sábado, 5 de novembro de 2016

Etapa 132 - Minas da Fraga da Venda e Gruta da Senhora de Lurdes

      Na etapa de ontem, na etapa 131, o meu espírito andou por Nespereira, pela linda Nespereira que o prende e encanta, este a recordar o Alto de Nossa Senhora do Castelo, digo a recordar porque é um local maravilhoso a onde o meu C4 já me levou, meu maravilhoso amigo, se não fosses tu, em cadeira de rodas, nem da minha Nespereira eu me iria querer lembrar. Em espírito, vi também as Mamoas de Chão de Brinco e, se tal descrição eu bem a entendi, penso até que se as estivesse a ver ao vivo, sem ter quem me fizesse uma narração, eu não as saberia entender. 

      Assim, e porque lhe tomei o gosto, Ali, onde  ontem terminei a etapa 131, inicia hoje, o meu espírito, a etapa 132 com destino  às Minas da Fraga da Venda. Deste local já por lá passei no percurso da etapa 123, mas nunca é demais voltar a falar e lembrar que é um local digno de apreciação e visita. Eis pois como e o que alguém fez constar em, a enciclopédia livre:
      Minas da Fraga da Venda "Na Fraga da Venda, encontra-se vestígios de minas de estanho e volfámio, onde passa um pequeno riacho límpido. Com uma área considerável de grutas de grande interesse, podemos encontrar neste local um abrigo recentemente construído pelos caçadores, com a colaboração da Junta de Freguesia, que serve os que ali passam".

      Gruta de Nossa Senhora de Lurdes; A Grata de Nossa Senhora de Lurdes é um bem precioso, cultural e religioso, penso que é meeiro, entre a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nespereira e a Junta de Freguesia de Nespereira, tem um magnifico espaço de culto ao ar livre, bem como um, igualmente, magnífico auditório implantado e envolto na natureza. Diz-nos quem investigou e escreveu na já referida enciclopédia, o seguinte:
     "Localizada perto da Igreja de Santa Marinha, esta gruta foiu inaugurada a Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, que se encontra em Massabielle, em França.
      Situada num espaço arborizado e com vegetação abundante, dispõe de bancos e mesas em pedra. Pela sua morfologia natural, constitui um anfiteatro natural, com excelentes condições acústicas, onde se realizam várias actividades e concertos ao ar livre. É sem dúvida o ex-libris de Nespereira, um local para visitar, passear, descansar, merendar ou, simplesmente, relaxar em contacto directo com a natureza".

      O santo de hoje é: São Zacarias e Santa Isabel
      ( + Palestina, séc I) "Pais de São João Baptista, o precursor do Messias. A Sagrada Escritura lhes faz em breves e concisas palavras um dos mais altos elogios que podem ser feitos de alguém: ambos eram justos diante de Deus, e de modo irrepreensível seguiam todos os mandamentos e preceitos do Senhor".

      Oração: - "Bendito o Senhor Deus de Israel. Ele veio para salvar o seu povo, Ele nos elevará ao poderoso Senhor, nascido da casa de seu servo David, através de seus poderosos profetas. Ele prometeu que nos salvará de nossos inimigos, das mãos daqueles que nos odeiam. Ele prometeu misericórdia ao nosso país e lembrar do Sua sagrado convenção. Este foi o juramento que Ele jurou ao nosso pai Abraão, nos livrar das mãos dos nossos inimigos, nos livrar para adorá-Lo sem medo, integro e santamente a sua vista, todos os dias de nossa vida. Você meu filho, será chamado o profeta do mais elevado, porque você irá preparar a chegada do Senhor e preparar seu caminho, para dar ao seu povo o conhecimento da salvação e o perdão de seus pecados, na terna compaixão de nosso Deus. A alvorada das alturas cairá sobre nós para iluminar aqueles que estão nas trevas e nas sombras da morte, e guiar nossos passos para o caminho da paz. Amém."
                                                                                            


      

Sem comentários:

Enviar um comentário