domingo, 26 de março de 2017

Etapa 273 - momentos de convívio com Carlos, Célia,e verdades

      Nesta etapa, a primeira da semana que hoje teve início, percorrida no 4º. domingo deste mês, decorreu às mil maravilhas, e o tempo, esse,  parece que nem estamos na primavera, é chuva constante e muito frio, mesmo convidativo à permanência em casa,  a ter a lareira acesa   permanecer junto dela. Assim, as distâncias percorridas foram curtas, com andamento cadenciado, mesmo ao jeito do tempo quaresmal, e, se a Quaresma é um tempo oportuno para a reconciliação, também o é para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. São Josemaria Escrivá, padre do século XX, Confessor, aconselhava os seus penitentes a confessarem-se e a cumprir os quatro "C" , que consistia, e ele recomendava, Faça sua confissão completa: completa, contrita, clara e concisa .

     Completa; - é para não omitirmos qualquer pecado
     Contrita;  - recomenda a ter cuidado com os pecados, porque eles ofendem a Deus
     Clara; -  não ser subtil, é dizer e falar com padre de maneira a que ele entenda
    Concisa;- é não andarmos à procura de desculpas ou à procura de detalhes  para culpar os      outros. os nossos, são nossos, os dos outros, são mesmo dos outros, e o tempo do sacerdote é valioso  será bem gasto se for  ouvir o outro penitente.

      Afinal, eu falo falo, mas também me podereis acusar, porque também é pecado abusar da vossa paciência,  eu isso não quero, o dia correu-me bem, tão bem que até gostava de repartir convosco as alegrias de hoje, pois tive em minha casa familiares da minha esposa, a almoçar 6 pessoas que muito estimo, e que reconheço nelas uma amizade sincera  saudável. Para elas, os meus  agradecimentos.
Para os 4 que são de Ílhavo, um até amanhã. Para os outros 2 , que partem esta noite para o Canadá, que tenham boa viagem e um até breve.

      Já com a meta à vista, vou terminar a prova, o prémio, como já disse foi-me entregue antes de o ter ganho, mas vou saber guardá-lo e para já, vou-me aquecer junto à lareira.

      O santo de hoje é: - São Ludgero, Bispo  Confessor
      ( + Múnster , Alemanha, 809) "Nascido na Frísia (actualmente, região norte da Holanda), era monge beneditino quando Carlos Magno o enviou como missionário junto aos bárbaros saxões, os quais soube atrair para a Igreja Católica. Foi o primeiro bispo de Múnster". 

      Oração: - Não conheço oração que lhe seja dedicada, peço desculpa.

     

Sem comentários:

Enviar um comentário