sexta-feira, 4 de novembro de 2016

ETAPA 131 - Nespereira, locais a visitar

      Na etapa de ontem, a etapa 130, tive o privilégio de vos  falar do Associativismo de Nespereira, minha terra natal e de convidar os meus excelentes amigos a visitar aquela minha, nossa e vossa linda terra e, hoje, nesta etapa de hoje, aproveito para justificar esse meu convite, pondo em destaque os principais locais, dignos de uma atenta visita., e que a meu ver, os locais são os seguintes.

     
      Alto de Nossa Senhora do Castelo; "O Castelo é uma proeminência rochosa, que atinge 1021 metros de altitude, situada a meio caminho entre Ervilhais e Crsitelo, no interior de um «triângulo» cujos vértices são Castelo de Paiva, Arouca e Cinfães, ficando, no entanto, bastante mais próximo da última localidade do que das primeiras. Do ponto de vista morfológico corresponde a um tor (acumulação de bolsas graníticas), que domina uma escarpa de falha de direcção NE-SW. A forma alcandorada e imponente terá levado as gentes da serra a«baptizar» tal local de Castelo. Este fenómeno é, aliás, extremamente frequente, como o revelam os estudos toponímicos, e apontando para antigas civilizações castrejas. Sitio que a natureza privilegiou também pela panorâmica que dele se avista. Para Norte e Litural todo o vala do Douro até ao Mar ( com especial vista para a Barragem do Carrapatelo), para sul, do S."

      Mamoas de Chão de Brinco; " A Mamoa 1 de Chão de Brinco é um monumento de grandes dimensões, situada em plena Serra do Montemuro, a cerca de 1000 metros de altitude, fazendo pate de um núcleo de 3 mamoas, sendo a que mais se destaca na paisagem. Do seu espólio resulta o elevado número de contas de colar, discoídes, em xisto (cerca de 4 mil), duas dezenas de micrólitos em silex, uma minúscula e rara peça  em ouro, além de cerâmica campaniforme. Da sua estrutura megalítica, restaram apenas 3 esteios em granito, dos quais 2 com gravuras e um com ténues, mais inequivocos vestígios de pinturas. O ersteio de cabeceira apresenta-se isncu´pido, sendo os motivos predominantemente, de tipologia meandriforme..
      Frente a estye na direcção de nascente, a escavação realizada revelou uma estrutura que pode, ainda que com reservas, ser considerada como um corredor incipiente, não usual no megalitismo português. Na entrada desta estrutura surgiu uma pedra, de configuração rectangular, tendo na superfície interna (voltada para a Câmara) um conjunto de gravuras, de que resulta um motivo que pode ser considerado como antropomorfo esquemático de membros arqueados, localizados na parte superior do suporte lítico. No decurso da primeira campanha de escavações realizada a este monumento (Verão de 1988) foi encontrada, na zona da câmara dolménica (local que apesas de remexido, forneceu a maioria do espólio), uma pedra alongada, em granito que,quando observada com mais cuidado, evidenciou uma gravura de feição antropomorfica.
      Além do interesse histórico e secular de referir ainda que se trata de um belo lugar para caminhadas, passeios BTT entre outros." 

      O santo de hoje é:  São Carlos Borromeu, Bispo e Confessor
      ( + Milão, 1584) " De uma nobre família Italiana, foi feito cardeal e arcebispo de Milão por seu tio, o Papa Pio IV. Sentindo-se atraído pela vida contemplativa, pensou em renunciar à arquidiocese. Mas seu amigo Venerável D. Frei Bartolomeu dos Mártires, arcebispo de Braga, o dissuadiu dessa ideia, convencendo-o de que, naquele século em que o alto Clero tantas vezes dava mau exemplo, seria melhor que ele, altamente colocado na escala social e ademais sobrinho de um Papa, desse o bom exemplo de vida santa como arcebispo. Foi o que fez São Carlos Bartolomeu, modelo perfeito de pastor de almas zeloso, que aplicou em Milão as reformas ordenadas pelo Concilio de Trento. Faleceu com 46 anos."

      Oração: - Conservai ó Deus no vosso povo o espírito que animava São Carlos Barromeu, para que a vossa Igreja, continuamente renovada e sempre fiel ao Evangelho mostrar ao mundo a face de Cristo. Assim como fizestes dele um grande bispo pela vigilância pastoral e explendidas virtudes, concedei-nos frutificar sempre em boas obras. Dai-nos sua intercessão, que sejamos constantemente fiéis no vosso serviço e fervorosos na caridade. Amém.
     

Sem comentários:

Enviar um comentário