terça-feira, 7 de março de 2017

Etapa 254 - 2002/12/06 - É UM DIA HISTÓRICO

      Ligando a etapa de hoje à de ontem, no seguimento do que foi tratado com o senhor Manuel Ferreira de Oliveira no dia 23 de Novembro de 2002, o reverendo padre Júlio marcou encontro na Fábrica Primagera, encontro que aconteceu no dia 6 de Dezembro de 2002, no gabinete do senhor Manuel Simões Madaíl, onde estiveram; o senhor Manuel Madaíl, o rev. padre Júlio, o senhor Norberto Paiva Azevedo Lopes e José Maria Pereira da Fonseca. Nesse encontro o senhor Norberto deu a conhecer algumas coisas que sobre a terra, tem vindo a auscultar do senhor Manuel Ferreira de Oliveira, coisas como: 
      Que poderia dar se não fosse muito!
      Em que condições?
      Que se tinha ido aconselhar com um outro senhor padre e que esse padre lhe disse:
      Voçê até pode vender e depois dar como os outros.
      Ponderadas as coisas e avaliando o comportamento, o senhor Manuel revela sofrimento, revela que querer dar, mas não consegue despegar-se daquele bem. Reconhecendo isto e que o senhor Manuel necessita de paz e tranquilidade, estar mais tempo à espera é o continuar no impasse e tudo está parado.

      Estando o senhor Norberto bem ciente de que, só com a anexação da sua terra à terra da Igreja é que poderá a nova Igreja ser construída, disse: "já fui pressionado para vender a minha terra, ofereceram-me 20.000.000$00 (vinte mil contos) mas não a vendi nem a vendo a mais ninguém. A terra está de reserva para a Igreja, eu não preciso do dinheiro para viver. Se não for necessária para a Igreja, a filha, mais tarde que lhe dê destino". Assim, os presentes aproveitando a ocasião e porque não há outra possibilidade de possuirmos terreno com área suficiente para a implantação da Igreja e dotá-la dos espaços necessários, logo ali foram encetadas negociações. O senhor Norberto disse: "pelo facto de me terem oferecido vinte mil contos, eu para a Igreja vendo-a por 16.000.000$00 (dezasseis mil contos)". Ouvido isto, o senhor Manuel Simões Madail solicitou ao senhor Norberto uma redução para os quinze mil e logo o senhor Norberto concordou. O acordo foi firmado com um sorriso de satisfação, e logo ficou deliberado que a Igreja compra ao senhor Norberto a terra pela quantia de setenta e quatro mil oitocentos  dezanove euros e sessenta e oito cêntimos, valor que convertido em escudos, são os 15.000.000$00 (quinze mil contos).

    Também ali se combinou; o senhor Norberto entregar ao Rev. padre Júlio os documentos necessários para a escritura e sobre o pagamento, no acto da escritura, a Comissão da Capela entrega ao senhor Norberto o dinheiro que tem amealhado e que possui, 10.000.000$00 (dez mil contos) e o restante em falta, fica a cargo do senhor Manuel Simões Madail, que vai entregar ao Rev. Padre Júlio, que depois, em data oportuna, liquida contas com o senhor Norberto. Firmado que foi este acordo, que na altura se combinou só o tornar público depois de resolvidos alguns assuntos pendentes, o reverendo teve como desabafo a seguinte frase: "HOJE É UM DIA HISTÓRICO". 
                                                         ( Até amanhã) 
      O santo d hoje é: Santa Perpétua  Santa Felicidade, Mártires
      ( + Crtago, 203) " Perpétua era uma nobre cartaginesa e  Felicidade era uma escrava também jovem. Por serem cristãs foram aprisionadas. Perpétua levou consigo um filhinho de tenra idade, e Felicidade estava grávida e deu à luz na prisão, dois dias antes de serem martirizadas. Ambas tiveram seus nomes inscritos no Cânon da Missa".
      Oração: - Senhor, por intercessão e méritos de tão fiéis santas, Perpétua e Felicidade, dai-nos a graça de viver o amor, promover a paz entra os homens, de sermos verdadeiramente testemunhas do Evangelho. Por Perpétua e Felicidade, vos rogamos, preenchei-nos com o dom da fortaleza, para que, com paciência, saibamos suportar os pequenos martírios diários. Amém.




Sem comentários:

Enviar um comentário