terça-feira, 29 de novembro de 2016

Etpa 156 - Caminhar na esperança no novo caminho com Jesus Cristo

      Como o tempo passa! cá temos nós mais um ano que começa a aproximar-se do fim, mas antes,  temos ainda uma grande caminhada a fazer. O Advento chegou e, com ele, teve início um novo ano litúrgico, para o qual nos devemos disponibilizar, sacudir  o que é velho, renovar os equipamentos, limpar a casa e o nosso coração para que, nos livramos de tudo aquilo que possa impedir que Jesus (re)nasça verdadeiramente em nós, no próximo dia 25 de Dezembro.
 
      O início de um novo ano litúrgico traz-nos a possibilidade de começarmos algo novo, relembra-nos que nenhum sofrimento é para sempre e que, enquanto há vida, há caminho para fazer e para percorrer com esperança. Deus vem semear a esperança. Este é o lema da caminhada de Advento deste ano na nossa diocese. Deus quer semear esta esperança em cada um de nós, mas para que ele possa fazer essa sementeira, precisa que nós queiramos ser o terreno fértil, para que esta semente possa germinar e dar fruto. O agricultor, ou seja, Deus já a colocou em nós e quer vela florir, mas nós temos de ajudar. 
 
      O Papa Francisco diz-nos que o Advento é "um novo caminho do Povo de Deus com Jesus Cristo, o nosso Pastor que nos guia na história para o cumprimento do Reino de Deus . (...) Mas em caminho para onde? Há uma meta comum? E qual é esta meta? (...) Este caminho não está nunca concluído. Como na vida de cada um de nós, há sempre necessidade de começar de novo, de levantar-se, de reencontrar o sentido da meta da própria existência, assim, para a grande família humana é necessário renovar sempre o horizonte comum rumo ao qual somos encaminhados".

      O modelo desta atitude espiritual, do modo de ser e de caminhar na vida, é a Virgem Maria, deixemo-nos guiar por ela, que é mãe e sabe guiar-nos.

      O santo de hoje é:  São Saturnino, Bispo e Mártir
      ( + França, séc. III) Foi um dos sete bispos enviados por Roma para a evangelização das Gálias, onde fundou a diocese de Toulouse. Segundo um relato do século V, incorreu na ira dos sacerdotes de Júpiter, porque sua simples presença tornava mudo o ídulo ao qual eles costumavam sacrificar um touro. Certo dia, os devotos de Júpiter prenderam São Saturnino e exigiram que fosse ele próprio sacrificar o touro. Diante da recusa do Santo, que ademais desafiou Júpiter a fulminá-lo com um raio se fosse capaz disso, os pagãos o condenaram a ser arrastado até `morte pelo mesmo touro. Por uma piedosa lembrança, os toureiros o têm, na Espanha, como seu protector especial.
 
      Oração: - Ó Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, nós vos rogamos que pela intercessão de São Saturnino, sejamos capazes de vencer o egoísmo e de amar a todos com coração sincero.
      Ouvi-nos, Senhor. Amém. 

Sem comentários:

Enviar um comentário