quarta-feira, 19 de abril de 2017

Etapa 297 - excerto da recordação d) - Quem conheceu o senhor Manuel Mendes Leal?

      Na etapa de hoje vou trilhar a pista de São Bernardo, pista a onde duas das minhas quatro filhas  treinaram e aprenderam como manejar alguns dos instrumentos dos não utilizados na Banda Filarmónica, (Banda da Escola de Música da Quinta do Picado, a qual integraram desde os seus 10 nos) tais como a viola, o acordeão e o órgão. No presente, nenhuma delas faz uso dos seus instrumentos, as circunstâncias da vida não lhes o permite, mas foi com a música que elas ganharam o suficiente para pagarem as suas cartas de condução e colaboraram connosco, seus pais, a custear os seus estudos académicos. Estudavam e a par com seus estudos deram aulas de música na Tuna da Universidade de Coimbra, integraram aquele organismo académico, onde também exerceram cargos directivos, o que lhes deu muita experiência. A exemplo de muitos outros casos de sucesso que se conhecem, a actividade musical não prejudica o estudante, pelo contrário, auxilia e estimula o estudante, aquele que quer, que trabalha e que se aplica. O professor delas nos instrumentos a que me referi, foi o João Vieira Novo, (o João Camoira), ele vivia da música, tinha escola, era maestro da Orquestra Santa Cecília e chefiava um grupo de músicos que abrilhantavam festas religiosas, (missas e procissões), bem como outros eventos.

      Houve neste nosso lugar, (Quinta do Picado) um senhor (o senhor Manuel Mendes Leal) que eu conheci, mas que, quando eu o conheci, já alguém o acusava de protestante. Pelo que o senhor João Camoira me contou, aquele homem teve as suas razões, razões que ele, (senhor Leal) considerou justas e suficientes para mudar o rumo da sua vida, eis a questão: são do senhor João Camoira as seguintes palavras: "Certo ano, no tempo em que eu ainda era rapaz, o senhor Manuel Leal, pessoa que, no lugar da Quinta do Picado, a nível de Igreja, se encarregava de organizar todos os eventos, convidou-me e contratou-me para eu, com o meu grupo, ir lá ensaiar as pastoras e abrilhantar a Festa dos Reis Magos. Contrato firmado, lá fui eu com o meu grupo, foram 4 ensaios, 2 em cada semana. No final do 4º. ensaio, o senhor Manuel Leal deu-me instruções, e disse-me:

      Olha João, eu tenho uma surpresa preparada, vai estar um Presépio Vivo na minha terra do arraial, quando o cortejo estiver aproximar-se da Capela, chama os músicos e os cantores, eles que te sigam, entras o portão da terra, está lá o Presépio, lá, vocês tocam e cantam e o povo desfilando, beija o Menino. De minha parte, da parte dos músicos e dos cantores, as ordens do senhor Leal foram cumpridas, mas o senhor Vigário, o reverendo Daniel Correia Rama, também surpreendeu! colocado em ponto estratégico fez que todos, Reis e publico, entrassem directamente na Capela. Ali, na Capela não houve o beijar do Menino, apenas algumas orações, as ofertas foram lá recolhidas, eu e nós músicos, não vimos mais o senhor Leal, aguardamos por ali, as ofertas foram sendo leiloadas como se nada tivesse acontecido, o Presépio vivo, com a nossa ajuda foi sendo naturalmente desmontado, o tempo estava frio, os pais e menino, (figurantes; Maria, José e Menino) recolheram-se e eu, com os meus músicos, incrédulos e alheios, permanecemos por li ainda algum tempo, e não vendo mais o senhor Leal, sem qualquer outro contacto, fomos também para as nossas casas. Na semana seguinte, eu, só eu, fui a casa do senhor Leal, ele recebeu-me, pagou-me todo o valor do contrato, disponibilizou-se para nos compensar do tempo que por ali andamos meios perdidos e disse-me: "eu estou de luto, a religião que eu amava, que servi e lhe fui sempre fiel morreu ali, não resisto, a partir deste momento eu serei outra pessoa e lutarei por outros ideais"".

      Disse-me também o senhor João que a ele, o senhor Leal lhe tinha dito: "eu tenho uma terra de reserva para se construir uma Igreja Nova". Recordo também que cá, quando fui votar pela primeira vez, na secção de voto, numa mesa ao lado, como a fiscalizar, estava o senhor Manuel Mendes Leal. Era o único homem que ali estava a dar a cara pela oposição e nunca ouvi dizer que ele tivesse tido algum problema com a sua liberdade.

      Acabei de cortar a meta, venci mais uma etapa, que prémio me haveis de dar e que classificação?.
até amanhã espero uma resposta.

      O santo de hoje é: São Leão IX, Papa e Confessor
      ( + Roma 1054) "Nascido na Alsácia e eleito Papa em 1048, foi exemplo de piedade, de zelo e de autêntico espírito pastoral, não receando agir com firmeza quando necessário. Lutou contra os abusos e escândalos de muitos membros do clero, combatendo a simonia e a vida moral desregrada. Um de seus auxiliares de mais confiança nessa obra de reforma de costumes foi o monge Hildebrando, que depois se tornaria o grande Papa São Gregório VII. Excomungou o ambicioso e insubordinado Miguel Cerulário, patriarca cismático de Constantinopla, consumando-se assim o grande cisma do Oriente".

Oração: - Não conheço e não encontrei nenhuma que lhe seja particulrmente dedicada.




Sem comentários:

Enviar um comentário