terça-feira, 1 de novembro de 2016

Etapa 128 - Romagem pelos cemitérios

      Mas que complicado  está arranjar tempo para fazer, bastaria um décimo, daquilo que gosto, porque se eu gosto de tudo aquilo que faço, um décimo que fosse, já seria muito e eu daria-me por satisfeito.
      Concluída  a volta que eu mais minha esposa, acabamos de dar pelos cemitérios e termos assistido na Igreja de Fátima, em Povoa do Valado, à missa do Dia de Todos os Santos, que foi celebrada pelo Pároco, padre Pedro, consolados com as suas palavras proferidas na Homilia, regressamos a casa e, parado o carro na garagem, de lá, meti-me no escritório e cá estou em busca de alguma coisa para contar aos meus amigos, vai ser muito pouco e o que me sair, vai ser apressado, porque a esposa já me avisou que vai aquecer o jantar, e recomendou; não te demores.

      Como é sabido e real, hoje é dia de todos os santos, e porque, felizmente, há muitos santos, muitos dos nossos falecidos, familiares e amigos poderão ser santos, o padre Pedro preparou uma especial homilia, gostei tanto que estive tentado a perguntar-lhe se ele a tinha escrito, mas não tive tempo nem oportunidade de lhe falar, memorizar o que escutei, já lá vai tempo, agora, parece que os ouvidos estão furados, e o que fica é muito pouco.

      Com pouco, ele disse muito e do que disse, apanhei o seguinte:
      Estava ele numa aula de catequese e certo momento perguntou se alguém queria dizer quem são os santos, disse que houveram vários voluntários a dizer o que entendiam, mas que uma menina, quando teve a oportunidade de falar, disse: Os santos são os homens e mulheres, que estão nas vetrines das Igrejas e que através deles, passa a luz do sol. Que resposta!, eu não a saberia dar. porque é através deles, da vida dos santos, da luz que eles nos transmitem do que foi as suas vidas e do amor,  do tão grande, tão profundo, tão sincero e tão dedicado amor que eles tiveram a Deus, em todos os tempos, em tempos sempre difíceis, que eles se deixaram sacrificar e morreram por amor a Deus. 

      A santidade está ao nosso alcance, qualquer um de nós pode ser santo, mas para o sermos, teria-mos que amar a Deus como todos os santos de que nos falam, o amaram, teria-mos também que nos amarmos uns aos outros, e isto, parece-me difícil, eu não sou capaz de te amar se sei que tu me odeias. Até amanhã. O jantar está já aquecido e eu ainda não acabei.
      O Santo de hoje é:  Todos os Santos
      "Neste dia é celebrada a Igreja Triunfante, constituída por todos os bem-aventurados que salvaram sua alma e estão no Paraíso, na posse da visão beatífica de Deus. Os inumeráveis heróis anónimos, na sua imensa maioria esquecidos pelos demais homens e pela História, que ao longo dos tempos foram passando desta vida para a Eternidade em estado de graça, e pelos méritos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo foram sendo admitidos no Paraíso - Todos esses, embora esquecidos na Terra, são santos e são honrados pela Igreja neste dia".

      Oração: - Ó Deus Omnipotente e Eterno que vos dignastes elevar a honra dos altares aos vossos fiéis servos os Santos e Santas, dignai-vos pelos méritos de cada um deles, pela fidelidade a que vos serviste nessa terra, e pela honra que vos presta perpetuamente no céu por cada um de vós filhos, os Santos, atendei com urgência os meus pedidos, (fazer o pedido...) Nossa Senhora, São José, , São Bento, São Miguel, Santo Expedito, São Judas Tadeu, São João, Santo António, Santo Inácio, São Pedro, São Paulo, Santo Agostinho, São Francisco, Santa Rita, Santa Edwiges, Santa Teresinha, Santa Clara, Santa Mónica, Santa Isabel, Santa Rosa de Lima,, e todos os Santos, por Deus, e vos peço, ajoelhai-vos diante do trono de Graça da Divina Misericórdia e intercedei fervorosamente pelos meus urgentes pedidos, (fazer pedido...) e creio firmemente que já fui atendido (a). Santo de Deus, sob vossas proteções nos refugiamos, não desprezeis as minhas súplicas, sustentei-me na luta contra o malígno, ajudai-me a alcançar em nome de Jesus Cristo a Vida Eterna.    


Sem comentários:

Enviar um comentário