terça-feira, 9 de maio de 2017

Etapa 317 - 2ª. parte - Água da Fonte do Carocho - um Oásis

      Sendo longa e extensa a pista já tantas vezes percorrida a caminho da Fonte, agora, para quem está a 49 dos 80 anos, só pode ser por pequeninos lanços, e então, para bem nos entendermos, coloco-me no términos da etapa de ontem e ai, vou iniciar a de hoje, que se a vencer, como espero, o prémio irá ser bem compensador

      "Exploração comercial, encarada já em 1926;
      Curioso é, com efeito, observar uma fonte debitando água continuamente, com imensa gente a aproveita-la para consumo, sem limitações, quando por ai se vêem muitas águas de mesa, cada vez mais caras, sofrendo os custos onerosos da captação, distribuição e comercialização.
      A Fonte do Carocho foi propriedade de um particular residente na Quinta do Picado, uma preciosa herança que se veio mantendo inalterável, sem limitações de nenhuma ordem, quando o saudoso arquitecto Silva Ró, director da extinta Escola de Fernando Caldeira, que preparou para a vida Industrial e Comercial muitos milhares de Aveirenses, foi encarregado por Duarte Tavares Lebre, pai de Fernando da Silva Tavares Lebre, que no ano de 1983, era detentor da Fonte das «Águas do Bom Sabor», de elaborar um estudo topográfico do local, e outro para captação e exploração das águas. Os estudos foram de facto elaborados, mas nunca se optou pela comercialização em força. «chegou a ser vendida em garrafões em estabelecimentos da região, durante algum tempo, mas em reduzida escala». Dizia-nos um aradense da «velha guarda», senhor Mário Matos, que, apesar do seu precário estado de saúde, fez o favor de nos acompanhar à Fonte do Carocho, onde muitas vezes chegam a formar-se bichas para encher garrafões na única bica existente. Garrafões às dúzias.
      Ali, na Quinta do Picado, e não só, não se beber´muita água engarrafada, mas sim, as «Águas do Bom Sabor».
      Fonte miraculosa e de tradições: Repito; Num interessante opúsculo, editado no longínquo ano de 1917, faz-se um breve historial da Fonte, de que passamos a citar alguns trechos curiosos: Junto da linha de água que a Sul e a Oeste da Quinta do Picado, separa o concelho de Aveiro do concelho de Ílhavo, um pouco a norte do baldio do Carregueiro e a sul do Cabeço, (onde o lugar da Quinta do Picado confina com o lugar do Bonsucesso), na freguesia de Aradas, limítrofe da Capital do Distrito, brota na encosta que olha para o mar uma fonte de merecimento, de fama e tradições. Jamais a assinalou a menor obra de arte. Solitária, afastada do povoado, correndo num curto ribeiro entre toiregas, matos e carqueijas, nem sequer teve nunca, a cobri-la, a sombra venerada das lendas que sempre acompanham as florestas.
    (...)Considerada como «água miraculosa», numa área onde existem (ou existiam nessa época remota) outras nascentes abundantes, era a «Águas do Bom Sabor» recomendada por cirurgiões e curandeiros da região aos seus doentes. Durante os seus padecimentos, deviam beber somente água da Carocho, - e com a vantagem de se substituir às pastilhas digestivas de agora, que custam dinheiro e não são naturais, - no final de uma suculenta refeição. Pode-se comer seja o que for, que com aquela água nada faz mal. «Dizia-se com propriedade há 60 anos» . E mais: «Esta água tem um paladarzinho especial, mas não se sente no estômago»!  ainda: «pode-se beber de noite, a toda a hora, que nunca atormenta ninguém».
      A meia dúzia de quilometros de Aveiro, a cerca de 60 metros de altitude, num zona entrecortada por casario e arborização, fica a Fonte do Carocho, a do «Bom Sabor», e como a água é grátis, nos tempos que passam não admira que tenha tantos «clientes», que ali acorrem de toda a parte, servindo-os com fidelidade e pureza bactereológica. Quem dera que todas as fontes, fossem «Águas do Bom Sabor»! que não houvessem águas inquinadas, poluídas - fontes ocultas de doenças mais ou menos graves que podem bater-nos à porta.. A fonte do Carocho, depois destas considerações todas, é bem provável que suba ainda mais de cotação -  muitos dos nossos leitores passarão a ser também «clientes». A água é de confiança total, como há 60 anos. Um cliente da Fonte do Carocho disse-nos: não quero outra água para beber. «É melhor que muitas águas que andam por aí - e esta faz bem à saúde»
      Haverá por aí mais fontes do Carocho ocultas?"

      Notem que, como disse e o texto prova, o opúsculo foi editado em 1917, o jornalista que dele se serviu e acrescentou outros factos, foi em 1983, desde aí, a incúria tem sido constante. Amanhã, se eu poder, volto. Até amanhã.

      O santo de hoje é: Beato Nicolau Albergati, Bispo e Confessor
      ( + 1143) "Pertencia à Ordem dos Capuchos e foi bispo de Bolonha. O Papa Martinho V nomeou-o para a missão diplomática de estabelecer a paz entre a Inglaterra e a França.

Oração: - Não conheço.



Sem comentários:

Enviar um comentário