quarta-feira, 22 de março de 2017

Etapa 269 - mensagem de despedida a Maria Celeste Simões

      A etapa de hoje é de reflexão do que é  vida do cidadão comum na sua passagem pelo mundo, não tenho qualquer preparação cientifica, filosófica ou teológica para poder dizer algo de concreto a ter em conta, mas isso, não me impede de pensar, impede-me sim de dizer e mais ainda de escrever, porque quando se escreve, as responsabilidades acrescem e transbordam sobre quem acredita. Estou ciente dessa responsabilidade, mas neste dia em que me despeço daquela pessoa que bem conheci, da amiga que ela era para os amigos dela, eu fico com a saudade e ela parte carregada com o peso das suas virtudes e dos seus martírios ao encontro daquele que a chamou e a vai aliviar.

      A missão de cada um na sua passagem pelo mundo tem conteúdos específicos e intransferíveis, carregados de dons únicos e potenciais que somente aquele indivíduo conseguirá desenvolver. A missão da alma tem aspectos genéricos que se aplicam a qualquer ser humano. Todos temos dons ocultos e específicos que podem e devem ser desenvolvidos durante a vida, contudo, mesmo após o afloramento de determinados dons, muitas pessoas não se conseguem encontrar no que realmente importa, que é o estilo de vida voltado para os valores da alma.

      Maria, tu não teveste tempo nem oportunidade para descobrir os seus dons, aos 8 (oito) anos de idade fostes servir, fostes trabalhar para ganhar o teu sustento, numa pensão em Ílhavo, (Pensão Teiga) onde, segundo tu contavas, tivestes sorte com os patrões e com companheiras adultas, que te protegiam e te confiavam tarefas de acordo com as tuas capacidades físicas e mentais, e foi ali que tu cresceste e te fizeste mulher. Ninguém é responsável pela sua felicidade e também não é responsável pela felicidade de ninguém. Cada um, por si, que arregace as mangas e siga em frente com vontade de fazer a diferença. Poderemos não saber o que estamos a fazer e não termos a certeza de que estamos no caminho certo, mas se tivermos ânimo para encontrar o nosso caminho, naturalmente o encontraremos, pois esse movimento obedece a leis naturais.

      Você não conseguirá ir a lugar nenhum se não valorizar o que você é,  o que você tem no agora, não reclame, não critique, não gaste o seu tempo a lamentar-se pelo que não tem ou não conseguiu. Gratidão e foco no seu objectivo são os ingredientes mágicos para criar sua energia interna de realização.

      Por ti, Maria, não me alongo mais em considerandos, para nós e em especial para teus filhos, a dor da tua morte transforma-se em saudade, a vida tem vários mistérios, e um deles é a morte, poderemos nunca entender o porquê, mas todos temos que partir,. ninguém sabe como e quando, o que até é bom, mas para ti chegou a hora e Deus sabe porquê. Nenhuma palavra que possa ser dita será capaz de confortar os corações de tuas irmãs, de teu irmão, de teus filhos e filhas, tudo parece perder o sentido. Não há nada capaz de reparar uma perda como esta, mas vai em paz, porque quem fica, em honra da memoria que de ti nos fica, os teus queridos vão continuar a viver e vão transformar o luto em luta pela vida e pela felicidade, cumprindo o teu desejo.

      O santo de hoje é Santa Léia, Viúva
      (+ Roma, 383) "Nobre  romana, dirigida espiritualmente a São Jerónimo, que escreveu seu elogio. Depois de viúva retirou-se a um mosteiro, do qual chegou a ser superiora.

      Oração: - Senhor Jesus,vós nos disseste: "Eu vim para servir e não para ser servido". Rogamos pelo exemplo de Santa Léia, que embora fosse superiora, colocou-se como escrava das outras religiosas, saibamos também nós encontrarmos alegria em servir e em todas as circunstâncias exercer a verdadeira caridade. Santa Léia, rogai por nós.

     

Sem comentários:

Enviar um comentário