quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Etapa 151 - 2ª. parte de; o testemunho de uma crente nos Santos Anjos da Guarda

      Nesta etapa de hoje e se Deus me o permitir, vou com esta segunda parte do percurso concluir  a transcrição do testemunho de uma crente nos Santos Anjos da Guarda, iniciando esta etapa no paragrafo em que ontem terminei, com esta frase: A Vida tem destas coisas!

      Posto isto, resolvi que tinha necessidade de aprofundar um pouco mais os meus conhecimentos sobre os Anjos da Guarda. A sua festa, com carácter universal para toda a Igreja, foi instituída pelo Papa Clemente X no século XVI.
      Os Anjos da Guarda são mensageiros de Deus, encarregados de velar por cada um de nós, protegendo-nos, no nossa caminho na terra e compartilhando com os cristãos a preocupação apostólica de aproximar as almas de Deus. São as criaturas mais perfeitas da Criação, penetram com a sua inteligência onde nós não podemos, e contemplam Deus face a face, como criaturas já glorificadas. O próprio significado da palavra anjo (enviado) exprime a sua função de mensageiro de Deus junto dos homens. Recordo as palavras do Senhor a Moisés: "Eu enviarei o meu anjo adiante de ti para que te guarde pelo caminho e te faça chegar ao lugar que te preparei".
      No livro "Falar com Deus", da autoria de Francisco Fernandez-Carvajal, o autor narra, "Que segurança nos deve inspirar a presença dos Anjos da Guarda na nossa vida!". Eles consolam-nos, iluminam e lutam a nosso favor... Os Santos Anjos intervêm todos os dias de formas e modos muito diferentes na nossa vida corrente. Que providência tão singular e cheia de bondade e quanta solicitude Deus tem para connosco, seus filhos, por meio desses santos protectores!
      O nosso trato com o Anjo da Guarda deve ter um carácter amistoso, que ao mesmo tempo reconheça a sua superioridade em natureza e em graça. Ainda que a sua presença seja menos sensível do que a de um amigo na terra, tem uma eficácia muito maior. Os seus conselhos e sugestões vêm de Deus e penetram mais profundamente do que a voz humana. E no mesmo tempo, a sua capacidade de nos ouvir e nos compreender é muito superior à do amigo mais fiel; não apenas porque a sua permanência ao nosso lado é continua, mas porque capta mais fundo as nossas intenções e pedidos.
      O Anjo da Guarda pode influir na nossa imaginação directamente-sem palavra alguma, suscitando imagens, recordações, impressões, que nos indicam o caminho a seguir. Nunca nos sentiremos sozinhos, se nos acostumarmos a tratar intimamente esse amigo fiel e generoso. Além disso, ele une a sua oração à nossa ao apresentá-la a Deus. É necessário, no entanto, que lhe contemos mentalmente as coisas, porque não lhe é possível penetrar no nosso entendimento como Deus o faz.Temos absoluta certeza de que nos ouvem sempre". Já é suficiente.  (fonte; Diário da Aveiro) 

      O santo de hoje é: Santo André Dung-Lac e Companheiros, Mártires
      ( + Vietn, séc. XVI) "De acordo com o Martirológio Romano-Monástico, eram cristãos convertidos no século XVI pelos missionários dominicanos que começaram a difundir o Evangelho no Vietnã, e foram martirizados porque acusados de estarem introduzindo no país uma religião estranha. O Papa João Paulo II os canonizou em 1988".

      Oração:- Senhor Jesus, Vós que confiastes a Pedro o cuidado de vossas ovelhas, infundi vosso Espírito em vosso sucessor. Que ele se alimente de vossa vontade e nos guie segundo os desígnios do Pai que vós mesmo revelastes.
      São Clemente rogue por nós. Que assim seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário