domingo, 6 de novembro de 2016

Etapa 133 - Comemorações dos 180 anos da Junta de Freguesia de Aradas

      A Etapa de hoje teve início logo pela manhã, bem cedo , com a higiene matinal, e porque hoje é domingo, e ao domingo, eu e minha esposa, uma das primeiras tarefas, é ir à Missa, e é na missa que, tomando parte activa e beneficiando do banquete do Senhor, quebramos o nosso jejum.

      Também hoje, a convite da actual Direcção da Escola de Música - Banda de Música da Quinta do Picado, vou estar presente nas comemorações dos 180 anos, que celebra a Junta de Freguesia de Arada, neste dia.

      Fui convidado e vou estar presente, porquê? porque a Escola de Música da Quinta do Picado - Banda da Escola de Música da Quinta do Picado, vai, nesta cerimónia comemorativa, ser homenageada com a Medalha de Honrada Freguesia de Aradas, a par com outra  associação, «o Futebol Clube do Bonsucesso», e o ilustre Aradense, «o Doutor Gilberto Madaíl». Eu, que escudei sempre o meu nome, mas porque, os três principais fundadores da Escola de Música,, de quem, com justiça se fala, os quais deram seus nomes, mas que, nunca deliberaram nem avançaram a tratar de assuntos oficiais sem que eu estivesse presente ou me tivesse pronunciado. Agora, eles que foram chamados para dar lições de música aos Anjinhos no reino do Céu,  de quem, cá, neste lugar que foi quinta, que foi a quinta de um senhor Bartolomeu Afonso Picado, a quem eles se foram juntar, resto eu para os representar. Reconheço que nesta festa não faço falta alguma, pois cabe ao nosso actual presidente da Direcção, « Eng. Victor Silva», receber a referida Medalha. Mas porque foi ele, o senhor eng. Victor Silva quem me convidou , sinto-me agradecido e muito honrado.

      É certo que, quando a actual Direcção quer saber algo da história inicial, para além do que está escrito e documentado, consultam-me, porque, daquele quarteto, só existo eu, e sendo apenas eu, não tenho como fazer-me substituí. 

      Do que se passar, e se eu julgar haver interesse, na próxima oportunidade, eu conto.

      O santo de hoje é: Beato Nuno Alves Pereira, Confessor
      ( + Lisboa, 1431) "Contestável do Reino de Portugal, venceu brilhantemente os castelhanos nas batalhas de Atoleiros, Aljubarrota e Valverde, assegurando assim à nação lusa a independência e a fidelidade ao verdadeiro Papa. Rico e poderoso, tinha o senhorio de aproximadamente um terço do território português, mas a tudo renunciou por amor a Deus, ingressando como irmão leigo no Mosteiro do Carmo de Lisboa, que ele mesmo edificara, e adotando o nome religiosa de  de Frei Nuno de Santa Maria. Sua espada sempre invicta, que tinha gravada na lâmina o santo nome de Maria, foi depositada no altar, nas mãos do Profeta Elias, fundador da Ordem carmelita. Uma filha do Santo Condestável casou com D. Afonso, filho do rei D. João I de Portugal. Desse casal procede a Sereníssima Casa de Bragança, que reinou em Portugal e no Brasil até 1889.

      Oração: - Ó Deus bom e santo, autor de todas as maravilhas e fonte da verdadeira santidade! Nós vos louvamos e bendizemos, ó Santa Trindade, porque Vos dignastes chamar o nosso irmão o Bem-aventurado Nuno de Santa Maria para Vos servir na Pátria, no Carmo e na Igreja. O lutador da verdade venceu-se a si mesmo para nos ensinar com o seu exemplo a amar a paz, a preferir e a defender a justiça, a sermos homens e mulheres audazes e virtuosos, que amam a oração e a amizade com Deus, peregrinam os caminhos do Céu e se alimentam na Eucaristia. As agruras não o amedrontaram, nem evitou as adversidades, e assim se tornou modelo heróico de português e de cristão, modelo de Carmelita orante, atento à miséria dos pobres e filho devoto de Nossa Senhora do Carmo.
      Glorioso São Nuno Alves Pereira, enchei o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente aos mais necessitados.  Amém


Sem comentários:

Enviar um comentário