terça-feira, 8 de novembro de 2016

Etapa 135 - As três maravilhas - o Ardena, a Queda da Falfa, de Golas e Casa Museu.

      Ontem terminei a etapa na Ponte da Balsa, hoje é também lá que me situo  e é no rio, no rio que passa mansinho, correndo debaixo da ponte, que eu inicio novo percurso, com a maior e melhor satisfação, eis pois o que encontrei para partilhar:

Rio Ardena (açude e albufeira da mini-hídrica) 
      
      "Os tempos obrigaram o homem a aproveitar o bom que a natureza lhe dá, pelo que numa encosta virada a sul, rica em água, os nossos antepassados meteram mão à obra e trouxeram até estas encostas a água e para tal, construíram os açudes de forma a direccionar a água para os campos de cultivo e para os moinhos, e o vale do Ardena possui muitos, quer no trecho principal do Ardena, quer nos afluentes.  
      Mais tarde, e na parte final do seu percurso foi aproveitado para produção ener Hídrica.  Estes espaços, bem como todo o seu percurso possuem condições óptimas para banhos, pesca de recreio e para passeios (BTT e pedestres) que queremos ver potenciados.

Queda de água da Falfa e Golas

      Situada nas encostas da serra do Montemuro, Nespereira tem uma grande bacia hidrográfica rica em quedas de água, resultantes da sua morfologia que passa em poucos Km`s dos 1000 aos 400m. Dessas quedas de água destacamos a da Falfa (situada no Ribeiro dos Espiches) e que podem ser avistadas da zona da Pedra Moura ( na estrada municipal que liga Nespereira a Vilar d`Arca).
      As quedas de água das Golas, situadas pouco abaixo da Mini-HÍdrica do Ardena ressaltam a conjugação de  duas quedas, que pela sua inserção natural resultam de um belo equilíbrio entre o trabalho realizado pela erosão da água e pela conjugação de cores naturais. Pode ser vista do estradão que liga Nespereira à Espiunca. 

Casa Museu "Quinta dos Fidalgos da Granja"

      Reconstruída pela Associação Recreativa de Nespereira com o apoio do PRODER, das autarquias locais e da população a partir da Quinta do João de Deus e com aspetos ligados à resistência monárquica, esta Casa Museu pretende salvaguardar a identidade local e regional, através da preservação, partilha e mostra de vivências, "istórias" e aspectos da ancestralidade dos nossos povos.
       Com dois corpos, um destinada à Casa Museu, onde ficará exposto todo o espólio e outro corpo operacional, onde estão as estruturas de apoio que ajudam a criar elementos de atracção e complementaridade à infra-estrutura.
      Esta infra-estrutura não pretende ser um espaço fechado que só é aberto com a visita do turista, mas mais do que isso, um espaço aberto à comunidade, onde serão recuperadas e mantidas vivas velhas e saudosistas tradições. Será um espaço de eleição para a partilha, vivência conjunta, onde as actividades serão os pólos de atracção a este espaço. Não será um espaço de objectos, mas um espaço vivo, em constante movimento e onde a atracção dos diversos visitantes estará alicerçada na mostra viva e na gastronomia...". Até amanhã, se Deus quiser.

      O santo de hoje é:  Cinco Santos Escultores, Mártires
      ( + Polónia, 306) "Na Polónia, actual Ungria, cinco escultores cristãos foram decapitados porque se recusaram a esculpir estátuas de ídolos. Seus corpos foram lançados ao rio Danúbio".

      Oração : - Não encontrei e não conheço algo especial e credível para partilhar, peço desculpas.
     



     
 

Sem comentários:

Enviar um comentário