quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Etapa 143 - memórias de um sonho com o Ti Luís da Rata

      Para iniciar a etapa de hoje, fui situar-me no caminho que passa (passava) abaixo do buraco da Pedra da Moira, naquele caminho que, sei lá, quantas vezes milenário, que ligava Vilar D`Arca ao centro de Nespereira, mais propriamente, ao Bacelo. Também não seria esse caminho uma das vias de acesso aos principais caminhos de São Tiago? Para os povos dos lados de Viseu, Castro D`Aire, Parada, Alvarenga, entrando em Nespereira pelo Seixo, passagem pela Ponte da Balsa, Bacelo, Vilar, e por ai além? pode este raciocínio fazer algum sentido?

      Mas a principal razão de eu ter escolhido este caminho e aquele local para dar início à etapa de hoje, foi porque eu, em determinado dia, nos meus tempos de catraio, ter sonhado com uma pessoa já falecida, e ao acordar desse sonho, me ter assustado muito seriamente. Vou tentar justificar-me:
 
      Meu avô Luís, quando veio para a Granja, para a quinta dos Amarais, dois irmãos, Ana Rata e Luís da Rata, ambos solteiros e sem descendentes, resolveram vender os seus bens, e para isso, pediram conselhos ao meu avô. Meu avô contava que os aconselhou, para que quando vendessem, que reservassem para eles o uso e fruto até à morte do ultimo, visto que sendo eles irmãos, e na falta de outros herdeiros, eram eles herdeiros um do outro. Com o desenvolvimento do processo e das conversações, quem acabou por lhes comprou os bens, foi mesmo o meu avô. Parece que tudo estava programado, dos dois irmãos, morreu primeiro o ti Luís, e passado pouco tempo, morreu a senhora Ana Rata, que até era mais velha. Nos seus tempos finais de vida, quem cuidou dela foi a minha avó Belandina, e quando aquela senhora faleceu, meus avós ainda estavam na quinta da Granja. Eu conheci bem esse ti Luís da Rata, apareceu morto, um dia de manhã foram dar com ele, estava morto e caído da cama.
 
      Quando os bens daqueles dois irmãos estavam livres e em posse dos meus avós, e que meus avós, para trabalhar aquela grande quinta, a quinta dos Amarais, já só podiam contar com eles próprios e comigo, resolveram entregar a quinta e mudaram-se para o que já era deles. Ai, eu passei a ir dormir no quarto a onde, em vida, dormia o referido Luís da Rata, ele foi pessoa que eu conheci muito bem, e certa noite, eu (sonhei, sim, só posso ter sonhado) ao passar no caminho em que agora me situei, vi esse ti Luís no monte, entre o caminho e o buraco da Pedra da Moira a amarrar um molho de mato, estava mesmo a trilhar o podão na corda do molho, quando ele (eu na cama e a dormir) me disse ao ouvido, "sou eu mesmo", acordei com aquela voz e aquilo ficou-me a soar no ouvido e no meu cérebro, que não consegui mais dormir.

      Eu, porque tive medo e tinha vergonha de dizer que estava com medo, à hora de me ir deitar, não ia, a noite estendia-se e eu não ia para a cama, meu avô, que bem me conhecia, apercebeu-se que algo esta errado e disse-me: "anda vamos para a cama, eu hoje vou dormir contigo" era mesmo o que eu queria, o meu avô dormiu comigo, mas no outro dia, teve que acontecer o mesmo, até que, dias depois, minha avó levou-me com ela a uma senhora, a uma casa que eu conhecia como casa dos Cunhas, no Bacelo,  alí a senhora fez o que entendeu e sabia, o certo é que, a situação estabilizou e eu nunca mais voltei a sonhar com aquele figurante. 

      O santo de hoje é:Santa Gertrudes, a Grande, Virgem
      ( + Helfta, Alemanha, 1302) "Entrou com 5 anos de idade no Mosteiro de Helfta, na Saxónica, lá recebendo, sob a orientação de Santa Mectildes, ótima formação cultural e religiosa. Foi uma das maiores místicas da Idade Média. Teve, aos 25 anos de idade, a primeira das visões que, conforme o seu próprio depoimento, transformaram sua vida. Propagou a celebração litúrgica do Sagrado Coração de Jesus.

      Oração: - Ó Senhor, que amaste Santa Gertrudes com amor eterno, falando a seu coração, dá-me ouvidos para escutar a tua voz e fé para responder a teu chamado, com entrega comparável a essa apaixonada de tua sabedoria eterna.
      Santa Gertrudes rogai por nós.  Que Assim Seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário