segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Etapa 141 - a Paróquia de Nespereira (Cinfães) é quem sabe

      Se eu tivesse tempo e poder, como eu gostaria de fazer buscas nos arquivos distritais e nas Conservatórias de Registos Civis, bem como em tudo a onde pode-se encontrar elementos históricos de Nespereira, minha terra, cujas origens, prevejo, seja o melhor de todo o nosso paíz.

      Já transcrevi alguns apontamentos civis, hoje vou transcrever um pequeno texto que, a Paróquia de Nespereira terá pesquisado no Arquivo Distrital de Viseu e, se estes escritos são importantes para mim, entendo que tudo devo fazer para que sejam divulgados, o que até poderá fazer com que o apetite por saber mais e mais se torne crescente, que seja explorada a nossa história e se divulgue.

      Então, a Paróquia de Nespereira (Cinfães) conta-nos o seguinte:

      "HISTÓRIA ADMINISTRATIVA/BIOGRÁFICA/FAMILIAR
 
      Na alta Idade Média chamava-se Vale de Nespereira e era constituída por três freguesias: Santo Eurico, Santa Marinha e São Miguel de Ervilhais, esta já desaparecida no início do século XV. Até finais do século XVIII Santa Marinha e Santo Ericio continuavam duas freguesias distintas. Beneficiou do foral dado a Sanfins, por D. Manuel, em 20 de Novembro de 1513. Foi vila e sede de concelho, e, suprimido este, passou a fazer parte do concelho de Sanfins, extinto em 24 de Outubro de 1855, data em que passou ao actual. Igreja da apresentação do padroado real, à qual está anexa a freguesia de Santo Ericio, que era da apresentação do ordinário com reserva do pontífice. Diocese de Lamego.
 
      Lugares: Agiboso, Alqueve, Ardena, Bacelo, Barrento, Barroca, Barrosa, Borralhal, Caba da Aldeia, Carqueigido, Carvalhais, Casainho, Casal, Cascavalhedo, Castanheirinhos, Castelo, Cavada, Cerdeiras de Marvão, Cimo de Vila, Clementina, Correias, Cruz, Ervilhais, Feira, Feira Franca, Figueiras, Fonte, Fontela, Fundo de Vila, Fragas, Galos, Gavinho, Geadas de Lourosa, Granja, Leira Longa, Linhar Negro, Lugar Pequeno de Ervilhais, Lomba, Lomba de Santo Ericio, Lourosa, Maninho, Marvão, Outeiro, Paço, Paradela, Paulos, Pereira, Pertença, Picoto, Pinhal, Pindelo, Poças, Poço, Pomarinho, Portela de Paradela, Portela de Santo Euricio, São Braz, Sapa, Sobrais, Souto, Talhadouro, Telhado, Tojal, Valado, Vale do Cão, Vales, Valinhas, Vila Chã e Vila Meã. Orago: Santa Marinha"

      No tempo presente outros nomes de lugares podem ter surgido, tal como o lugar de Vista Alegre que se veio sobrepor ao Maninho. No meu tempo de catraio, maninho era tudo aquilo que não tinha dono, e que era de todos, era o espaço dos mais pobres, do primeiro a pôr a mão fosse ao que fosse, era o que agora será considerado valdios, que penso, estar agora sob administração das autarquias.
 
      O santo de hoje é: São Serapião, Mártir
      ( + Alexandria, sec. III) "Foi martirizado no Egito, durante a perseguição do imperador Décio. O historiador Eusébio de Cesareia registra seu martírio, com as seguintes palavras: "Preso Serapião em sua casa, foram-lhe infligidas cruéis torturas. Desfizeram-lhe todas as juntas dos membros e o precipitaram no andar de cima da casa, de cabeça para baixo"".

      Oração: - Ó glorioso São Serapião, que suspenso na cruz exclamáveis: desejo ser desatado e estar em Cristo, salva-me cruz preciosa, leva-me a Meu Mestre, por ti Me receba quem por ti Me resgatou". Humildemente vos suplico me obtenhais a paciência e conformidade nos padecimentos desta vida e a salvação eterna. Amém.

     « Rezar Pai Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai» São Serapião, rogai por nós em nossas tribulações.
Piedosíssima Mãe das Mercês, rogai por nós. Tudo por Vós, Sacratíssimo Coração de Jesus. Amém.

     

Sem comentários:

Enviar um comentário