quarta-feira, 26 de abril de 2017

Etapa 304- recordação f) - 3º excerto - fidalgaria da Granja

      Como prometi, cá estou de regresso para nova corrida, transportando para mais além o memorial  que vim recolhendo e, não sendo coisa minha, com o devido respeito, coloco à disposição de quem se interessar, o seguinte excerto de um importante texto:

      Na voz do povo - A voz de todos «o padre Justino Lopes», escreveu e publicou o seguinte:
      «NESPEREIRA E A REPÚBLICA»
      "Algum tempo depois de estar em Nespereira, o Ti Zé Gordo da Portela convidou-me a acompanhá-lo à Quinta de Mosteirô, em Sande, Marco de Canavezes, para visitar o senhor João de Deus Amaral Semblano, dono da Quinta da Granja de Nespereira. Depois de almoçados, mostrou-me, entre lágrimas, uma relíquia embrulhada num pano de linho: era uma bandeira miguelista, salpicada de nódoas de sangue, já envelhecido e disse-me: era do meu visavô, Luís do Amaral Semblano, Capitão-mor de Nespereira, assassinado a tiro de arcabuz, a 5 de Maio de 1847, quando se dirigia para Tarouquela. Ele tinha muitos inimigos não só por ser miguelista ferrenho e, agora, ligado `Junta do Porto, nascida do movimento da Patuleia, mas também por ser acusado de ter mandado prender muitos liberais, entre eles dois padres de Vila Chã, os padres António Caetano e José Pinheiro quando tentavam juntar-se às tropas de D. Pedro, desembarcadas no Mindelo. Conduzidos a Viseu, foram condenados à morte por fuzilamento. (cfr. Gonçalves da Costa in "Lutas Liberais e Miguelistas em Lamego"). Os Amarais Semblanos e com eles, gente da sua influência, sempre foram avessos às ideias vindas da Revolução Francesa. Por isso as combateram ferozmente.

      Depois da Revolução Setembrista de 1836, começaram a fermentar as ideias republicanas. O escritor e jornalista, José Félix Henriques Nogueira, com a colaboração do poeta, Lopes de Mendonça, (autor da letra `A Portuguesa´, o General Sousa Brandão e outros, fundaram o Partido Republicano - `A República´,- foi fundado em 1846 durante a Revolta da Maria da Fonte e do movimento da esquerda liberal denominado `Patuleia´. O filósofo  poeta, Antero de Quental e o poeta João de Deus concorreram às eleições de 1870 pelo Partido Republicano Democrático. Seis anos depois, foi criado o `Directório Republicano Democrático´ que conseguiu eleger deputado Rodrigues de Freitas. Em 1908 mataram o rei e o príncipe herdeiro e, em 5 de Outubro de 1910, vinga a Revolução Republicana que:
      Procura destruir a Igreja para destruir  monarquia. Proíbe o uso das vestes talares, acaba com os Dias Santos, promulga leis anti-familiares, usurpa os bens da Igreja, exila os bispos, corta as relações diplomáticas com o Vaticano e promete acaba com  religião católica no espaço duma geração. E, para terem a aprovação popular, restringem o voto só ao cidadão masculino que soubesse ler e escrever. Como 80 % dos portugueses eram analfabetos, só a elite republicana podia votar.

      Com isto, o padre Justino Lopes  já nos forneceu bastantes  razões para meditação, vamo-nos entretendo hoje com isto, porque amanhã há mais.

      O santo de hoje é: Nossa Senhora do Bom Conselho. "Esta invocação, incluída na Ladainha Lauretana, é muito antiga. Na Idade Média, num santuário situado em Scutari, na Albânia, venerava-se um afresco milagroso de Nossa Senhora do Bom Conselho. Em 1467, quando os turcos maometanos estavam dominando a Albânia da parede e o transportaram pelos ares até a cidade de Genazzano, próxima a Roma. Ali permanece hà mais de 500 anos, sendo objecto de grande devoção e ocasião de inúmeros milagres".

      Oração: - Gloriosissima Virgem Maria, escolhida pelo eterno Conselho pra Mãe do Verbo Humano, tesoureira das divinas graças e advogada dos pecadores, eu, o mais digno dos vossos servos, a vós recorro para que me sejais guia e conselheira neste vale de lágrimas.
      Alcançai-me, pelo preciosíssimo sangue de vosso Filho, o perdão dos meus pecados, a salvação de minha alma e os meios necessários para obtê-la. Alcançai também para a Santa Igreja o triunfo sobre os seus inimigos e a propagação do reino de Jesus Cristo em todo o mundo. Assim seja.


      

Sem comentários:

Enviar um comentário