sábado, 20 de maio de 2017

Etapa 328 - Os primeiros talos recolhidos para o cultivo de músicos no nosso lugar

      Na etapa de hoje vou repetir um percurso já várias vezes trilhado, mas, nunca me canso de o repetir, pois, embora tenha escorregado aqui ou ali, mesmo só, ou quase só, sempre  me levantei.
 
      Então, que percurso é este?  claro que já sabem, mas eu repito, é o ir, é o estar e é o vir da Escola da Música da Quinta do Picado! É uma entidade que nunca foi minha, mas eu fui sempre sua, fui sempre e até reconhecer que, não abdicando eu de lhe pertencer, deveria afastar-me para que nova gente, amantes como eu, tivesse a sua oportunidade de a servir e lhe ser útil. por entender assim, afastei-me em Maio do ano de 2007, faz este mês 10 anos, e estava a fazer 33 anos que interroptamente eu a servia, não só à instituição em si, mas a todos que, para bem da instituição solicitassem os meus serviços. Nos primeiros tempo sofri bastante, foi mesmo necessário sofrer, depois, depois veio a estabilidade, veio nova gente que lhe trouxe progresso, em especial, a direcção actual que a serve a administra com grande prestigio.Todas as suas valências são dignas e merecedoras dos maiores elogios, o que eu não sei fazer, mas tenho pena.

      O seu historial, contado por mim não revela o que é, mas há outros mais competentes que vão tendo o cuidado de o compor e divulgar, nunca notei que, no essencial, os factos fossem deturpados. claro que, nem tudo está escrito, ainda sou do tempo em que os homens invocavam e empenhavam a  sua palavra, e palavra dada era para ser cumprida, não havia cuidado, nem era necessário escrever.

      Eu disse e é verdade, quando aqueles três homens, António da Rocha Gomes, José Ferreira Balseiro e Manuel Rodrigues de Paiva Júnior, entusiasmados com o que viram e apreciaram na Gafanha da Nazaré, numa audição de jovens músicos, de uma escola que a Banda da Música Velha de Ilhavo criou naquela localidade, logo ali, os três conversaram e pensaram que seria momento oportuno para aproveitar aquele exemplo e criar na sua terra aquilo que tanto desejavam. Sem pensar duas vezes, logo ali anunciaram aos amigos da Musica Velha as suas intenções, receberam deles palavras de encorajamento e apoio, e regressados, logo o senhor António Cabilhas e Manuel Sereno vieram falar comigo para eu estar com eles, entusiasmado, eu quanto eles, logo lhes disse que sim, e eles, considerando-se servidos de um criado para todo o serviço, excepto para ser músico, pusemos o seu plano em execução.

      O Senhor Manuel Rodrigues de Paiva Júnior, (o Sereno, como era conhecido) pediu a um vizinho uma casa velha, devoluta para servir de escola, o vizinho emprestou a casa, e ele, mais  o senhor António da Rocha Gomes, (o Cabilhas, como também era conhecido), deram uma volta pelos vizinhos com filhos jovens, juntaram alguns dos seus talos, (filhotes) a quem mandaram que comparecessem no dia 10 de Dezembro do ano de 1974, na referida casa velha, ali comparecemos, eu eles,  o senhor José Ferreira Balseiro,  os referidos talos (alunos) e até alguns pais, e conversamos. Esses talos, (alunos) ali presentes, prontos e disponíveis para servirem de fermento a tão fecunda cultura, foram:
 
                                              Aida Maria Gomes Génio
                                              Ana Paula Simões da Fonseca
                                              Carlos da Silva Vaz
                                              João Armando da Silva Paiva
                                              João Carlos Marques Barreto
                                              João Carlos da Silva Novo
                                              Orlando Madail Balseiro 
                                              Reinaldo da Silva Génio
 
      Nos tempos seguintes, como por contágio, muitos outros jovens se lhes seguiram, a escola funcionava e progredia, Quintas, lugar vizinho, querendo seguir nosso exemplo, fundaram uma Associação, criaram lá uma escola de música, para a qual, convidaram para leccionar, o nosso Zé Balseiro e o nosso António Cabilhas. Para incentivar as crianças de lá, pediram aos professores para levar lá os nossos alunos, à sede deles, e foi lá que o nosso grupo de alunos, os que já tocavam instrumento, fizeram a sua primeira apresentação em público. Este foi o princípio, e se Deus quiser e o homem ajudar, não haverá fim, é  como o mundo, que dizem: "vem ai o fim do mundo" e de facto, quanto a mim, deverá ser mesmo esse o fim que se anuncia, que é esperado e que acontece.

      O santo de hoje é: São Bernardino de Sena, Confessor
      ( + Áquila, Itália, 1444) "Franciscano e pregador popular, conseguia conversões prodigiosas de seus ouvintes. Obteve mais de 2000 vocações para a Ordem Franciscana. Foi grande propagandista  da devoção ao Santo Nome de Jesus e recusou três vezes a dignidade de bispo. Foi canonizado seis anos depois do seu falecimento.
 
      Oração: - Ó Pai, pela vossa misericórdia, São Bernardino de Sena anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Cristo Nosso Senhor, Amém.
                                              
                                      
 
      

Sem comentários:

Enviar um comentário