quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Etapa 130 - O associativismo em Nespereira

      Nesta etapa, se o que me motiva não é vaidade, se não é saudade, então o que poderá ser? porque será que eu me sinto bem a falar de Nespereira, de sua gente, com Nespereira e com a minha gente.
      A reportagem que fiz da etapa 124, recordando e revivendo Nespereira, que, de entre outras delícias, servindo-me de elementos, de cujo autor desconheço, foi com muito prazer que falei do Património, não prossegui no tema seguir, que era sobre o Associativismo, porque naquele  apontamento, dei pela falta de uma Colectividade, que considero importante, bastante antiga e com muito prestígio, como é o Nespereira Futebol Clube, Colectividade que as gentes de Nespereira conhecem melhor do que eu, mas porque, de entre os amigos que visualizam a minha página, há muitos que não conhecem Nespereira, que pensam que eu sou originário de uma aldeia serrana, de uma aldeia do terceiro mundo, é a esses que eu quero falar da minha terra e da minha gente. Pois, meus bons amigos, saibam que Nespereira é linda e é bela,  e saibam também que as suas gentes, são do melhor que pode existir. Visitem Nespereira, e se eu minto, dêem-me os parabéns, porque eu até penso que não sei mentir.

      Vou então retomar o tema no Associativismo e pegando o apontamento de que me vinha servindo, ali consta o seguinte:
      Associativismo  - Associação Humanitária dos Bombeiros V
                                 - ASSRN - Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira
                                 - Grupo Folclórico de Nespereira (Associação Recreativa de Nespereira)
                                 - Associação de Caça e Pesca de Nespereira
                                 - Casa do Povo de Nespereira
                                 - Kuljovem - Associação Juvenil de Nespereira
                                 - ARDENA - Associação de Revitalização, Desenvolvimento Ecológico,
                                                       Natural e Ambiental de Nespereira 
                                 - Grupo Cultural e Desportivo de Pindelo
                                 - ALCE - Associação dos Amigos dos Lugares do Castelo e Ervilhais
                                                                            e aquele inesquecivel;
                            - O Nespereira Futebol Clube, Clube que teve origem nos anseios de alguns jovens de Nespereira nos finais da década de 40, jovens que na sua maioria, eram oriundos dos primeiros habitantes da Vista Alegre, que se motivavam uns aos outros e fugiam aos pais para irem surribar no monte, na Portelinha, eu próprio o fiz, quando por ali passava e lá andava alguém, eu tinha a tentação de ir até lá e acartar um ou dois carros de entulho. Será talvez por isso que notei a falta, e agora, que encontrei uma bela e longo historia escrita, tirei dali o seguinte apontamento:
      "O Nespereira Futebol Clube nasceu em 1951, num jogo amigável de jovens de Nespereira contra os jovens de Alvarenga, através das mãos dos diversificados trabalhadores rurais existentes na região".

      O santo de hoje é: São Martinho de Lima (ou de Porres), Confessor
      "Filho natural de um nobre espanhol e de uma panamenha de origem africana, ingressou aos 15 anos como oblato de um convento dominicano de Lima, no qual, mais tarde professou como irmão leigo. Exerceu habitualmente os mais humildes serviços com despretensão e amor de Deus. Encarregado da enfermaria, possuía um verdadeiro dom para tratar ods doentes, curando-os não apenas fisicamente mas também às suas almas fazendo bem. Tinha grande espírito de oração e penitência, praticava jejuns severos e se flagelava diariamente. Recebeu graças místicas extraordinárias, e eram tão frequentes os milagres que fazia que certa ocasião seu superior até o proibiu de os fazer , por achar que eles estavam atrapalhando. O Santo humildemente obedeceu a calma do convento. Algum tempo depois, ele caminhava pelas ruas de Lima quando viu um pedreiro cair de um andaime alto. Lembrando-se de que não podia fazer milagres, gritou ao pobre homem: "Espere aí que já volto!" E foi correndo ao superior, pedir licença para fazer o milagre de salvar o homem. O superior, atónito, consentiu, e São Martinho retornou ao local do acidente, e fez com que o homem pousasse suavemente no chão. Durante todo esse tempo ele ficara milagrosamente suspenso no ar, sem cair".

      Oração: - Ó Senhor Deus, que exaltais os humildes e em sua pequenez deixais brilhar Vossa grandeza e Vosso poder, fazei que, pela intercessão de São Martinho, possam os enfermos e os moribundos alcançar a saúde e o consolo, e que o testemunho de sua fé e de seu amor por Vós ilumine o último dia de nossa vida. Amém.


Sem comentários:

Enviar um comentário