segunda-feira, 29 de maio de 2017

Etapa 335 / 336 e 337 Se em Nespereira tudo é lindo e belo, como se terá sentido aí o Presidente Marcelo?

      Esta etapa que durou três dias, que não sendo excessivamente extensa, teve altos e baixos, o que quer dizer que, se teve subidas, também teve descidas. A paisagem é magnifica, no sopé da Serra da Freita, serpenteia o Rio Paiva ladeado pelos Passadiços,( os Passadiços do Paiva), uma bela atracção turística que, aos fins de semana, por marcação previamente efectuada, é um percurso que está sempre super-lutado. As estradas, as que lhe dão acesso, são ocupadas por viaturas estacionadas junto às bermas, e isso torna difícil a circulação das viaturas que forçosamente por ali têm que passar. Em Nespereira decorria o Maio Cultural, é um evento magnifico que Nespereira organiza, e sabe organizar muito bem, pois dá aos seus munícipes a oportunidade de eles próprios se mostrarem e dar a conhecer a quem os visita a cultura popular que possuem e preservam.

      Grande povo, linda terra, bem merecedora de mais atenção, terra que, numa apreciação breve, se  no mapa localizarmos Nespereira, e se imaginarmos que o mapa é um corpo, onde é que está Nespereira? pois é, Nespereira está mesmo no peito!, é verdade, está no peito da Nação, faz parte do órgão mais importante de tudo que tem vida, e lá, em Nespereira, vimos que Portugal tem coração, sente-se o seu pulsar. Digo sente-se, porque eu o sinto, e vós? vá digam... ,  não tenham vergonha.
     Também gostava de saber o que terá sentido o presidente dos afectos, o nosso presidente Marcelo,  ele poder-se-á ter enervado e até terá sentido medo na viagem, mas ali chegado, a distribuir e a receber afectos, ter-se-á sentido em família, e ali, o seu coração, no peito de Portugal, em contacto com o coração do País, por certo que pulsava suavemente e sem qualquer esforço.

      Agradado com o que foi noticiado sobre o procedimento do Presidente Marcelo para com Nespereira e o seu Lar Social, o que mostra que tem atenção para com o interior e suas gentes, gostaria ter palavras capazes de lhe transmitir o meu agrado, assim, não superando essa falta, e porque haverá inúmeras maneiras de se lhe manifestar gratidão, recomendo:  dai mais do que aquilo que recebestes para que não fiqueis a dever nada a ninguém. Uma Associação de solidariedade é uma escola de transmissão de conhecimentos, uns ensinam, outros aprendem, nunca ninguém sabe tudo e, "aprender nunca é demais". Numa Associação onde não há distinção de sexos, onde todos os utentes são bem-vindos, onde todos possuem algo para dar, e todos, quer os que dão como os que recebem, devem amar-se e tolerar-se uns aos outros, lembro: "Cristo deixou dito; amai-vos uns aos outros como eu vos amei"

      Amar, Auxiliar, dar, perdoar e trabalhar honestamente são as mais nobres ocupações desta vida, e, porque é amando que somos amados; é auxiliando que somos auxiliados; é dando que recebemos; é perdoando que somos perdoados e é, renunciando ao egoísmo e ao mundanismo que renascemos para a vida, para uma vida que o supremo criador colocou ao alcance de todos, e que todos, mais cedo ou mais tarde, depois de algumas voltas dadas à rotunda, em momento surpreendente e não anunciado, formamos fila e aguardamos que ali, nessa rotunda, nos apareça uma saída de sentido único, pela qual, em fila, novos e velhos, ricos e pobres, bondosos e avarentos, todos vamos ter que passar, e passando, logo encontraremos um cruzamento com  três destinos. Nesse cruzamento, se o nosso Anjo da Guarda nos espera, dá-nos a mão, conduz-nos e não ficaremos perdidos, mas, se o Anjo foi por nós ofendido ou desprezado, se nessa hora nos abandonou, que destino será o nosso?
     Pensemos, pensemos e no silêncio, façamos meditação a nossa meditação orando. Ajudai-me a encontrar no cruzamento um guia que me indique o caminho e o melhor destino..

      O santo do dia 27 é: Santo Agostinho de Cantuária, Bispo e Confessor
      ( + 604) "Monge beneditino em Roma, enviado pelo Papa São Gregório Magno à Inglaterra, onde converteu o rei Etelberto de Kent e evangelizou a população da Ilha. Foi o primeiro arcebispo de Cantuária".

      Santo do dia 28 é São Germano de Paris, Bispo e Confessor
      ( + 876) "Sua mãe, precursora de tantas mães hedonistas e desnaturadas de nossos dias, não desejava seu nascimento e quis abortá-lo, sem o conseguir. Ainda criança, uma tia quis envenená-lo, mas Deus mais uma vez o preservou. Educado por um parente que era ermitão, São Germano foi bispo de Paris e teve grande influência na Corte merovíngia".

      Santo de hoje, é São Maximino de Tréves, Bispo e Confessor
      ( + França, 349) "Bispo de Tréves, destacou-se na luta contra os erros do arianismo. Teve a coragem de acolher Santo Atanásio, bispo de Alexandria, que por ser anti-ariano, fora desterrado para Tréves pelo imperador".

      Oração ao Santo do dia
      Senhor Jesus, livrai-me da pretensão de caminhar por minha própria conta.
      Que eu me deixe sempre guiar por ti. Amém.

      



     



Sem comentários:

Enviar um comentário