domingo, 20 de novembro de 2016

Etapa 147 - 34º. Domingo do Tempo Comum - CRISTO REI

      Hoje, porque é domingo, porque já cumpri meu dever de católico e praticante, ouvindo e participando na Missa dominical, depois também de ontem ter beneficiado de um excelente jantar, em festa de aniversário, de um, também excelente rapaz e meu amigo, que minha neta Cristiana conquistou para mim, venho com elevado prazer desejar a todos um bom dia e bom domingo.

      A Igreja, no seu calendário, encerrou com o XXXIV Domingo do Tempo Comum - CRISTO REI, o ano litúrgico C. É um tempo e um ano litúrgico que chegou ao fim e, sempre que se atinge o fim de um itinerário,  que se alcança um objectivo, temos que pensar em novos projectos e noutros meios de os concretizar. Se escutarmos as leituras, e lhe prestarmos atenção, quer na primeira como na segunda, compreenderemos e reconheceremos melhor o Salmo Responsorial que entre as duas leituras cantamos ao Senhor, dizendo-lhe:
      Vamos com alegria para a casa do Senhor. Bis
        1
     Alegrei-me quando me disseram: «Vamos para a casa do Senhor». Detiveram-se os nossos passos; às tuas portas, Jerusalém. etc.etc. (Há mais dois versículos, mas não vou maçar-vos).

     O Nosso Pároco referindo-se ao fim deste tempo e a este ano litúrgico, disse-nos o seguinte:

     Reino da  Misericórdia

      Ao terminar mais um ano litúrgico e, de modo especial, um ano santo dedicado à divina misericórdia, devemos agradecer a Deus por tão bela inspiração do Papa Francisco que nos levou à contemplação e experiências mais profundas do mistério do aniquilamento (pela encarnação, sofrimento e morte na cruz) do filho de Deus, Jesus Cristo, revelando-se desta forma como nosso Rei e Pastor, que nos levanta quando estamos caídos e nos dá força e motivação quando estamos desanimados. É este o Reino anunciado e vivido por Jesus Cristo. Ao longo deste ano que termina, desde 13 de Dezembro, fomos meditando e, sobretudo, impulsionados a amar ao jeito de Jesus, o verdadeiro rosto da misericórdia do Pai: «sede misericordiosos como o Pai» (misericordes sicut Pater), fomos cantando para que este belo canto se torne vida, isto é. dê ânimo de misericórdia aos nossos gestos (obras) e palavras, servindo de instrumentos de Deus na concretização do Reino por ele anunciado. Assim assumiremos verdadeiramente o nosso baptismo, pois nele, para além de sacerdotes e profetas, somos instituídos "reis" à maneira de Cristo, Reis do do Universo.

      É ele também, o nosso prior, Pe. Paulo Cruz, que aconselha a seguinte Frase da Semana 

      «Não podemos esperar que sejam os líderes a tomar as iniciativas; temos de ser nós a tomá-las, à nossa medida.
      Se cada um fizer o que está ao seu alcance, conseguiremos mudar o mundo.» 
                      (Madre Teresa de Calcutá, sobre a opção pelos esquecidos)

      Como este frase se adapta tão bem ao comportamento que (a meu ver) os portugueses têm tido,  a comprovar o meu raciocínio está o resultado que vem sendo anunciado para da economia portuguesa para este ano, não é, não é mérito do governo, é mérito do povo esfomeado que luta, que se lança, que  surpreende comentadores e sanguessugas que sendo chupado, ainda não desistiu. O povo não precisa de ser chicoteado para trabalhar, precisa sim é de ter o suficiente para se alimentar, de ter condições de vida e de não dar todos os proveitos do seu trabalho para sustentar políticos e suas organizações.

      O santo de hoje é: São Félix de Valois, Confessor
      ( + Cerfroid, França, 1212) "Era príncipe da Casa real francesa. Vivia como ermitão numa floresta
quando São João da Mata o convidou  para, juntos, fundarem uma ordem religiosa que se destina-se a libertar cristão prisioneiros dos maometanos. Foi assim que nasceu a Ordem da Santíssima Trindade para a Libertação dos Cativos."

      Oração: - Ó glorioso Patriarca São Félix de Valois, exultamos de alegria neste dia em contemplar a vossa grande alma como um jardim delicioso, sempre perfumada das mais belas flores de virtude, num céu clarissimo jamais obscurecido pelo pecado, o templo vivo do Espírito Santo. Vós sois o exemplo que Deus nos propôs a seguir, o exemplo pelo qual devemos modelar-nos, a fonte onde obtemos o vigor para vencer os ataques furiosos do inimigo infernal.
      Se porém até hoje, estivemos em condições muito diferentes da vossa, agora pedimos firmemente, com o auxilio da graça divina e mediante a vosso poderosa intercessão, de podermos abraçar a virtude, de fugirmos corajosamente do pecado, de dedicarmo-nos completamente a promover a glória da Santíssima Trindade, dispostos a oferecer nossa vida, se necessário, pelo bem espiritual e temporal de nosso próximo, a fim de que, seguindo fielmente o vosso exemplo aqui na terra, possamos chegar ao céu para cantar eternamente os louvores de Deus Uno e Trino. Amém.
                                                                                            

  
     
     

Sem comentários:

Enviar um comentário