domingo, 13 de novembro de 2016

Etapas 137 a/ 140 - abortadas - memorias da pedra moira


      Por afazeres que tive em Nespereira e não ter lá o equipamento necessário, não me foi possível fazer a regular reportagem da etapa em cada dia, mas estando de bem comigo e de consciência tranquila, o que não tem remédio, remediado está, só me resta pedir desculpa.

      Na etapa 136 falei e revelei  algo sobre a Pedra da Moira. Hoje, e porque irei ocupar bastante espaço acertando a divulgação dos Santos de cada dia, vou num breve texto dizer sobre a Pedra da Moira um pouco que ainda resta em minha memoria. Em tempos em que eu era menino ,e andava por aquelas redondezas, entre Rialongo, Chão de Bouças e Lajas, nada me era estranho e certo dia, eu roçava mato perto do buraco da Moira, e vi:

        Ponto 1) - vi sair do buraco um pássaro, esse pássaro, quando saiu, parou e ficou uns momentos parado, como se fosse a dar-me tempo para eu bem o apreciar, e, passado momentos, o passarinho voou, nunca mais o vi. Nunca tinha visto, e também nunca mais vi passarinho tão lindo.

      Ponto 2)- Noutro certo dia, dia quente de verão, tempo de férias na escola, eu andava com o gado por ali perto e, aproximei-me de um (já velho) pastor que vigiava um pequeno rebanho de cabras e ovelhas. Ele acariciou-me, ofereceu-me do seu lanche, tinha com ele uma gaita de cana, mostrou-ma, tocou algumas modinhas e porque viu que eu a estava a cobiçar, disse-me; esta não ta dou mas se quiseres que eu te faça uma, vem para cá amanhã que eu faço uma para ti. Assim foi, no dia seguinte lá nos encontramos, ele tinha levado um bom canudo de cana e, com uma navalha, e com um arame que aqueceu numa fogueira, (ia-me dizendo como é que se faz), ele fez uma gaita para mim. Nesse dia, de regresso para a Granja, passei pelo meu pai, mostrei-lhe a gaita, meu pai perguntou-me; "quem a fez", eu disse-lhe, meu pai experimentou-a e disse: "é muito boa". Essa gaita foi o meu brinquedo, se calhar o único que tive. E sabem que hoje, eu tenho mais de uma dúzia de gaitas feitas por mim, umas mais bem afinadas do que outras, e nem todas são peças de decoração, pois é com uma das minhas gaitas que eu ensaio algumas das músicas que cantamos na Missa! e, se mais não a uso, é porque, ela já me trema nos lábios. Vá Zé, deixa-te de tretas e diz: quem são eles, eles quem? os Santos? sim! diz:

      O santo do dia 10 é: São Leão Magno, Papa, Confessor e Doutor da Igreja
      ( + Roma, 461) "Foi papa durante 21 anos, num período agitado e difícil. Combateu as heresias do eutiquianismo e do donatismo  e enfrentou sozinho Átila, rei dos Hunos, que não invadiu a Cidade Eterna porque ficou impressionado pela extraordinária força moral do Pontífice. Durante o IV Concílio de Colcedónia, de que participavam 500 bispos, encerrou as discussões definindo, por escrito, a verdadeira doutrina católica sobre a dualidade de naturezas na unidade de Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esclarecidos pelo Papa infalível, os bispos reunidos no Concílio aclamaram essa decisão: "Essa a fé dos Apóstolos! Foi Pedro que falou pela boca de Leão!"".
      Oração: - Senhor, vós que destes a São Leão Magno um coração tão valente, para servir e defender vossa honra e a honra de vossa Igreja, infundi em nosso Santo padre, o Papa um infatigável desvelo por todo o vosso povo; dai-nos fidelidade a vossos ensinamentos e aos governantes dste mundo, anseios de paz. Amém. São Leão Magno, rogai por nós.

