quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Etapa 129 - Fiéis defuntos

      Mais um dia feliz, muito ocupado, que nem tempo tive para ir ao café, tomar uma bica e cavaquear um pouco com os amigos. Sem caminhada, mas em movimentações lentas e a passo de caracol, as horas vão-se passando, as pernas sentem fadigas, mas a mente, a mente, quando as coisas correm bem e há harmonia no lar e na família, não há perturbações, está fresca como quando me levantei.

      Hoje, pelas 15 horas, porque tinha acabado de receber uma proposta duma casa especializada no restauro e conservação de Imagens de culto, proposta essa para fazer tratamento de conservação e restauro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, restauro que a ser feito, será pago com fundos angariados pela Comissão de Festas 1915/1916, utilizando-se para o efeito a saldo positivo verificado após o apuramento das contas. Para fazer entrega dessa proposta / orçamento, e estando presentes o Juíz da festa, (Manuel Marcelino), O Pároco, (reverendo padre Paulo Cruz,) e eu próprio, entreguei a referida proposta ao senhor Padre e porque eu tinha um assunto pendente e uma outra pessoa à minha espera, tive que os deixar. Eles os dois, ficaram apreciar a mesma e prometeram-me que iam, no imediato, tomam uma decisão.

      Neste momento, o computador está a dizer-me que são 17,05 horas, o Padre Paulo teve o cuidado de me lembrar que temos Missa dos Fieis Defuntos às 18,00 horas, disse-me para estar lá uns 15 minutos antes para recordar os cânticos, razão pela qual terei que interromper esta reportagem e, se tudo correr como espero, voltarei aqui.
      Eu disse; voltarei aqui e cá estou para vos dizer que as almas dos fieis defuntos, que por serem fieis a Deus, à sua lei e aos seus preceitos, no cântico de entrada, eles disseram pela voz dos cantores, o seguinte:Eu vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do Céu, de junto de Deus, qual esposa adornada, qual esposa adornada, para seu esposo.
      E no Salmo, as mesmas almas, pela voz do salmista, entoaram:  O Senhor é minha luz e minha salvação
      E, mais adiante, toda a Assembleia cantava em coro: Os justos viverão eternamente, e a sua recompensa está no Senhor. Ainda mais adiante, o Senhor convida a todos para o banquete, pondo à disposição de todos o alimento que ele nos dá, e convida: Vinde a Mim, vós todos os que andais fatigados, e eu vos aliviarei.

      O santo de hoje é: - Fiéis Defuntos: "Depois de ter celebrado, no dia 1º. deste mês, seus filhos admitidos à Glória eterna, a Igreja, mãe compassiva e misericordiosa, recorda hoje aqueles que já salvaram suas almas mas ainda não puderam entrar no Paraíso, por estarem-se purificando no Purgatório. Ela incentiva os fiéis a rezarem por essas almas padecentes e abre com liberalidade, em benefício delas, os tesouros de suas indulgências".

      Oração: - Deus Pai de misericórdia, escutai benignamente as nossas orações, para que, ao confessarmos a fé na ressurreição do Vosso Filho, se confirme em nós a esperança da ressurreição dos vossos servos. Por Nosso Senhor, Amém.


Sem comentários:

Enviar um comentário