quinta-feira, 20 de abril de 2017

Etapa 298 - Até o Céu se acalma quando ri...

      A etapa de hoje vai ser um pouco mais curta, tive um dia bastante ocupado mas quase infrutífero, visitado por alguns amigos para lhes tratar do IRS pela internet, o sistema teimou em não colaborar e o tempo foi-se passando. Ponderando sobre isto, a meu ver, são os interesses económicos a sobreporem-se e de um dia para o outro alteram as versões. A semana passada era o Java, hoje, mandam que obtenha a última versão. (2017.12). É só complicações, a melhor maneira e que me parece ser segura, são os tradicionais impressos, a entregar presencialmente nas repartições, mas há casos em que, a declaração, tem mesmo que ser enviada pela Net. 

      Manda a experiência e eu aconselho, "não guardem para amanhã o que podem fazer hoje", porque com tempo tudo se remedeia, mas é mesmo para aborrecer, depois de tudo preenchido e validado, ao dar o ultimo paço, (submeter), não submete. Lá tive que ir eu com uma mala de papeis para o escritório da filha, e lá sim, submeti.
      Será que na Net também há racismo? só pode!, noutros tempos, o racismo era avaliado pela cor, pela origem e por outros factores. Eu, no meu tempo de jovem, também me senti vítima do racismo, os pais não consentiam que suas filhas se agradassem de rapazes de outras origens, nesta terra, quem não fosse natural de cá era rotulado de serrano, palavra que era pronunciada com desprezo. Meditando sobre o que tenho desvendado, este lugar, originário de uma grande Quinta, que se calhar, pelas circunstâncias da sua origem será ímpar em Portugal, os seus senhores, para a desbravar e a tornar terra arável e bem produtiva, terão acolhido pessoas vindas das mais diversas localidades do país, em especial do norte e, todo aqueles que chegava, enquanto não estivessem convenientemente integrado, era o serrano, mas um sarraano bem sublinhado e pronunciado com desdém. Era eu rapaz e certo dia,  umas raparigas com quem cruzei olhares e se mostraram agradáveis, comentaram entre elas, "que pena ele ser serrano".

      Agora, que todos gozamos do mesmo estatuto, todos os que por cá vivemos ou vegetamos, devemos formar uma comunidade unida e fraterna, devemos amar-nos e tolerar-mo-nos uns aos outros. Cristo deixou dito: "amai-vos uns os outros como eu vos amei", porque os choques da vida, o egoísmo e a vaidade, são factores a pôr de parte. É amando que somos amados, mas é amando com amor desinteressado; amor que espontaneamente nos brota do coração, amor casto e puro e, quando nos amamos verdadeiramente uns aos outros, amamos a Deus.

      Amar, Bem-querer, Bem-fazer, completam um acto de caridade. Quem tiver o coração repleto destes dons e dando o que é bom e útil a outrem que precise, é amontoar fortuna no eterno, e por mais pobres que sejamos, temos sempre qualquer coisa de bem a dar, como seja: o amor, um auxilio, um conselho, um ensinamento, ou até um alegre sorriso.

      Até o Céu se acalma quando ri e o grande Arcanjo da Omnipotência Divina, não é mais que um sorriso eterno. Amar, auxiliar, dar, perdoar e trabalhar honestamente, são as mais nobres ocupações desta vida.

      O santo de hoje é: Santa Inês de Montepulciano, Virgem
      ( + Itália, 1312) "Ingressou com apenas 9 anos num convento agostiniano e foi aos 14 nomeada ecónoma desse convento. Algum tempo depois, inspirada por Deus, obteve licença para deixar essa comunidade e fundar outra, da Ordem dominicana. Sua vida é repleta de episódios maravilhosos, sendo abundantes os milagres e as graças místicas, faleceu os 43 anos".

     Oração- Santa Inês, exemplo de humildade, caridade, vigilância, vida de intensa oração, abençoai-me e olhai para mim. Pois vos olho como uma mãe misericordiosa, que intercederá junto a Deus por mim e minha família, já que necessitamos de tantas virtudes e graças. Que esta fome de Deus em nós seja saciada, que a perseverança na oração nos conceda tudo o que nosso coração tanto deseja e precisa.
      Concedei-nos a vossa fé, vossa beleza interior, o vosso amor. Que assim seja.
  
      



Sem comentários:

Enviar um comentário