segunda-feira, 10 de abril de 2017

Etapa 288 - Recordação a) eu e o Octávio, em 1956

      Na etapa de hoje vou-me distanciar no tempo e percorrer uma pista de encontros e desencontros, que para mim, pouco significaram, mas aconteceu:
      Era eu rapaz e moço de Manuel dos Santos Vieira (Felício) e de sua esposa, Dª. Cândida Ferreira Ramos, pais de 4 filhos, família que me recebeu e me integrou e onde havia uma relação de muito respeito, de bem-querer e de muita amizade. Cá, neste lugar, adquiri o direito a considerar-me desta terra e ao mesmo tempo, passei também  fazer parte activa daquela família. Os seus filhos, José, Octávio, Avelino e Agostinho, tratavam-me como se eu fosse mais um dos seus irmãos, gémeo com o José, pois somos do mesmo ano.

      Decorria o no de 1956 ,tinha eu 19 anos e num festa neste nosso lugar, em honra de Nossa Senhora da Conceição, eu e o Octávio, dávamos uma volta pelo arraial, cruzei olhares com duas raparigas que se mostraram receptivas, levei comigo o Octávio e entramos em diálogo, o momento foi óptimo, pois ficamos com elas, juntos demos mais umas voltas ao arraial, fomos acompanha-las a  casa, moravam em Verdemilho, dei preferência de escolha ao Octávio e ele escolheu, escolheu bem, escolheu ali a mulher da sua vida, a mulher com quem casou, com quem constituiu família, com quem vive e é feliz.

      Nesse dia, chegados a casa, logo o Octávio contou à mãe a sua primeira ventura de ter arranjado uma namorada e a mãe, que se preocupava com o filho e comigo próprio, quis saber quem eram e de onde, escutou-nos, meditou e falou-nos: a mim, recomendou-me juízo, porque sabia dos meus compromissos com outrem. Ao filho Octávio, o conselho foi diferente, foi um conselho de mãe ao filho e uma chamada de atenção para a responsabilidade que cada um deve ter para com o outro, cujas palavras eu as tenho gravadas em memória, não me iria sentir bem se aqui as reproduzisse. Foi também naquele momento, mas com expressões e em tom de brincadeira que ela nos disse:

     Olhem que as raparigas de Verdemilho são muito vaidosas, ao ouvir isto eu fiquei com curiosidade e quis saber mais. Pedi-lhe que se explicasse e ela, naquele bate papo disse: "eu sempre ouvi dizer que as raparigas da nossa freguesia gozam dos seguintes predicativos:  

      As do lugar de Aradas são;................  Intelectuais
      As do lugar do Bonsucesso;................Altivas
      As do lugar da Quinta do Picado são;  Laboriosas
      As do lugar de Verdemilho são;.........  Vaidosas
      Quando isto aconteceu a minha escolha já estava feita, eu já tinha escolhido e escolhi livremente o amor que me encantou. Quem me conhece e sabe da escolha que fiz, reconhece que a mulher por quem me enamorei e que escolhi para minha esposa, a Carminda Simões, foi o melhor que me poderia ter acontecido, seu nome é pequeno, é uma mulher de estatura média mas com um coração muito grande, que fabulosa mulher eu arranjei para ser mãe das minhas filhas. Ela não se derrete em açúcar, porque se assim fosse, eu nem lhe poderia tocar e seriamos um casal doente e com maus hábitos. Se para se ter saúde é necessário ter regras, para haver felicidade no lar e na família, há em tudo uma semelhança. Tive azares físicos e financeiros mas também tenho sido compensado. Já fui pedinte e se solicitado para alguma causa justa, até poderei voltar a ser, mas para mim, eu pedir, ainda não foi necessário, embora eu saiba que para mim, para viúvas e para outros meus companheiros do acidente, outra boa gente deste lugar o tenha feito.

      Na nossa casa temos um jardim bem digno de se ver e entre outras plantas há quatro roseiras, só rogo a Deus que não sejam atacadas por algum vírus ou doença contagiosa que lhes estrague toda a beleza e o agradável perfume.  - Até amanhã.

      O santo de hoje é: Santos Terêncio e 39 companheiros, Mártires
      ( + Cartago, 250) "Durante a perseguição do Imperador Décio, sofreram tormentos cruéis e foram, afinal, degolados, por se terem recusado a sacrificar os ídolos.

      Oração: - Todo-Poderoso e eterno Deus, que no Beato Inácio e seus companheiros permitis que veneremos numa só solenidade as palmas de 40 mártires, concedei-nos propício que possamos imitar a invencível constância na fé desta falange de mártires cuja glória no céu jubilosos contemplamos por Cristo Nosso Senhor. Assim seja.



     



Sem comentários:

Enviar um comentário