segunda-feira, 17 de abril de 2017

Etapa 294 / 295 - Recordação c) - 2ª. parte - Obrigado Pai...

      Como prometi na etapa 293, vou nesta etapas 294 e 295 ligar-me à etapa 293 a fim de justificar o reconhecido obrigado que disse, que digo e que direi repetidas vezes, enquanto as forças mo permitir. OBRIGADO PAI.

      O que vou relatar no decorrer destas etapas não foi directamente testemunhado por mim, foi meu o irmão (Aníbal Pereira da Fonseca) quem testemunhou e me contou, contou e continua a contar, porque as recordações verdadeiras e dignificantes, ninguém se cansa de as repetir, por isso, eu digo sem qualquer enfado; OBRIGADO PAI.

      Aconteceu no no de 1954, a pobreza e as dificuldades continuavam, eram tempos difíceis que persistiam. Disse meu irmão, que meu pai saiu de casa para ir ao barbeiro cortar a cabelo, antes de sair perguntou à esposa, nossa mãe, se ela tinha algum dinheiro que lhe desse para ele pagar ao barbeiro, ela disse-lhe que não tinha, mas ele, porque o cabelo andava grande e porque no fim de semana que se seguia, tinha serviço para abrilhantar um bailarico, a tocar a sua concertina, onde ia ganhar algum dinheiro, disse à mulher que ia ao barbeiro, que lhe ia ficar a dever e que depois, na semana seguinte lhe ia pagar. 

      No caminho para o barbeiro, ao passar junto a um lavadoiro, viu no chão um lenço embrulhado e com as pontas amarradas, pegou o lenço, desamarrou as pontas, desembrulhou e encontrou dentro do lenço um nota de 20$00, não pensou duas vezes, voltou a casa, deu o achado à mulher, nossa mãe, e disse-lhe: óh Maria, achei isto, vai depressa entregar ao senhor Abade e ele que avise à missa e que entregue a quem o perdeu. O nosso pai retomou o seu destino, foi como estava previsto e decidido, para o barbeiro, a quem ia ficar a dever o corte do cabelo. Nossa mãe cumpriu as ordens do marido, foi ter com o senhor Abade Zé. O Abade conhecia muito bem a nossa mãe, já a tinha socorrido em algumas situações, (o que acontecia também com outra muita gente necessitada). A nossa mãe contou ao senhor Abade toda a história e o senhor Abade disse-lhe: olha Maria, tu dás-me o lenço, eu fico só com o lenço, vou dar o aviso na Igreja, se aparecer alguém a dizer que o dinheiro é seu, tem que me dizer como é o lenço, e se conferir, eu dou os 20$00 do meu bolso. Agora esses, leva-los tu, vais pelo barbeiro, chamas o teu homem e entrega-los . Ele que pague ao barbeiro e no fim que passe pela loja (mercearia) e que leve para casa alguma coisa que te faça falta.

      Como eu disse, isto não é um conto, não é um história imaginada, foi um acontecimento real, foi, é e há-de ser sempre uma doce recordação. Também é uma lição e um exemplo que queremos transmitir aos nossos descendentes, a fim de que, à semelhança de algumas sementes que o vento leva, se propaguem entre as nossas gerações. Estou tão grato ao meu irmão por me ter feito esta revelação, que me leva a pedir-lhe que nunca se canse de a voltar a repetir, porque eu, enquanto cá, nunca me irei cansar de a ouvir. E as minhas filhas, Maria Cândida, Maria de Fátima, Ana Paula e Cármen Dolores, que guardem o exemplo dos seus avós num alvo bem visível e especial, porque é uma recordação, a meu ver, muito digna de ser transmitida e divulgada.

      Obrigado Pai, obrigado Mãe, obrigado a todos e o meu muito obrigado para quem se der ao trabalho de me ler, para quem peço a Deus a recompensa merecida.

      Foi graças ao catecismo de minhas filhas que tive inspiração para vos contar isto, facto que muito me satisfaz e agrada.

       O santo do dia 16  é: São Benedito José Labre, Confessor
      (Roma, + 1783) "Natural da França, não conseguiu ser religioso, como desejava,. Adoptou então a condição de mendigo voluntário, e passou a vida em contínua peregrinação a santuários".

      O santo de hoje é Santo Aniceto, Papa e Mártir
      ( + Roma, 166)"Nascido na Síria, foi Papa de 154, quando sucedeu  São Pio I , até 166, quando sofreu o martírio. Durante seu pontificado enfrentou com vigor a heresia gnóstica, que então devastava os meios católicos. Foi visitado certa vez pelo venerável São Policarpo de Esmirna, que apesar da idade avançada se deslocou do Oriente até Roma para esclarecer com o sucessor de Pedro um assunto controverso: qual deveria ser a data da celebração da Páscoa".

      Oração: - Dai-me Senhor, eu vos peço pela intercessão de São Benedito José Labre segurança nos meus caminhos e viagens, firmeza em meus propósitos e na vida de oração. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. São Benedito José Labre, rogai por nós.


Sem comentários:

Enviar um comentário