sábado, 26 de novembro de 2016

Etapa 153 - morreu Fidel Alejandro Castro Ruz







      Neste dia em que logo pela manhã, nas notícias da TV, canal 1, tomei conhecimento da morte de Fidel Alejandro Castro Ruz, pensei; vou hoje escrever sobre a morte de Fidel Castro, não porque tenha algum motivo especial, mas só e apenas para ficar com registo deste acontecimento, porque esta realidade pode até trazer convulsões, não só para aquele país, como até para o mundo.
 
      Com o passar das horas deste dia, fui prestando atenção ao desenvolvimento dos acontecimentos e à reacção das pessoas, em especial dos políticos, que não dizendo nada do que lhes vai no coração, dizem o que lhes é conveniente e que as pessoas gostam de ouvir. Aproveitei para dar como exemplo o teor das mensagens do nosso Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa e o senhor Trump. o futuro novo presidente dos Estados Unidos. Que diferentes eles são!

      Eis o que escreveu o Trump : "Fidel Castro está morto"

      Eis o disse, ou que enviou por escrito, o nosso Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, ao enviar as "sinceras condolências" ao presidente Raúl Castro e ao povo cubano pela morte de Fidel Castro, com quem se encontro há um mês, disse ou escreveu assim:
 
      "No momento em que tomo conhecimento do falecimento do antigo chefe de Estado Cubano, Comandante Fidel Castro, quero expressas as minhas sinceras condolências ao Presidente Raúl Castro Ruz e ao Povo Cubano", foi isto que disse Marcelo Rebelo de Sousa em mensagem divulgada no `site` da Presidência da República portuguesa. Disse ainda o nosso Professor Presidente " Evoco, ainda, o encontro havido há um mês, em que falamos das relações entre Portugal e Cuba, na perespetiva do seu aprofundamento económico, social e cultural, num mundo em mudança" num mundo em mudança, foi o que disse o nosso Presidente da República! o que será que ele está a prever? a família socialista de Fidel já tem cá poderes, se não são poderes de decisão, serão pelo menos de encaminhamento, «esperamos».

      Mas que diferença se nota e existe na reacção e manifestação do Papa Francisco, sendo o mesmo assunto, como são diferentes! "Papa Francisco reza por Fidel Castro" O Papa Francisco manifestou pesar pela morte do líder cubano num telegrama dirigido ao seu irmão Raúl, que sucedeu Fidel na presidência de Cuba e disse que vai rezar pelo seu descanso.No telegrama, o Papa diz, entre outras coisas, ao Raúl Castro, diz isto:
 
      "Ao receber a triste notícia do falecimento do seu querido irmão, o excelentíssimo senhor Fidel Alejandro Castro Ruz, ex-presidente do Conselho de Estado e do governo da República de Cuba, expresso os meus sentimentos de pesar". Também o papa Jorge Bergoglio, no mesmo telegrama estende os seus pêsames aos restantes familiares do líder histórico cubano, assim como ao governo e ao povo "dessa amada nação" . Disse ainda o Papa Francisco no mesmo telegrama:
      Ao mesmo tempo, ofereço preces ao Senhor pelo seu descanso e confoi a todo o povo cubano a materna intervenção de Nuestra Señora de La Caridade del Cobre, podroeira desse país".

      Como os homens são diferentes nos seus actos e acções. Alguém seria capaz de escolher?

      O santo de hoje é: São Leonardo de Porto Maurício, Confessor
      ( + Roma, 1751) "Nascido na Ligúria, ingressou na Ordem franciscana e foi pregador popular de grande sucesso, en várias regiões de Itália. Pregava sobre a Paixão de Nosso Senhor com um fervor tal que comovia todos os corações, por mais endurecidos que estivessem. Foi grande pregados da devoção do Sagrado Coração de Jesus e incentivou a prática do exercício da Via Sacra Profetizou, numa certa escrita pouco antes de morrer, a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, da qual era defensor apaixonado e intransigente. Quando morreu, tal era a fama de sua virtude que o próprio Papa foi ajoelhar-se diante do seu corpo".

      Oração:- Ó Deus todo poderoso e cheio de bondade, que fizestes de São Leonardo notável mensageiro do mistério da cruz, concedei, por sua intercessão, que, reconhecendo na terra as riquezas da cruz de Cristo, mereçamos alcançar nos céus os frutas da redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

      
 

Sem comentários:

Enviar um comentário