo num mosteiro situado no Monte Sinai. Depois retirou-se para a solidão, num local mais afastado situado numa extremidade do monte, e ali viveu 40 anos em oração e penitência. Contava já 75 anos quando foi convidado  retornar ao mosteiro, que necessitava de um abade. Aceitou  foi abade exemplar. A fama de sua santidade chegou  Roma, e o Papa São Gregório Magno mandou-lhe uma carta, na qual lhe pedia orações e oferecia um donativo para a hospedaria de peregrinos que São João Climaco fundara. Escreveu o livro Escada do Paraíso, que o Martirológio Romano designa como "verdadeira suma de espiritualidade monástica".
      Oração: - São João Climaco quantos jovens se sentem chamados a uma vida contemplativa, santa e não tem forças ou oportunidades para se integrar neste mundo de elevação espiritual. Concedei aos vocacionados serem corajosos para assumir o compromisso com Deus e com a Igreja. Só mesmo em um coração puro, sem orgulho, egoísmo, um coração cheio de Deus pode realizar milagres. E se não os realizamos é porque não fomos nem puros, nem santos, segundo a vontade de Deus. Intercedei junto a Deus por mim, por nós, para que desapareçamos para que somente Deus apareça. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
      


     

Sem comentários:

Enviar um comentário