domingo, 30 de abril de 2017

Etapa 308 - 2º. excerto da recordação h) o ninho de pisco

      Como eu próprio disse na reportagem do final de etapa de ontem, os versos que fiz e que referi, tendo como tema o ninho do pisco, um feliz e inesperado achado que me marcou, os quais entreguei ao colega do conjunto, (Carlos Silveira) versos esses que ele trabalhou, deu-lhe ritmo, deu-lhe sentido e agradável sonoridade, usaram-no e, passados uns anos, era também cantado e dançado pelo Grupo Etnográfico e Folclórico da Adac, com êxito.

     Aproveitando o início desta etapa e o facto de, no tempo, usar-mos dizer  pedrinhas e sapolhinhos, e não ovinhos nem passarinhos, é que, diziam os antigos, se dissesse-mos ovinhos ou passarinhos, os ninhos seriam invadidos por formigas e que elas tudo destruíam. Face a isto, que não sei, mas que muita gente poderia e poderá considerar mito, eu dou o seguinte testemunho:

      Certo ano, depois dos campos lavrados e semeados a milho, eu, quando cedo, ao romper do dia, meu avô levava-me ao monte d`além com os animais, e, quando não era tão cedo, já eu próprio acompanhava e conduzia os animais para aquele monte. O caminho era pela Ponte da Balsa e nesse caminho, a cerca de uns 10 metros da estrada, que cruzava para a outra margem, achei um ninho debaixo de um tojeiro, vi que tinha passarinhos, e como eu ali passava diariamente, ia vigiando, ao terceiro dia, em casa, à noite, quando estava-mos à lareira, contei à minha avó esse achado e ela, após eu lhe ter contado, disse-me: "Olha Zé; quando se sabe onde estão ninhos de passarinhos, nunca, ao pé do lume, se deve dizer, seja a quem for onde é,  e o que é que o ninho tem, porque, se ao pé do lume dissermos a alguém, as formigas vão lá e matam os passarinhos". Eu recordo que fiquei assustado e no dia seguinte, na minha passagem pelo local, fui ver, e o que vi no ninho, era um formigueiro e todos os passarinhos estavam mortos. Aqui está um caso que eu vi para crer e acreditei e, à medida que eu me ia consciencializando, ia reconhecendo que minha avó, embora mulher analfabeta, era sábia, ela negociava em ovos, financiava as suas fornecedoras, e sem apontamento algum, mentalmente controlava as contas, as quais acertavam movimentando mais ovos.

      Então porque e que estamos à espera? é pelo Pisco? aqui vai ele saltitando, olhem-no!
    
                                                                   O PISCO
                                                    No quintal da minha vizinha,
                                                    Um ninho de pisco encontrei;
                                                    Toquei-lhe só nas bordinhas,
                                                    Um sapolhinho encontrei!
                                                    Ai eu fiquei tão contente,
                                                    Com este feliz achado;
                                                    Ai, por aquele passarinho,
                                                    Eu fiquei apaixonado.
                                                                      Coro
                                                         Ai a pisca pia,
                                                         O pisco vigia;
                                                         Ai que sensação,
                                                         Quando lhe mexia!
                                                         Já tinha penugem,
                                                         Estava quentinho;
                                                         Lindo passarinho,
                                                         Tão rechonchudinho.

                                                    Lá no fundo do quintal,
                                                    No recanto da barroca;
                                                    Para dar ao passarinho,
                                                    Andava o pisco à minhoca!
                                                    Nesse quintal da vizinha,
                                                    Um minhoqueiro havia;
                                                    E de lá vinha`ó sustento
                                                    Que o passarinho comia
                                       
                                                    Deixei passar alguns dias
                                                    Descuidei-me um bocadinho;
                                                    Procurei-o com cuidado,
                                                    Mas não vi o passarinho!
                                                    Espreitei pelas bordinhas,
                                                    Lá no ribeiro à tardinha
                                                    Chorei e fui consolado
                                                    C`o consolo da vizinha.
   
      É pois com muito consolo que termino a etapa de hoje, para amanhã, ainda não tenho pista

      O santo de hoje é:São Pio V, Papa e Confessor
      ( + Roma, 1572) "Nascido no norte da Itália, ingressou aos 14 anos na Ordem Dominicana e fez uma brilhante carreira eclesiástica, como bispo, cardeal, inquisidor-mor e por fim Papa. Teve um pontificado breve, mas extremamente fecundo. Aplicou as decisões do Concílio de Trento, estabeleceu o texto oficial da Santa Missa e do Ofício Divino, foi responsável pela publicação do Catecismo Romano e ordenou o ensino da Teologia tomista nas universidades. Sua principal obra foi a convocação de uma cruzada contra o perigo muçulmano. Conseguiu a duros esforços coordenar os interesses de potências católicas e leva-las à vitória de Lepanto em 157".

      Oração: - Especialmente dedicada a este santo não conheço, encontrei oração dedicada ao São Pio de Pietrelcina, (Padre Pio)  não é o mesmo.
                                                   
                                                    

 


Sem comentários:

Enviar um comentário