domingo, 7 de maio de 2017

Etapa 315 - Recordação m) - no caminho do amor

      Nas duas etapas anteriores, tapas 313 e 314, da recordação L) procurei o caminho do amor, será que o encontrei? penso que sim, e assim sendo, então, eu estou no caminho certo, e estando, quero percorrê-lo, gozar das suas regalias e não mais me desviar dele, sou um simples apaixonado que pouco ou nada tem para dar, o amor é um bem que deve ser partilhado, há outros mais fortes, mais ricos e seriamente apaixonados, capazes de nos darem lições que bem podemos e devemos aproveitar. É nesse sentido que, no decorrer desta etapa, tendo como exemplo alguém que conheço, alguém em quem me revejo, de quem gostaria de ser seguidor. O que dele conheço, o seu proceder e o seu estar na vida é uma lição. Há coisas que, por simples que me pareçam, não as consigo explicar, para provar que se ama alguém, não basta fazer declarações de amor, não basta dar abraços e beijos, Judas também os deu, a prova do amor está nos actos, na capacidade de suportar o seu próprio sofrimento e na vontade de aliviar o sofrimento do próximo.

      O amor não está escondido, não está isolado, está ao nosso lado e ao nosso alcance, apreciei de perto o comportamento do... e da..., ambos formavam um casal exemplar, separavam-se só por razoes profissionais, e sempre para trabalhar, fora disso, não sabiam fazer nada um sem o outro, até que, os dois adoeceram, ampararam-se na doença enquanto as forças lho permitiu, separaram-se no internamento, em hospitais diferentes. A doença e a morte da ..., separou-os fisicamente, o... veio ao funeral da... veio dizer-lhe um até breve. Ela, a... foi-se,  e ele, o... ficou.

      Além dos dois há mais a...,  esta está longe, lá de longe, só uma vez por semana o vem visitar, trata e ajuda  naquilo que é mais premente. Ele, que em casa não sabia fazer nada, aprendeu a fazer tudo, faz tudo tal qual como imagina que a sua... faria, para isso, pensa, olha e vai à foto da ... dizer-lhe o que vai fazer, diz-lhe como pensa fazer e aconselha-se,  sua mente escuta, decide e faz. Contente com os resultados, diz aos amigos do grupo. no qual me incluo, o que cozinhou, e cheio de satisfação e orgulho, acrescenta; ó rapaz, soube-me que foi uma beleza! a minha... quando vem cá, que quando ela vem, eu para ela faço outras coisas, ela diz: ó...estou admirada contigo, está mesmo bom!

      Diz também com muito contentamento e alívio, todos os dias falo com a minha... , à noite não adormeço sem falar com ela, olho- no retrato que tenho à minha frente, rezamos as nossas orações, dou-lhe um beijo e digo-lhe; fica em paz que eu vou dormir e até amanhã. No dia seguinte, levanto-me, e dou-lhe os bons dias. Também não gosto de dormir fora de casa, porque na minha casa, na nossa casa, a... está comigo.
      O que é isto?  isto é ou não é o caminho do amor? claro que é! e porque eu dei com ele, estou nele, e é neste caminho, neste dia muito especial que, com muito respeito e carinho, dedico este tema a todas as senhoras, às que são Mães e às que o não são, todas, umas e outras são dignas de serem amada,. Todos, homens e senhoras, todos temos capacidades para amar, sofremos de paixões, mas nem todas têm sortes iguais. 

      O santo de hoje é: - Santa Flávia Domitila, Virgem e Mártir
      ( + Roma, séc. I) "Pertencia à nobre família dos Flavianos, sendo parente próxima dos imperadores Vespasiano, Tito e Domiciano. Este último mandou desterrar Santa Flávia Domitila para uma ilha, por ser notoriamente cristã,  nessa ilha ela sofreu o martírio".
      Oração: - Senhor, pelos méritos de Santa Flávia Domitila, eu vos peço perdão por todas as vezes em que não fui coerente com os ensinamentos de Jesus. Pelo meu egoísmo, pelas vezes em que julguei e condenei meus irmãos, por não ver as necessidades dos que estão `minha volta.
      Peço-vos a graça da fidelidade e perseverança na vossa palavra para que na prática de caridade eu descubra a alegria de ser cristão. Que assim seja.



     


Sem comentários:

Enviar um comentário