sexta-feira, 21 de abril de 2017

Etapa 299 - 1º. excerto da recordação e) - José Ferreira Balseiro (Zé Laura)

        Recordando o sermão de um missionário que ouvi, quando eu ainda andava na doutrina, leva-me a reconhecer que, para com determinadas pessoas, este nosso lugar, (lugar da Quinta do Picado), nunca se terá redimido da falta que involuntariamente cometeu, mas eu, embora muito tardiamente, mas enquanto e ainda como membro activo da Comissão da Capela, assumo os erros e, se me ensinaram que nunca é tarde para pedir desculpa, também me ensinaram que os pecados só são perdoados se o pecador se arrepender e prometer que não vai voltar a pecar, cumprindo. O que disse então aquele missionário no ser sermão? disse: "dois dos meus colegas ao andarem de terra em terra, como eu, iam confessando as pessoas que se lhes apresentavam  e, quando um deles estava a confessar determinada pessoa, o outro à distância, não ouvia, mas via que por cada pecado que o penitente confessava lhe saía uma serpente pela boca. Viu também que o pecador, ao confessar determinado pecado, pecado que o colega, (confessor), terá classificado de muito grave e repreendeu, esse penitente, (pecador), sentiu vergonha, deu o dito por não dito e, nesse instante, o missionário que estava distante, viu todas as serpentes que tinham da boca do pecador, voltaram a entrar. Assim, o pecador foi-se embora com o peso de todos os pecados que tinha e ainda com mais aquele, que por não ter tido a coragem de manter a verdade, de assumir as suas culpas, de se arrepender, acabou de cometer, pedindo desonestamente ao missionário  sua absolvição".

      Aqui chegado, perante os os meus supostos seguidores, (leitores), à memória da pessoa a que me quero referir e homenagear, declaro que sou parte de um pecado colectivo. Confesso aqui as minhas culpas e peço perdão, a  ele (saudoso) e aos seus filhos, (Manuel e Orlando) bem como ao reverendo Paulo Cardoso da Cruz, pároco de Aradas e nosso orientador espiritual, o perdão dos diversos pecados, que a seu tempo, irei confessando.

      Recordo que, no dia 15 de Março do ano de 2005, na capela, numa reunião, eu, num gesto de lembrar  uns e de dar a conhecer a outros os valiosos e especiais serviços com que o nosso conterrâneo, artista especializado, excelente profissional, brilhante músico e digníssimo maestro, senhor José Ferreira Balseiro, tem brindado o nosso lugar com todos esses seus especiais dotes, sem nunca ter cobrado qualquer valor remuneratório, nem um muito obrigado público. O senhor José Ferreira Balseiro foi pessoa dotada de dons muito especiais,  sua disponibilidade era constante, só sabia dizer sim; eu vou, eu faço, eu estou aqui e estava. Ele, que desde a sua juventude foi autor de músicas e de letras com que se abrilhantavam cortejos de Oferendas, de Pastoras, de Reis e muitos outros actos, tais como:  festivas e eventos diversos, tal como aconteceu quando para a construção do hospital de Aveiro, quando era da Santa Casa da Misericórdia. Cá, esteve e gora lá, está e há-de estar sempre bem-disposto e disponível. Era um rapaz do ano XXV, do século XX e recordo que o vi, no dia 27 de Outubro, último domingo daquele mês, a caminhar para a missa, o que fazia habitualmente, sempre com seu andar altivo e gracioso.

      No exercício da sua profissão, na sua arte de bom pintor, em especial nos dias grandes de verão, aproveitando as tardes, depois de ter cumprido as suas obrigações e de ter ganho o seu salário, era quando ele dava assistência à nossa (sua capela, fazia de trolha, de pintor, de envernizador, em suma, era, foi e ser-nos-à, lá, ou onde quer que esteja, sempre prestável.  Até manhã.

      O santo de hoje é:Anselmo de Cantuária, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
      ( + Inglaterra, 1109) Nascido no norte da Itália, foi monge e depois abade na França, e por fim arcebispo de Cantuária, na Inglaterra. Grande intelectual, contribuiu para os estudos filosóficos de seu tempo e é considerado o verdadeiro criador da Escolástica. Esforçou-se para assegurar a liberdade da Igreja na Inglaterra contra as intromissões do poder real, sendo perseguido por sua firmeza".

      Oração: - Por intercessão de Santo Anselmo vos peço, Senhor, despertai em mim um forte interesse pela Doutrina Católica. Dai-me perseverança na busca da verdade ensinada nas Sagradas Escrituras. Amém.

     

Sem comentários:

Enviar um comentário