      O santo do dia 11 é: São Martinho de Tours, Bispo e Confessor
      ( + Candes, França, 397) "Era filho de um oficial Romano que servia na Panônia, actual Hungria. Foi ele próprio militar. Dois anos depois de se ter convertido à fé e batizado na Gália, deixou o exército e passou a levar vida solitária, sob a orientação espiritual de Santo Hilário de Poitiers. Eleito mais tarde bispo de Tours, exerceu de modo admirável suas funções de pastor. É considerado o iniciador da vida monástica na Gália. Fundou, perto de Tours, o Mosteiro de Marmoutier, que se tornaria centro de grande expansão missionária e civilizadora. De Marmoutier saiu São Patrício, que evangelizou a  Irlanda. A devoção a São Martinho é tão intensa na França que nada menos que 3600 Igrejas e 480 povoados daquele país,o tomaram como patrono."
      Oração: -Glorioso São Martinho,nosso amigo e protetor, que ao dividir vosso manto com o mendigo que padecia de frio na neve encontraste com o próprio Senhor Jesus, ajudai-nos a saber partilhar o que temos com os mais empobrecidos que encontramos em nosso caminho, principalmente as crianças mais abandonadas, reconhecendo nelas a imagem de nosso divino mestre.
Ó bom Jesus, por intercessão de São Martinho dai-nos os dons da caridade e do amor fraterno que nos fazem servir com despreendimento aos vossos filhos mais excluídos dessa terra.

      O santo do dia 12 é: São Josafá Kuncewyez, Bispo e Mártir
      ( + Vitebsk, Rússia Branca, 1623) "Em 1595, um numeroso grupo de orientais membros da religião cismática russa se converteu à Igreja Católica Apostólica Romana. Esses católicos que aderiram ao Papado e à verdadeira Igreja, conservaram a liturgia oriental de São João Crisóstomo e foram chamados Uniatas. São Josafá foi um deles. Monge basiliano e depois arcebispo de Polotsk, era entusiasta do Papado e da aproximação com Roma, incorrendo por isso no desagrado de cismáticos que o consideravam renegado e mau patriota. "Vereis que ainda me vão matar", previu muitas vezes. E assim de facto aconteceu em 1623, quando foi cruelmente ferido e lançadoi a um rio. Contava então 43 anos de idade".
      Oração: - Deus eterno e todo poderoso, que a vossos pastores associastes São Josafá a quem destes a graça de lutar pela justiça até à morte, concedei-nos por sua intercessão, suportar por vosso amor as adversidades e correr ao encontro de vós, que sois a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Criso, vosso filho, na unidade do Espíurito Santo. Amém.

      O santo do dia 13 de Novembro, hoje, domingo é: Santo Estanislau Kostka, Confessor
      (+ Roma, 1567) "Pertencia a uma das mais nobres e ricas famílias da Polónia e estudava em Viena, em companhia de um irmão mais velho. Convidado a ingressar na Companhia de Jesus pela própria Santíssima Virgem, encontrou grandes dificuldades para atender ao chamado. Seu pai, embora católico, opôs-se inabalavelmente à vocação religiosa de Estanislau. Em Viena, o provincial da Companhia se dispôs a admiti-lo... desde que ele fosse autorizado pelo pai, pois era menor de idade. Conhecendo a abstinação paterna, Estanislau compreendeu que nunca obteria sua autorização. Aconselhou-se então com o Pe. Francisco António, Jesuíta português que era confessor da imperatriz, e fez um voto heróico: o de peregrinar pela Terra inteira, se necessário fosse, até encontrar uma casa da Companhia de Jesus que o quisesse aceitar sem licença do pai, Fugiu ocultamente de Viena e caminhou a pé 700 Km, despistando o irmão que o perseguia, à procura de São Pedro Canísio, superior dos Jesuítas da Alemanha. Este o acolheu com bondade e o encaminhou a Roma, com uma carta de recomendação a São Francisco de Borja. Mais 800 km Estanislau caminhou a pé, até à Cidade Eterna. Lá, teve a alegria de ser aceito como noviço da Companhia, mas permaneceu nessa condição somente 9 meses, pois morreu, como desejava, na festa da Assunção de Nossa Senhora no ano de 1567. Não chegou a completar 17 anos de idade".
       Oração. -  Ó Deus, forte e eterno, que concedestes grandes graças ao Vosso jovem servo, Santo Estanislau, concedei a todos os nossos jovens, serem mais firmes na fé e constantes no testemunho. 
Por Cristo Senhor. Amém. Santo Estanislau Kostka, rogai por nós.
  

     

     
 

Sem comentários:

Enviar um comentário