quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Etapa 150 - O testemunho de uma crente nos Santos Anjos da Guarda

      A Igreja celebra os Santos Anjos da Guarda no dia 2 de Outubro, e não tendo tido eu tempo nem equipamento para fazer referência à etapa nesse dia, porque estava em Nespereira ocupado com as vindimas.  Tendo eu agora em mãos um texto que considero importante e evangelizador, de uma crente a dar testemunho da sua fé, vou transcrevê-lo na integra, mas em duas partes, procurando ser fiel às palavras, que são dela, e que as diz assim:

      "Como habitualmente, iniciei hoje o meu passeio à beira-rio. De vez em quando, vinha uma pequena rajada de vento. De repente, fui surpreendida por uma rajada de vento mais forte, que levou o meu boné preferido, que sempre me tem acompanhado. Parei para ver onde tinha caído. Se fosse na água, não havia nada a fazer, mas não, tinha ficado caído sobre umas pedras, mesmo perto da água. Fiz uma avaliação da situação.

      O meu bom senso disse-me para dizer adeus ao boné, mas a minha vontade disse-me para o ir buscar. Subi o muro, descendo depois do outro lado, sobre as pedras aí colocadas, em declive até ao rio. O pior é que as pedras começaram a deslizar. Eu não tinha onde me agarrar. Lá vai um mergulho o Tejo, pensei. Sentia que o meu Anjo da Guarda, com o seu bom senso, me desaconselhava a tentar apanhar o boné. Estava um pouco cansada,com algumas tonturas, já tinha caminhado mais que uma hora. Era um risco, avaliando bem a situação, o mais certo seria escorregar. Ainda afastei algumas pedras mais soltas, mas o perigo persistia. Pedi, entretanto, a ajuda do Anjo da Guarda, tendo o milagre acontecido.

      Um casal que passava, vendo a minha situação de apuro, aproximou-se. Eram cidadãos de origem alemã. Vendo o meu estado periclitante, o cidadão alemão prontificou-se para me ajudar, saltando rapidamente e recolhendo o boné. Gentilmente, a sua mulher ofereceu-se para me ajudar também a sair, tendo-me oferecido a sua mão, para me puxar e apoiar. Já em segurança, muito reconhecida por todu o apoio, agradeci-lhes reconhecidamente.

     Mas também agradeci outra ajuda. A do meu Anjo da Guarda. Lembro-me que, ainda pequena, a minha avó me tinha ensinado uma oração extremamente simples que ainda hoje tenho o habito de rezar logo pela manhã quando me levanto: "Anjo da Guarda, minha doce companhia, guardai a minha alma, de noite e de dia".
      
      Fiquei a meditar na importância dos Anjos da Guarda, cuja devoção foi cultivada desde os começos do cristianismo. Por ironia do destino, ao final desse dia (sábado) fui à missa que era vespertina. Não queria acreditar nesta coincidência. Era a missa celebrativa da Memória dos Anjos da Guarda. A vida tem destas coisas!"
                                                                   Continua na próxima etapa, na etapa 151. Até amanhã.

      O santo de hoje é: São Clemente I, Papa e Mártir
      ( + Roma, 97) "Foi o terceiro sucessor de São Pedro. Escreveu uma famosa carta aos católicos de Corinto, restabelecendo com sua autoridade a paz ameaçada internamente naquela diocese. Trata-se de um documento de grande importância apologética, porque demonstra que, já naqueles tempos, se entendia que o Papa possuía uma verdadeira e efectiva autoridade sobre os demais bispos e as suas dioceses e não apenas uma posição honorífica de precedência. Segundo a tradição, São Clemente sofreu o martírio na Criméia, para onde fora exilado e condenado a trabalhos forçados pelo imperador Dominicano".

      Oração: - Senhor Jesus, vós que confiastes a Pedro o cuidado de vossas ovelhas, infundi vosso Espírito em vosso sucessor.
      Que ele se alimente de vossa vontade e nos guie segundo os desígnos do Pai que Vós mesmo revelastes.
       São Clemente rogue por nós.  Que assim seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário