sábado, 22 de abril de 2017

Etapa 300 - 2º excerto da recordação e), com José Ferreira Balseiro (Zé Laura)

      Colocado no ponto final da etapa de ontem, onde eu, como atleta e repórter me referi ao Zé e disse que ele foi e ser-nos-à lá, ou onde quer que esteja, sempre prestável,  vejamos:

      O Senhor chamou-o e ele foi, mas estava e ainda está integrado, na ainda actual Comissão da Capela, participou na recolha de fundos que se fez no porta-a-porta. Foi ele que, no seu cantão, praticamente só, num cantão que é particularmente difícil, onde os dinâmicos administradores do vizinho lugar de Quintans  se infiltram, com o fim de cativar simpatias, adeptos  e participações para as suas actividades. Mas ele, o Zé , não podia, em tudo, ser diferente das outras pessoas, para tudo há limites, e, quando tentamos esquecer comportamentos de outrem que nos causam desagrado, não reconhecendo o valor nem a motivação que nos leva ao desempenho das várias incumbências, , aparece sempre algum motivo ou alguém que nos vem lembrar as injustiças.

      Assim, no dia 15 de Março do no de 2005, na reunião que decorria na capela, eu referi com realce alguns dos serviços por ele prestados, ele, o senhor Zé Laura, aproveitou a oportunidade e disse: (são palavras suas): "anteontem, dia 13,  um casal meu amigo foi visitar-me, e em minha casa, num diálogo amistoso e de cortesia, esse casal meu amigo, enumerou e fez-me lembrar alguns dos muitos trabalhos que eu prestei à comunidade, trabalhos esses, que nunca ninguém os viu reconhecidos publicamente, mas isso não me aborrece, nem isso é razão para me desmotivar, no entanto, eu gostaria e toda a gente gosta de um gesto de reconhecimento e de simpatia".

      Posto isto, em meu nome, e poderei mesmo dizer: em nome da Comissão, peço ao senhor José Ferreira Balseiro que aceite nosso pedido de desculpas, que nos escute e que, onde está, rogue a Deus por nós e por tudo o que possa ser bom e melhor para a nossa (sua) terra. O exemplo que este senhor deixou, já herdado pelos seus filhos vai ser transmitido aos seus netos. Para nós, para os nossos e para todos que, por esta via venham a conhecer o Zé Laura, estudem as lições que ele nos deixou marcadas, para que, quando com ele nos encontrarmos, ele nos considere aptos e nos aceite na grande Orquestra Celeste.

      Reconhecendo eu que, desde 1978 venho tendo parte activa nos conselhos da Igreja local, sinto, em certo ponto, algumas culpas. Então, por minha culpa, por minha tão grande culpa, dedico-te grande Zé a seguinte confissão:
                                 
                                                    Ficará sempre esta culpa,
                                                    Junto a mim agarradinha;
                                                    Vou pensar a vida inteira,
                                                    Olhai que cabeça a minha.

                                                    Este mundo é mesmo assim,
                                                    É cheio de ratoeiras;
                                                    Não há ninguém que na vida,
                                                    Nunca tenha feito asneiras.

                                                    Sabes dar conforto aos tristes,,
                                                    Para todos tu tens calma;
                                                    Tudo a Deus oferecestes,
                                                    Para bem da tua alma

                                                    Foste alegre e sorridente,
                                                    Deste sempre uma gracinha:
                                                    Sinto-me triste... tão triste,
                                                    Mas ninguém o adivinha.

                                                         Amanhã, se Deus quiser, revelo a minha tristeza. até amanhã.

      O santo de hoje é: São Sotero, Papa e Mártir
      ( + 175) "Napolitano de origem, foi eleito Papa em 161, substituindo o Santo Aniceto. Depois de um pontificado fecundo em que manifestou zelo e compaixão pelos pobres, teve a glória de derramar seu sangue por Nosso Senhor Jesus Cristo, durante a perseguição de Marco Aurélio".

      Oração:- Senhor, por intercessão de São Sotero, Vos peço as graças que me são necessárias para que possa alcançar as virtudes cristãs em busca da santidade. Amém.





Sem comentários:

Enviar um comentário