quarta-feira, 5 de abril de 2017

Etapa 282 / 283 - Trasfega do vinho explosão na fábrica de pirotecnia em Lmego

         A etapa  282 cumprida ontem num extensão de 103 km x 2, distância entre casa na Quinta do Picado - Aveiro e casa  nos Paúlos - Nespereira - Cinfães, mais uns 18  km x 2  entre a vila de Nespereira e Cinfães, onde fui tirar guias para transportar o vinho, vinho que é da minha colheita e por mim produzido lá, em Nespereira e consumido cá, em Quinta do Picado, por mim, por familiares e por alguns amigos, mesmo sendo coisa nossa, estamos sujeitos a ter que cumprir o que está regulamentado e assim, após colheita é feito o manifesto e o fazê-lo,  porque se trata de pequena quantidade, deixo declaro que é para consumo próprio, mas depois, quando transportar o produto, cada viatura utilizada tem que se fazer acompanhar da respectiva guia. É um regulamento que aceito e compreendo, mas para quem se preza de ser honesto, vê a sua liberdade afetada. Ontem trasfeguei o vinho das cubas para garrafões,  tirei guias para 2 viaturas, não foi possível transportar todo o vinho e, quando necessitar transportar mais, não querendo correr o risco de transgredir, fico limitado a ter que tirar outras guias, e a ter que cumprir datas e horários. 

      Ainda na etapa de ontem outros objectivos foram cumpridos, mas a sua importância não tem relevo para esta reportagem.
 
      Hoje, decorre a etapa 283, logo pela manhã dei rumo a parte do vinho transportado ontem, acompanhei a esposa noutras diligências e, porque tenho que dedicar parte do meu tempo livre a tratar das declarações do IRS de alguns amigos, as futuras etapas terão que ser simples e curtas.

      Explosão na fábrica de pirotecnia em Lamego; a tragédia aconteceu ontem, 04 de Abril de 2017, é a segunda. A primeira vez aconteceu já no ano de 1980, a tragédia terá sido semelhante, não sei se foi na mesma fábrica e se as vítimas foram ou não semelhantes, mas é uma grande tragédia. Segundo notícias, hoje pela manhã noticiavam a existências de 5 mortos confirmados e mais 3 pessoas desaparecidas.

      A referência que faço a esta tragédia é mais para que eu fique com registo desta lamentável ocorrência do que por qualquer outra razão, sou uma vítima dos foguetes e da incúria de quem no momento os manejava. Sempre soube que era a pessoa, não foi vitima nessa tragédia que aconteceu em 16/12/1962, a seu tempo e por limite de idade morreu, e durante o seu tempo de vida, após o acidente e até à sua morte, terá em sua consciência carregado o peso da sua culpa. Se Deus e os nossos 2 companheiros lhe perdoaram, que descanse em paz, porque que eu nunca o culpei.

      Se a indústria de pirotecnia fosse banida, não haveria foguetes, os agentes económicos optavam por outras actividades, as festas teriam melhor música, eram menos ruidosas e menos sujeitas a acidentes.

      O santo de ontem  é Santo Isidoro de Sevilha, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
      ( + Sevilha, 636) "Sucedeu a seu irmão São Leandro no Bispado de Sevilha. Piedoso e cheio de zelo, era um dos homens mais cultos do tempo e deixou escritos profundos e originais. Sua actividade como bispo foi fecunda e incansável. O VII Consílio de Toledo se referiu a ele com estas palavras: "doutor insigne do nosso século, novíssimo ornamento da Igreja Católica, o varão mais sábio dos últimos séculos, cujo nome deve ser pronunciado com reverência".
 
          O santo deste dia 5, é: São Vicente Ferrer , Confessor
      ( + França, 1419) "Dominicano natural da Catalunha, foi apóstolo brilhante e converteu grande número de hereges e muçulmanos. Pregou na Itália, no sul da França e na sua terra natal. Esforçou-se para que fosse restabelecida a unidade da Igreja, durante o grande cisma do Ocidente".

      Oração a São Vicente: Amorosíssimo Pai meu São Vicente, vós sabeis a necessidade que padece a minha alma e o socorro que necessito. Aplicai vossa intercessão diante de Deus para que por vossos mérito alcance a graça que pretendo, se tem de ser para maior glória de Deus e para mais servir e amá-lo. Amém.


     
 
    

Sem comentários:

Enviar um comentário