terça-feira, 18 de abril de 2017

Etapa 296 - A minha Páscoa de 2017 foi em Nespereira

      A etapa de hoje vai ser para compensar alguns dos exageros praticados por descuido ou gula e a nossa saúde, que vencidos, a prejudicamos com os excessos das amêndoas, e de outras iguarias a que, as tradições gastronómicas nos afeiçoaram.
     
      Nespereira vista de relance e de alguns locais de boa miragem é terra de grandes encantos, a sua paisagem é deslumbrante. Depois, vista por dentro e ao pormenor, à descoberta de segredos e de tesouros encantados, as opiniões tendem para sentido inverso, os segredos são desmotivadores, os tesouros estão de tal modo camuflados que não se avistam, parece um jardim, não digo mal tratado desprezado, mas digo desprezado e um Homem só, mesmo sendo ele bom presidente e mesmo estando ele rodeado de bons elementos, todos, constituem uma pequena equipa que, sendo também carente de recursos, demonstram com obra feita a sua grande valia.

      Assim, comparando esse jardim, que é Nespereira, a qualquer outro que, sendo mal tratado ou desprezado, que entre os seus canteiros não hajam corredores espaçosos, por onde circule o ar e as plantas respirem, até mesmo, se deixarem que as roseiras cresçam desordenadas, os seus espinhos arranham tudo e todos.

      Nespereira carece de uma referência válida e esclarecedora, sei que estou a falar de Nespereira, da minha Nespereira, (Cinfães), mas quem lê e não me conhece, não sabe a qual Nespereira me refiro, será de Guimarães, de Viseu, de Lousada, de Gouveia, ou de qual? senhores, pensem nisso, dêem à nossa Nespereira uma referência promocional, que eleve, que divulgue e identifique. 
 
      Como o título indica, passei a Páscoa deste ano em Nespereira, rodeado das filhas, do meu irmão, de mais família e amigos, fomos 20 pessoas, todos à mesma mesa, o vinho desanuviado foi o da nossa lavra, dos Paúlos e de produção familiar. Saciado com um excelente almoço, enquanto uns repousavam, eu ausentei-me e fui visitar o meu primo Zé, em Pereira. Procurei também o meu primo Manuel, no seu local de ocupação, nas bombas em São Brás, ele não estava, mas a sorte, que algumas vezes também me acompanha, compensou-me, pois conheci o seu filho Joel e sua nora Rosário, foi para mim um encontro feliz, despedi-me deles com a esperança de ter ali encontrado um casal que se entende bem, que cooperam e se respeitam, dois amigos de quem quero ser e ter, que me conquistaram e que eu estimo.

      Em toda esta felicidade que me envolveu houve um senão, esse foi que por motivos alheios, fiquei incomunicável pelo telemóvel, soube ontem, já cá em Aveiro que pessoas me tinham ligado e que eu não soube, entre elas, O amigo que eu não mereço, o Senhor Mário Durval, e dos Estados Unidos, a minha filha Ana Paula.

      Destes encontros e desencontros, nem tudo pode ser medido com a mesma intensidade, há sempre um misto de alegrias e de tristezas, ontem, logo pela manhã, com  ajuda de meu irmão, fizemos tratamento a algumas fruteiras, regamos algumas coisas que nos pareciam estar carentes, almocei mais cedo,  fim de eu, mais  minha esposa, podermos estar presentes no funeral da viuva de meu primo, (Manuel Soares Cardoso), que foi às 16 horas, na Igreja da Costa do Valado, de onde, o corpo saiu em cortejo fúnebre para o cemitério da Vila de Oliveirinha. Este momento foi de encontro com todos os de corpo e alma, mas, para mim, com aquele corpo, que já não era um ser completo, (corpo e alma), é o desencontro. No próximo dia 28 - sexta-feira, será missa do 7º. dia, eu vou, mas sei que não a vejo. Será que transmiti algo de útil? será que vale a pena reflectir?, cada um que avalie.
  
      O santo de hoje é: Santo Apolónio, o Apologeta, Mártir
      ( + Roma, 185) "Era senador romano e gozava de grande prestígio, não só por sua elevada condição social mas também por sua cultura excepcional, pelos dotes de eloquência e pela distinção de maneiras. Converteu-se à Religião católica e iniciou um intenso e eficaz trabalho de apostolado junto às elites romanas. Denunciado às autoridades como cristão, aproveitou-se das suas condições especiais que lhe garantiam o direito de ser julgado pelo Senado, e ali desenvolveu uma longa e completa defesa do Cristianismo contra as falsas  acusações de que era objecto e declarando estar pronto a morrer por Nosso Senhor. Foi efectivamente condenado à morte e decapitado. No momento extrema fez ainda uma ultima profissão de fé. Sua morte teve, como é compreensível,  enorme repercussão no Império e contribuiu muito para abalar o decadente paganismo".
 
      Oração: - Senhor Jesus, fazei-me compreender minha missão, recuperar a alegria e a esperança no coração de quem a perdeu de se encontrar contigo. Amém.
 
      

     



     

Sem comentários:

Enviar um comentário