domingo, 27 de novembro de 2016

Etapa 154 - 1º. Domingo do Advento é tempo de ser Esperança

      Hoje por ser domingo, por ser dia de festa, por ser dia que dedicado ao convívio com o Senhor, é também chegado um novo tempo, é o primeiro Domingo do Advento, é tempo para na nossa casa,  montarmos a nossa árvore e o nosso Presépio, em local digno e acolhedor, escolhido com cuidado para recebermos o Senhor que vai chegar. 
      Todos os cânticos escolhidos e sugeridos para este tempo, por estudiosos e sábios, são pedidos e mensagens de convite ao Senhor para que venha, porque é dele que esperamos as ajudas, o perdão dos nossos pecados e a salvação de nossa alma.

      Esta nossa paróquia, S. Pedro de Aradas, distribuiu a folha paroquial nº. 898, onde, num pequeno texto, o nosso Pároco, Pe. Paulo Cruz, diz-nos o seguinte:

      "Eis um novo tempo, o tempo da Esperança, da espera do Senhor que vem. O silêncio, a leitura e a escuta da palavra, a semente lançada à terra, preparam-nos para acolher Jesus que deseja ardentemente ficar em nossa casa, no santuário da nossa consciência, no nosso coração. Resultará daí um mundo de concórdia, de harmonia, de paz sem fim, porque das armas far-se-ão relhas de arado e não mais se hão-de preparar para a guerra.

      É o despertar do sono, do mundo da escuridão (egoísmo. injustiça, mentira, pecado, ausência de amor), fazendo resplandecer a luz, a alegria do amor e da esperança /vida com Deus), permitindo um autêntico Encontro com Cristo.

      Vigilância. O nosso ideal não pode ser o prazer, nem o trabalho excessivo, nem a passividade, nem os braços cruzados, apoiados na subsidio-dependência ou sonolência existencial; devemos, isso sim, estar atentos e vigilantes, de mangas arregaçadas, prontos para colaborar no que for possível e ao que formos solicitados, esperando e acolhendo o Senhor que vem, atentos aos seus desafios, na construção do Reino".

      Palavras de S. Pedro: « Nós porém, segundo a sua promessa, esperamos uns novos céus e uma nova terra, onde habite a justiça. Portanto, enquanto esperais estes acontecimentos, esmerai-vos para que Ele vos encontre imaculados, irrepreensíveis e em paz.» (2Ped 3,13-14)

No final da Missa de hoje, o Sacerdote distribuiu um papelinho para durante este tempo, todas as famílias, em sua casa, convidem Jesus, e lhe peçam o seguinte:
                                                    Vem Senhor Jesus
       Ajuda-me , Senhor, a que os meus olhos sejam misericordiosos, para que não julgue pelas aparências, mas procure o que é belo no coração do próximo e assim o possa ajudar.
      Ajuda-me, Senhor, a que a minha língua seja misericordiosa, para que não fale mal do próximo, mas tenha sempre uma palavra de consolação e e perdão para todos.
      Ajuda-me, Senhor, a que as minhas mãos sejam misericordiosas e estejam cheias de boas obras, para que saiba fazer o bem e carregue sobre mim as tarefas mais difíceis e penosas.
      Ajuda-me, Senhor, a que os meus pés sejam misericordiosos, para que me apresse a socorrer o próximo, vencendo a minha própria fadiga e cansaço.
      Ajuda-me, Senhor, a que o meu coração seja misericordioso, para que eu sinta todos os sofrimentos do próximo e que a tua misericórdia, Senhor, repouse sobre mim.
     O santo de hoje é: Santa Catarina Labouré, Virgem
     ( + Paris, 1876) "Em 1830, Nossa Senhora apareceu, em Paris, a Santa Catarina Labouré, então jovem religiosa, e lhe ensinou a devoção da Medalha Milagrosa. "Fazei cunhar uma medalha com este modelo. Todas as pessoas que a usarem receberão grandes graças, trazendo-a ao pescoço. As graças serão abundantes para as pessoas que a usarem com confiança" - prometeu a Santíssima Virgem. A promessa efectivamente se cumpriu. Em Março de 1832, quando iam ser confeccionadas as primeiras medalhas, uma terrível epidemia de cólera, proveniente da Europa oriental, atingiu Paris. Mais de 18 mil pessoas morreram em poucas semanas. Num único dia, chegou a haver 861 mortes. No fim de Junho, as primeiras medalhas ficaram prontas e começaram a ser distribuídas - entre os flagelados. Na mesma hora refluiu a peste e tiveram início, em série, os prodígios que em poucos anos tornariam a Medalha Milagrosa mundialmente célebre. Em 1876, ano da morte de Santa Catarina Labouré, mais de bilião da Medalhas Milagrosas já espalhavam graças pelo mundo. Em 1894, a Santa Igreja instituiu a festa litúrgica de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, a ser celebrada neste mesmo dia 27 de Novembro".
     Oração: - Ó Santa Catarina Labouré, que ouvistes dos lábios da Virgem Imaculada estas consoladoras palavras, alcançai-me de Deus, através de Maria a graça de..... (pedir)
       Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
      Santa Catarina Labouré, rogai por nós.   -  Que assim seja. 

Sem comentários:

Enviar um comentário