terça-feira, 25 de abril de 2017

Etapa 303 - recordação f)) 2º excerto - fidalgaria da Granja

      Como disse, cá estou hoje para iniciar nova etapa numa pista onde já dei alguns tropeções, esmurrei joelhos, o nariz e até´as unhas dos dedos do pés, nesse tempo tinha 2,

      Assim, colocado na linha, parti legalmente levando em mente o professor e maestro Joaquim Araújo Pereira Pinto, (sobrinho do seu tio-avô, o Abade Joaquim Mendes Araújo), que na sua estadia cá, em Ílhavo, contratado por Belmiro de Azevedo, geriu a insolvência da Smída. Foi regente do Coro Polifónico da Vera Cruz, em Aveiro, organizou, preparou e dirigiu o Grupo Litúrgico da Igreja de Ílhavo que abrilhantou solenemente  missa de ordenação do Padre Martins, onde teve, no órgão o reverendo Padre Joaquim Vaz Redondo, e no Clarinete, a Ana Paula, minha filha.

      Também na sua passagem por cá, presenteou o nosso lugar com os seus dotes, aproximava-se a festa em honra de Nossa Senhora do Livramento, bastaram-lhe 2 semanas para pôr o nosso grupo coral a cantar a 4 vozes. Nesse tempo havia no nosso lugar pessoas muito capazes. Lembro; os dois irmãos Mais, (Ângelo e Álvaro), o Alberto Tim Tim, os irmãos Lauras, (Manuel e José), os 3 irmãos Silveiras, (Eduardo, Carlos e Mário), o Fernando Sousa e muitas senhoras dotadas de boas vozes, disciplinadas e com muito boa vontade, que na missa da festa, encantaram tudo e todos. Eu, entre todos, era aquele que o maestro bem conhecia, com quem ele tinha confiança e que estava à sua disposição para ser usado. Desta maneira, eu fui o seu alvo, fui o seu bombo, fui e porquê? é que,"quem fala com Tomé, com todos é", se ralhava, era comigo, se tinha que corrigir, era a mim, mas quando tinha motivos para dar louvores e palavras de satisfação, ai sim... os seus gestos e os seus olhares eram muito bem distribuídos. Grande Senhor! Grandes Homens Nespereira produziu, ou da sua gérmen derivam, andam por aí, pelo mundo a criar riqueza, a prestigiar Portugal e a contribui para o bem comum de toda a gente.

      Numa busca de pesquisas que fiz em determinado dia, por sorte, encontrei-me com o reverendo Justino Lopes, sem sua licença, vi e li o seu texto na "VOZ DO POVO", e declaro que é um tema que muito me sensibiliza, fala de João de Deus Amaral Semblano, senhor que era irmão do meu padrinho, (José Maria Amaral Semblano), era um senhor, senhor e dono da Quinta da Granja, onde meus avós foram caseiros e onde com eles eu vivi desde os meus 9 meses aos meus 11 anos. A casa da Quinta, que foi habitada por nós, contígua a uma dependência reservada ao patrão, (senhor João de Deus Amaral Semblano e sua mulher, que tinham residência habitual em Além-Douro, mas que, usavam e se serviam desta dependência sempre que vinha a Nespereira.

      Havia nesse meu tempo de catraio, e ainda há, na Granja a Capela de São Vicente, quanto a mim, aquela Capela foi em tempos idos, pertença da Igreja e que, quando o Clero foi perseguido e lhe foram confiscados os bens, junto a outros confiscados à nossa Igreja e a todas, a dita Capela também o terá sido, e quando da restituição de alguns desses bens, os representantes da Igreja não se terão lembrado de a reclamar, ficando assim por ali, como que abandonada. Era a Ti Lucina, a governanta do meu padrinho que tinha a chave, que a zelava e em certos dias lhe abria a porta, cheguei a pnsar que fosse pertença sua. Agora, eu gostava que  Igreja assumi-se e reclama-se a posse daquela Capela, que quanto a mim, considero que é património histórico e cultural. Se a Igreja não quer, então que seja a Junta da freguesia a intervir, para a conservar, e para resguardar aquele bem do vandalismo. Está em espaço de domínio público, aquele largo foi e poderá voltar a ser o salão de visitas da Fidalgaria, ali já não há fidalgos, mas a freguesia é fértil. Até amanhã.

      O santo de hoje é: São Marcos Evangelista, Bispo e Mártir
      ( + Egito, 86) "Foi discípulo de São Pedro, acompanhou durante algum tempo o Apóstolo São Paulo, depois redigiu o segundo Evangelho e pregou no Egito, onde alcançou a palma do martírio.

      Oração: -  Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a seu discípulo Marcos a graça do apostolado cristão e a narração do seu Santo Evangelho. São Marcos rogue por nós, para que sejamos iluminados pela força do Evangelho. Deus Eterno e Todo Poderoso, nós vos pedimos as bênçãos e graças necessárias, para a nossa Salvação, pela intercessão poderosíssima do Evangelho São Marcos.
      Por isto vos pedimos Pai Celeste em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Que assim seja.

     

Sem comentários:

Enviar um comentário