Nesta etapa vou concentrar-me na Festa dos Reis, em especial, no percurso do cortejo dos Reis Magos que, com muito brilho, no ano de 1987 se realizou no nosso lugar. O tema que desenvolvo é especialmente dedicado àqueles que se interrogam e que querem saber o porquê, que; «sendo a Festa dos Reis Magos uma tradição no lugar e, penso que única no concelho de Aveiro», durante tantos anos a Festa não se realizou? Eis a razão:
Na falta de uma Comissão organizativa especial para o evento, era a Comissão da Igreja (Capela) que se encarregava, daí; o meu envolvimento, porque era e ainda sou membro activo dessa Comissão. Nesse ano de 1987, o cortejo rendeu um lucro líquido de 257.915$00, valor muito importante e que serviu para ajudar a pagar a terra que o lugar comprou à herdeira do senhor Leal. Aconteceu também que nesse ano, tendo em conta o empenho e o interesse generalizado de todo o povo em se conseguir obter condições para dar andamento ao sonho dos nossos antecessores, o cortejo dos Reis Magos foi muito participado e apreciado por alguns milhares de pessoas.
Incorporou-se no desfile um Grupo Folclórico Infantil, recentemente constituído, que ensaiava no salão Flor da Vida, Grupo que se designava; «As Florinhas da Quinta do Picado», organizado por alguém que eu, pessoalmente, nunca conheci. A incorporação das pessoas no cortejo era livre e muitas vezes no sentido de surpreender, razão porque a incorporação daquele grupo se considerou normal e agradou muito, quer à organização do evento como a toda a população. No seu desfile levavam uma bonita colcha, amparada por seis lindas meninas. As pessoas que ao longo do desfile assistiam, depositavam na colcha o seu donativo, tanto envelopes como moedas e notas avulso, pois se a colcha ia para a Igreja, lá iria entrar e lá, o seu donativo seria recolhido e registado. A organização do cortejo nunca duvidou das boas intenções de quem quer que fosse e, quando as pessoas começaram a entrar na Igreja, as atenções concentraram-se no controlo e registo das ofertas em géneros para que, no final do desfile e logo após o beijar do Menino, ser dado início ao leilão dessas ofertas.
Quando o leilão das ofertas já estava a decorrer, houve espaço para se proceder à recolha e controlo dos envelopes bem como de outras ofertas que não tinhas que ser leiloadas, procurou-se a colcha com o seu conteúdo, mas a colcha não estava na Igreja, não se viu ninguém sair com ela, mas também não havia ninguém que tivesse visto a colcha entrar, simplesmente, a colcha desapareceu! Foi um rude golpe que tivemos que sofrer silenciosamente. Estavam presentes; eu, o senhor José Simões Ratola, o senhor António Nunes Génio e o senhor Manuel Rodrigues de Paiva Júnior, (já se foram todos e porque o tempo se me esgota, enquanto posso, não me calo). Face à gravidade da situação com que no momento nos deparava-mos e para ponderarmos se deveríamos ou não apresentar queixa às autoridades, pedimos a presença do reverendo padre Júlio e ele, depois de se inteirar do acontecido, interrogou-se também e comentou: "o que é que podemos nós fazer? se ninguém confirma que viu a colcha entrar, nem que a viu sair levada por quem quer que fosse! fazer queixa contra desconhecidos? é uma vergonha, não se resolve nada e pode haver consequências muito desagradáveis, o melhor é manter sigilo".
Aquelas meninas da colcha, bem como todas as meninas e meninos do grupo, agora com idades para serem avós, se tomarem conhecimento desta recordação, ficarão incrédulos, dirão não pode ser! mas foi, foi e eu não vou levar comigo este segredo, são coisas deste sofrido mundo, é cá que ficam, é cá que as descarrego. Isto foi a razão porque desde esse ano até ao aparecimento do Grupo dos Amigos da Quinta do Picado, não houve festa dos Reis Magos. Aproveito e faço um pedido; Grupo Amigos da Quinta do Picado, não se desorganizem, promovam e façam a Festa. Preservem a amizade, o diálogo e a união. O lugar precisa e o povo agradece, nem só o lucro conta. Até amanhã.
O santo de hoje é: Santo Atanásio, Bispo, Confessor Doutor da Igreja
( + Alexandria, Egito, 373) "Nascido no Egito,presenciou ainda jovem ao Concílio de Nicéia, onde foi definida a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, consubstancial ao Pai. Toda a vida de Santo Atanásio pode resumir-se como a proclamação dessa grande verdade de fé contra a heresia ariana, que chegou a dominar a hierarquia eclesiástica de quase todo o mundo. Como bispo de Alexandria, durante 45 anos combateu arduamente o erro, pela pregação e por meio de escritos, e sofreu por isso cruéis perseguições calúnias, sendo cinco vezes desterrado".
Oração: - Acolhe. Óh Santíssima Virgem, nossas súplicas e lembrai-vos de nós. Dispensai-nos os dons de tuas riquezas. O Arcanjo Vos saúde como cheia de graça. Todas as nações Vos chamam bem aventurada, todas as hierarquias do céu Vos bendizem, e nós, que pertencemos a hierarquia terrestre, dizemos também: Deus te salve, Oh cheia de graça, o Senhor é contigo, rogai por nós, Oh Mãe de Deus, Nossa Senhora e nossa Rainha. Amém.
Sem comentários:
Enviar um comentário