quinta-feira, 13 de abril de 2017

Etapa 291 - Vai com Deus, ou, fica bem, diziamos após cumprimentos de despedida

      No final da etapa de ontem prometi que voltar o local à mesma linha da meta onde aquela etapa terminou, afim de, ali colocado dar início a esta.

      Notícia acabada de receber neste preciso momento, são 11 horas e 15 minutos, morreu a mulher do meu primo Manuel, daquele meu primo que no dia 5 de Agosto do ano 1952 me foi esperar ao comboio quando pela primeira vez cheguei a Aveiro. Como tudo se altera tão depressa e tão rápido, já a etapa de hoje vai ter o seu percurso alterado, acabo mesmo de o alterar, não se sabe ainda o dia e a hora do funeral, pelo que, há que estar atento e solidário com a sua filha Bela, com a neta Márcia e com sua bisneta Edna. É para elas a perda de uma pessoa muito querida, mas estando aquela senhora acometida de grave doença, sem cura e sem transmitir sinais, nem sequer sabia que estava no mundo, Deus compadeceu-se, aquele corpo já não servia para morada da sua alma, retirou-a e levou-a para si.
      Aquela senhora, Ascenção Vieira Marinho, minha prima por afinidade, vitimada pela doença do Alzheimer, que lhe causou incapacidade total, provocou ao meu primo (Manuel Soares Cardoso) muito sofrimento, cuidados e preocupações, impossibilitado de a poder ter em casa, internou-a num lar e viu a consumirem-se depressa todas as suas economias. As suas preocupações foram tantas que não teve forças para as suportar, essa causa, aliada a outras, deram cabo de si. Há casos que eu acompanhei e que me desagradaram, não os divulgo, mas verifiquei que na administração de algumas instituições estão pessoas insensíveis.

      Um dia, sem contar e sem preparação, despedi-me do meu primo, e disse-lhe: VAI COM DEUS.

      Foi no dia 30 de Agosto do ano de 2015 que eu fui visitar o meu primo, encontrei-o muito doente  e em grande sofrimento, estava no seu leito, rodeado por sua filha, por sua neta, por sua bisneta e também por seu genro que o vigiava e lhe prestava cuidados com muito carinho. Vi que meu primo sofria de um mal não identificado ou, por opção, não comunicado à família. No entanto, os familiares tinham conhecimento que o mal era galopante e que o seu fim estava próximo. No dia seguinte, dia 31, estive eu no meu escritório a registar algumas ocorrências do dia anterior, entre as quais esta, quando, pelas 14 horas, fui surpreendido com  notícia do seu falecimento. A este meu admirado primo e grande amigo, rendo-lhe homenagem e dedico-lhe o meu pensamento. A ele vai agora juntar-se a sua esposa e eu regozijo-me de ter sido testemunha daquele tão grande e sincero amor. Naquele mesmo dia, para mim, um dia de dor e de saudade, por instinto, meus dedos desfolharam um pequeno livrinho de temas litúrgicos, pararam em determinada página, página que eu olhei, li e pensei: vou adaptar a isto uma introdução e no silêncio, vou cantar isto para ti, meu amigo e querido primo; ei-lo:

                                      Manuel, tu és um homem perfeito,
                                      Tu já tens tudo feito,
                                      E tens conta no Céu;
                                      Segue aquele que te ama,
                                      Que agora te chama,
                                      E então vai com Deus
                                     "Não é pecado ser rico;
                                     pecado é ser rico e escravo dos bens.
                                     não é vergonha ser pobre;
                                     vergonha é ser pobre e odiar quem tem bens.
                                     um moço rico indagou;
                                     mas que devo eu fazer para entrar no teu Céu?
                                     Cristo Jesus o fitou,
                                     A verdade ensinou, falou-lhe de Deus.
                                     Não deves matar nem roubar,
                                     nem mentir, enganar, defraudar p`ra viver.
                                     respeita teu pai, tua mãe,
                                     o adultério evita, e o Céu hás-de ter,
                                     ele ficou bem feliz,
                                     grantira seu Céu, era um nobre rapaz,
                                     Jesus o fitou com amor ,
                                     e um preceito lhe deu, se quisesse algo mais.

                                     O jovem se desiludiu,
                                     pois bastava-lhe o Céu,
                                     não queria algo mais,
                                    queria ser bom, não perfeito,
                                    pode até ser defeito,
                                    ter dinheiro de mais.

      Aos amigos, em especial nespereirenses, informo que meu primo era filho da Emília  do Formiga, e da Ti Deolinda Soares, da Feira, e seu pai era Abel Cardoso.

      O santo de hoje é: Santo Hermenegildo, Mártir
      ( + Sevilha, 586) "Príncipe herdeiro do reino visigótico, combateu com armas na mão o arianismo, religião oficial do Estado. Foi excluído da sucessão e decapitado por ordem de seu pai, o rei Leovigildo, que professava fanaticamente a heresia". 

      Oração, não conheço.
                                   
                                 







     

Sem comentários:

Enviar um comentário