terça-feira, 21 de março de 2017

Etapa 267 / 268 - Morte, sufrágio e funeral da Maria Celeste

      Por motivos imprevistos  surpresas indesejadas, fui forçado a alterar o ritmo que préviamente havia programado para estes primeiros dias da semana. Assim, impossibilitado de poder fazer reportagem à etapa de ontem, acumulei serviço, e agora, sentindo que é minha obrigação fazer também o que ontem não fiz, para quem tem que se arrastar, não é fácil, mas vou tentar:

      Ontem, logo pela manhã, minha esposa recebeu a notícia de que sua irmã; Maria Celeste, tinha falecido por volta da meia-noite, era uma senhora por quem tive sempre grande estima, uma senhora que sempre teve uma vida de muitos e dolorosos sacrifícios, que teve um marido perseguido por azares, rodeado e influenciado  por companhias indesejáveis, terá sido um marido pouco presente e pai ausente, recaindo sobre ela muitas responsabilidades, responsabilidades que ela assumiu, superou e venceu. Grande mulher, fabulosa mãe,  criou e educou 4 filhos, (dois casais), pessoas adultas, cultas e responsáveis, que são orgulho de toda a família e modelo a seguir por quem bem os conhece.

      Antes de conhecido este triste acontecimento, estava programado ir hoje para Nespereira, ficar lá de hoje para amanhã, mas face ao que aconteceu, depois de ter tratado cá de alguns assuntos, resolvi ir ainda ontem. Com a ajuda do meu irmão Aníbal e duas vizinhas amigas, fizemos o que estava previsto fazer-se, e ainda ontem, já noite, regressei a casa.

      Hoje, a neta Mafalda, filha da Paula, a residir nos Estados Unidos com toda a família, festeja o seu XVI aniversário, já estivemos em contacto, é uma raiz e um laço de amizade longe da vista, mas presente no coração. Se nos dias, meses, ou anos que o Senhor me permita estar por cá, os descendentes das filhas me presentearem de igual maneira, como as filhas sempre o fizeram e fazem, que meu corpo feche os olhos e durma tranquilamente, e, que meu espírito, no paraíso, perdoado dos pecados e faltas, se encontre com os seus, e juntos, seja compensado.

      Amanhã, pelas 16 horas, na Igreja de Ílhavo acontece o funeral da Maria Celeste, demorou pelo facto de um filho ter que vir de França e outro do Canadá, respectivamente, Fernando e Carlos, vamos estar com eles. Que Deus os acompanhe e lhe dê coragem nestes momentos de dor.

      O santo de ontem foi: São Martinho de Braga, Bispo
      ( + 580) "Nascido em território que actualmente pertence à Hungria, transferiu-se para a Península Ibérica, depois de ter sido durante algum tempo monge na Terra Santa. Foi bispo de Braga, a Sé Primacial de todas as Espanhas. Era muito grande sua erudição e deixou escritos de grande valor".

      O santo de hoje é São Nicolau de Flue, Confessor
      ( + Suíça, 1487) "É o santo mais popular  conhecido da Suíça. Foi casado e teve dez filhos, um dos quais chegou  ser presidente da Confederação Helvética. Participou de uma expedição militar, lutando com a espada num mão e o terço na outra e teve intensa participação na vida política de seu país. Chegou a recusar a chefia de Estado, que lhe foi oferecida. Tinha 50 anos quando, com o consentimento da esposa, passou a viver isolado, como contemplativo. Durante 20 anos, por um milagre espantoso, não tomou nenhum alimento que não fosse o Santíssimo Sacramento. Mesmo no recolhimento, não perdeu o interesse pela situação política de sua terra. Certa ocasião em que estava para se romper  unidade da Suíça, redigiu pessoalmente um projecto de constituição e conseguiu convencer as autoridades a manterem a unidade nacional. É por isso considerado o Pai de sua Pátria".

      Oração a São Nicolau de Flue - Meu Senhor e meu Deus, arrancai de mim mesmo tudo o que me impede de ir a Vós. Meu Senhor e meu Deus, dai-me tudo aquilo que me conduz a Vós. Meu Senhor e meu Deus, tirai-me de mim mesmo e entregai-me a Vós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

     

      

Sem comentários:

Enviar um comentário