segunda-feira, 1 de maio de 2017

Etapa 309 - 1º. Festival de Bandas Filrmónicas da freguesia de Aradas

      Ontem, depois de cumprida a etapa 308, que conclui com êxito, fui premiado com o convite para assistir ao primeiro Festival de Bandas Filarmónicas, promovido pela Junta da Freguesia de Aradas, em parceria com a  nossa Banda, a Banda da Escola de Música da Quinta do Picado, da qual muito me orgulho e me sinto muito feliz pelo seu progresso, pelo seu crescimento, pelo reconhecimento da sua valia, pelos órgãos directivos que possui e por eu ter sido um degrau na escola de tantos alunos que ali, e sempre, enquanto a minha vontade se impôs e a minha vós, em tom suave e harmonioso se fez  comprender, nenhum aluno, nenhum pai e nenhum encarregado de educação pagou fosse o que fosse pelo ensino da música. Sei que os tempos são diferentes, sei que para darem valor às coisas tem que haver sacrifícios, mas eu, quando empenhei os meus esforços e disse aos colegas; contem comigo, foi para que todos pode-sem ter as mesmas possibilidades. Mas digo também; eu nunca perdi a oportunidade de pedir ajuda àqueles que tinham possibilidades de ajudar. No entanto, vejo agora pessoas a ocupar cargos políticos, que em tempos passados, tempos que se vão tornando distantes, se apresentam, aplaudem e tentam recolher louros, quando eles menosprezavam o nosso trabalho. E...mais não digo!...por agora... mas não me esqueço.

      Aproveitando o tema, aproveitando a ocasião e também a oportunidade, declaro que fiquei sensibilizado e agradecido às Entidades presentes pelo reconhecimento demonstrado de que a nossa Banda é uma grande valia para a nossa terra. Estão também de parabéns todos os elementos directivos da Banda Escola de Música da Quinta do Picado, a quem declaro meu apreço.
      Esta escola de música e em especial a Banda de Música, quando em formação, quer os seus fundadores, quer eu, que em tudo e de princípio os acompanhei, sofremos enumeras dificuldades. Tenho pena que agora, a Direcção, presidida pelo Senhor Eng. Victor Silva, só me tenha  mim, com vida, e quando possível presente, para escutar os seus elogios e avaliar o seu carácter ao  reconhecer o trabalho dos antecessores. Os mais merecedores de tudo isso, se é que assistem e que ouvem, sem ninguém os ver, estão entre nós, mas tornaram-se invisíveis. Lembra-los e reconhecer que lhes estão gratos, é um dever e está a ser cumprido, o meu muito obrigado senhor presidente. 

      Consta do rico historial e é verdade, após dois anos de aulas na escola, a Banda fez a sua primeira aparição pública sob a égide de um dos fundadores, o José Ferreira Balseiro que se conservou nesse cargo e com essas funções até que, de alunos da nossa escola e elementos da Banda, alguém se habilitasse de modo a pode-lo substituir. Assim foi, seguiu-se-lhe na direcção artística o Maestro Victor Manuel Lopes da Saudade, iniciado na nossa escola e integrado na Banda, tão pequenino que, quando fazia um solo, mandavam que ele subi-se para cima de uma cadeira para poder ser visto. Ao Maestro Victor seguiu-se-lhe o Hugo Marinheiro, este um estranho, conheci-o como musico da Banda de Música de Vilela, foi uma passagem rápida, porque o bom estava cá, está cá, é ouro da casa e, "se santos da casa não fazem milagres", o ouro faz, só visto! é o Maestro Óscar Daniel Santana Oliveira Saraiva, já no ano de 2006 era professor na nossa Escola. Eis uns excertos do seu currículo:

      Óscar Saraiva iniciou o seu percurso musical aos 7 anos na escola de música da Banda da Quinta do Picado e poucos meses depois já integrava a Banda. Quando a idade o permitiu, fez testes, entrou e frequentou o Conservatório de Música de Aveiro, ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho e na Universidade de Aveiro onde concluiu o Mestrado em Ensino de Música (Clarinete). Fez o seu estágio pedagógico como Professor de Clarinete no CMACG e desenvolveu um projecto educativo sobre a "Experienciação em Orquestra Ligeira: Contributo para o Desenvolvimento Pessoal  Curricular".  Em suma, o Óscar tem um currículo tão rico e tão extenso, que parece que só aos música poderá ser possível atingir! - será mesmo assim? Seja como for, o importante é que o Óscar é nosso, é o nosso Maestro e, a Banda, bem como a  Escola de Música da Quinta do Picado, que são duas grandes valências numa só entidade, é nossa e é dele.

      O santo de hoje é: São José Operário
      "Desejoso de eliminar o carácter revolucionário do "Dia do Trabalhador", feriado civil comemorado em muitos países do mundo  1º. de Maio, o Papa Pio XII resolveu transferir para esse dia a festa do Patrocínio de São José, anteriormente celebrada no mês de Abril. De Facto, em São José se harmonizam perfeitamente duas condições muito diversas, a de Príncipe da Casa de David e a de operário; e assim também, numa sociedade cristã, devem conviver, harmonicamente e sem conflitos, pessoas de classes sociais distintas, todas colaborando entre si na prática das virtudes cristãs da justiça e da caridade".

      Oração: - Oh meu querido Santo Trabalhador, que em vida fizestes a vontade de Deus através do trabalho, abra as portas do comércio para que eu possa conseguir um emprego. Dai-me forças e coragem para não desistir no primeiro não. Que eu tenha a disposição de Santa Teresa D`Avila, a simplicidade de Maria de Nazaré, a força de Santo António.
      Orienta os nossos governantes para a distribuição dos bens do país. Proteja as nossas famílias para que não se deixem vencer pela seca, pelo medo, pela violência, pela falta de trabalho e dê esperança no Domingo da ressurreição. Meu São José, padroeiro dos trabalhadores, não me deixeis sem o pão de cada dia e sem prespetiva de um novo dia para minha família. Prometo, com o dinheiro do meu futuro emprego, ajudar uma instituição de caridade a divulgar essa devoção. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

    

     

Sem comentários:

Enviar um comentário