quarta-feira, 9 de novembro de 2016

ETAPA 136 - A Pedra da Moira

      Graças te dou Senhor porque quiseste e me permitiste que eu hoje cá voltasse para concluir uma recomendação, que espero tomem apontamentos e, logo que vos seja possível e oportuno, visitem os ja referidos locais, mais este ultimo, que é:

Pedra da Moira   

      Eis o que, (não sou que o digo), alguém sábio e conhecedor escreveu para memória futura:
      
      "O local designado por "Pedra da Moira" é constituído por umas velhas ruínas do que se pensa ter sido um forno romano. A este local está associada uma lenda, segunda a qual lá habita uma "moira encantada", transformada em cobra, que aparece em tardes soalheiras aguardando a chegada de um cavalheiro que a beije, colocando fim no encantamento e transformando-se em mulher"

      Parece que chegou ao fim a ronda que fiz pelos locais a visitar, digo parece, porque a qualquer momento podem surgir novas descobertas e tesouros encantados. Ai que bom seria, se quem tem poderes e deveres administrativos substituíssem os quêlhos e caminhos de cabras por vias onde dois carros pudessem cruzar, por onde pudessem passar máquinas agrícolas para os campos, incentivar uma exploração que melhor se adapte aos solos e ao clima, a fim de ser rentável, tanto para os detentores de parcelas agrícolas como para quem se proponha trabalhar as mesmas. Pensem meus senhores.

      Agora, e porque, eu em catraio, passai alguns momentos nas proximidades do buraco, na Pedra da Moira, Já há muito tempo, posso confirmar; vai fazer 45 anos no próximo dia 17 do corrente mês que eu escrevi para uma Entidade, mesmo sem saber se o deveria ou não fazer, sem saber concretamente nada, faz pois 45 anos, que eu escrevi o que vou passar a copiar, e que foi o seguinte:
                                                                                    ______                                                   ______ 
                                                                                   ! José Maria Pereira da Fonseca                         !
                                                                                      Rua Direita
                                                                                      Quinta do Picado / Costa do Valado
                                                                                   !  AVEIRO
                                                      
                                        Quinta do Picado, 17 de Novembro de 1971
À
Sociedade de Arqueologia Portuguesa
LISBOA
Exmºs Senhores:
         Há na freguesia de Nespereira - Cinfães, um sítio no monte, que tem o nome de Pedra Moura, esse sítio há um buraco na rocha, que lhe chamam o buraco da Pedra Moura, ouvi dizer histórias acerca desse buraco e contam que em tempos, meteram lá um cão e ele que foi sair a Macieira, uma localidade muito distante. Outros dizem que lá dentro há salas muito grandes e as pessoas que lá entrarem, que não dão mais com a saída. Ora esse buraco está praticamente arrasado, e por medo ou falta de curiosidade, ninguém sabe concretamente, se além do buraco, alguma coisa mais existe. Como agora há as Grutas de Santo António, ali pode estar também qualquer coisa da natureza, que seja de muito interesse e o nome de Pedra Moura, pode estar relacionado com tempos remotos.

         Assim, e não sabendo a quem me dirigir, para ver explorado aquele local, dirijo-me a V Exªas. e peço que se virem algum interesse nisso, mandem verificar o que ali existe.

        Confiante em V. Exªs. e esperando vir a saber o que está dentro desse buraco, subscrevo-me com elevada consideração e estima.
                                                                                            De V Exªs.
                                                                                            Atentamente,
JM/.                                 (assinei)
         «Desculpem a maçada, informo que recebi resposta a mandarem-me dirigir a um instituto estatal, mas porque isso me iria causar custos, desisti, e essa resposta (carta) ficou-me lá pelo escritório da empresa, tenho pena, mas não tive o devido cuidado, deveria pelo menos tê-la juntado à cópia da carta que eu lhes enviei.» 

      O santo de hoje é: São Teodoro, Mártir
      (+ Ásia Menor, séc. III) "Era militar e foi decapitado por ter confessado corajosamente a fé cristã. Seu túmulo, em Achaita, actual Turquia, foi grande foco de peregrinações. Juntamente com São Jorge e São Demétrio constitui uma tríade de Santos militares orientais".

      Oração: - Senhor, pelos méritos de São Teodoro eu vos peço um forte ardor missionário.
                   Que eu possa atravez de meus atos e palavras levar vosso Reino a todos que me confiaste.
                   Amém.
         

Sem comentários:

Enviar um comentário