quinta-feira, 27 de abril de 2017

Etapa 305 - recordação f) - 4º. excerto - Fidalgaria da Granja

      Nova etapa, nova corrida e como o tempo passa! Ao terminar a etapa de ontem, repito o final daquele parágrafo, que dizia o seguinte: Como 80% dos portugueses eram analfabetos, só a elite republicana podia votar. ( e prosseguia o Padre Justino):

      "As tentativas para restaurar a Monarquia eram frequentes, chegando a criar-se a Junta Governativa do Reino (Monarquia do Norte ou reino da Traulitânia) presidida por Paiva Couceiro. Em Nespereira, é criada a "Junta Monárquica" da qual fazem parte, os fidalgos da Granja - família Amaral Semblano, o Abade Joaquim Mendes de Araújo, e outros que lutam pelo êxito da Monarquia. Acusam-nos, até, de pertencerem ao grupo que dinamitou a ponte de Mosteirô.

      O Ricardo Soares, proprietário do Café Clube, fez-me chegar às mãos a convocação da "Junta Monárquica de Nespereira" incerta no jornal "A Tribuna" de 28 de Maio de 1920 que transcrevo:

POVO DE NESPEREIRA
      É preciso que manifesteis estrondosamente a vossa alegria por ter raiado, depois de 8 negros nos de terror demagógico, o dia feliz da vossa libertação. 
      O país inteiro, d norte a sul, saúda hoje a nossa linda bandeira AZUL E BRANCA.

      A Republica é hoje um cadáver putrefacto!
      A Maçonaria está esmagada!
      Acabou o Registo Civil!
      Foram reconhecidos os direitos de Deus!
      Os bens da Igreja são-lhe restituídos!
      A Religião Católica é a Religião do Estado!

POVO
       Uma grande manifestação de santo regozijo se realiza no próximo Domingo, logo após a Missa do dia, em Santa Marinha, acompanhada de Música e fogo.

      Atravessará o Passal, do qual tomaremos posse, em direcção por Pereira à Estrada nova, seguindo ao longo d`ela até Carvalhais e terminando na Feira

      Não chegam, talvez, a meia dúzia de dementados que, na freguesia, estão pesarosos pelo feliz advento  da MONARCHIA, que tão grande nos tornou no passado!

      Não emparceireis com elles.

      Vinde todos agradecer a Deus e conjuntamente mostrar a vossa alegria

      A JUNTA MONARCHICA DE NESPEREIRA
       A Monarquia do Norte durou pouco tempo e o pobre Abade Araújo teve de andar a monte. Vinha a Santa Marinha, celebrar a Santa Missa enquanto os populares velavam pela sua segurança.
      O Abade Joaquim Mendes de Araújo (tio-avô do maestro Pereira Pinto) faleceu no Porto, em 1933,  está sepultado no Cemitério do Prado do Repouso."
      Este artigo que, sem o procurar, me pareceu, é para mim uma relíquia, é a prova documental da valentia do povo de Nespereira, mas, comparando Nespereira de então com a Nespereira de agora,  será que Nespereira está ser vítima da resistência, força e determinação que demonstrou? aquele povo que sofreu castigos e que foi oprimido, será que o berço dos seus descendentes não merece ser restaurado? É um apelo e é uma necessidade  aliviar as correias do jugo e reclamem por melhores e mais rápidos acessos às grandes vias. Com melhores acessibilidades as distâncias não assustam.
      Acabo de cortar meta do final da etapa, o prémio, gostava de o repartir com os meus amigos, digam-me se gostaram.
      O santo de hoje é: Santa Zita, Virgem
      ( + Luca, 1278) "Foi durante 40 anos criada de uma família nobre na cidade italiana de Luca. Distribuía aos pobres o pouco que lhe sobrava do salário recebido. Sua santidade foi reconhecida ainda em vida,  confirmada por grande número de milagres. É padroeira das empregadas domésticas e patrona de Luca".
      Oração: -  Não conheço.
      


Sem comentários:

Enviar um comentário