segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Etapa 134 - A Ponte da Balsa

      Mas porque será que eu, na maioria das minhas reflexões, penso e recordo Nespereira, e por mais que eu tente desviar minhas atenções, lá vou cair.

      A etapa de hoje foi proveitosa no sentido de que, chegado ao fim do dia, sinta a satisfação de um dever cumprido, pois, por motivos de umas pequenas obras de conservação em casa, obras essas, às quais já me referi na etapa 124, deram origem a um acumular de entulho que era urgente arrumar, e porque a minha esposa não é obrigada a fazer tudo sozinha, ela que faz muito mais do que eu, que faz muito mais do que pode, eu que pouco faço, reconheço que é meu dever ajudar, e se mais não for capaz de fazer, faço-lhe companhia  quando estorvo,  ela tem boas razões para me dizer; sai daqui e desaparece.

      Tendo eu na etapa 132, passado pelas Minas da Fraga da Venda e pela Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, eis que acabo de chegar ao rio a uma ponte por onde tantas vezes eu passei para a outra margem, por aquela ponte, a: 
 
      Ponte da Balsa: "Ponte antiga em arco construída em pedra, ao lado da qual foi recentemente construída uma pequena ponte em madeira. Inserida numa zona fluvial completamente recuperada e aprazível, o espaço tem servido de cenário à realização de actividades de cultura e lazer"
  
      E por agora, para não cansar ninguém, porque eu já estou, por hoje, adeus Nespereira e até amanhã.

      O santo de hoje é: Beato Francisco Palau, Confessor
      (* Tarragona, Espanha, 1872) "A personalidade extraordinária do carmelita Francisco Palau, com seu zelo ardente e combativo pela causa de Deus e da Igreja, faz lembrar a do profecta Elias, patriarca da família carmelita. Nascido em Aytona, na Catalunha, Francisco Palau professou solenemente, aos 21 anos de idade, no convento carmelita de Barcelona. Ordenado sacerdote, apoiou com suas pregações os carlistas, então em guerra civil contra os monárquicos liberais. Possuía um particular descernimento do papel desempenhado pelo demónio no mundo, e empenhou-se para que a Igreja ampliasse o uso do exorcismo como arma espiritual adequada às necessidades dos fiéis. Em consequência de suas opiniões religiosas e políticas, foi perseguido e exilado. Fundou duas congregações religiosas femininas - a das Carmelitas Missionárias e a das Carmelitas Missionárias Teresianas - e duas masculinas, que vieram a se extinguir: a dos Irmãos Carmelitas do Ensino e a dos Irmãos Carmelitas Terciários. Em 1868, em meio de uma tempestade anticristã e anticlerical, deu início à publicação de El Ermitafio, semanário religioso, político e literário. Nesse órgão divulgava, acerca do futura da Igreja e das várias nações europeias, análises e previsões de impressionante agudez de espírito. Foi beatificado em 1988".

      Oração: - Ó Deus, que por meio de teu Espírito enriqueceste o Beato Francisco presbítero, com o dom insigne da oração e da caridade apostólica, concedei-nos por sua intercessão, que a amada Igreja de Cristo resplandecente com a beleza de Maria, a Virgem Mãe, seja mais eficaz no sacramento universal da salvação. Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário